Nos próximos dias, publicaremos três posts aqui no BLOG Inkiri falando sobre o autocuidado em harmonia com a natureza, especialmente no que diz respeito aos cabelos. Isso porque vivemos esse cuidado com hábitos muito arraigados de origem industrial, geralmente com xampus e condicionadores cheios de aditivos químicos — e nem sempre paramos para questionar se há outra forma de realizar esse cuidado sem agredir a natureza (a nossa própria ou o meio-ambiente) e continuarmos nos sentindo bem! Convidamos você a refletir conosco e realizar uma mudanças de hábitos. Este é o primeiro dos posts! Aproveite a leitura.

Parece simples demais, né? Para substituir todo o arsenal de produtos com parabenos, fragrâncias e aditivos químicos… Mesmo você que já usa produtos mais naturais pode se surpreender com fios mais soltos e mais brilhantes, usando apenas bicarbonato de sódio para lavar os cabelos e vinagre para condicionar. Sim, como num passe de mágica, o vinagre fecha as cutículas dos fios, deixando-os bem sedosos.

Veja aqui um modo de usar que é bem simples e muito comum aqui em Inkiri Piracanga:

  1. Misture um punhado de bicarbonato de sódio em um copo d’água morna e aplique nos cabelos.
  2. Esfregue normalmente e confie. Mesmo não formando espuma, os cabelos ficarão bem limpos. Em seguida, enxágue bem.
  3. Para condicionar, liberte-se de seus velhos condicionamentos, misture o equivalente a duas colheres de sopa de vinagre  de maçã em um copo d’água morna e espalhe sobre os seus cabelos. Enxágue bem para não deixar cheiro. E evite contato com os olhos.

Nossa escolha é pelos produtos simples e biodegradáveis. O resultado, compartilhamos com você: é revolucionário!

Se vier passar uma temporada com a gente aqui em Inkiri Piracanga, você vai vivenciar essa experiência, já que o uso dos produtos biodegradáveis é um dos acordos da nossa comunidade que precisa ser atendido por todos que passam por aqui. Mesmo por um curto período de tempo.

Para você que está vindo e não tem o hábito de usar produtos biodegradáveis no cabelo, fique bem tranquilo. Aqui, a Plante! disponibiliza, além do bicarbonato e do vinagre de maçã, outras formulações de xampu e condicionador (e outros cosméticos também) mais elaboradas para que você tenha uma experiência mais próxima ao que está acostumado. E quem tem química no cabelo também não tem porquê se preocupar. Temos relatos de quem está com as madeixas bem cuidadas usando apenas sabão de coco para lavar e um condicionador da Plante! para finalizar.

O que motiva a escolha dos produtos que você utiliza?

Se você já experimentou algum produto capilar biodegradável, compartilha com a gente. Vamos adorar saber sobre a sua experiência! Nos próximos dias, ainda como parte desta série, vamos postar um texto sobre o uso do SABÃO DE COCO 😉


Este conteúdo foi produzido pelos participantes da Escola de Serviço Inkiri com a supervisão da Comunicação Inkiri. Saiba mais sobre a Escola de Serviço: bit.ly/servicoinkiri

2 comments to “Questão de escolha? Bicarbonato e vinagre para lavar o cabelo

  1. Usei vinagre durante muitos anos, por recomendação de um cabeleireiro de Belo Horizonte. Não recordo mais o nome dele. Mas o tratamento de revitalização consistia em fazer uso apenas de xampu de hortelã para limpar e vinagre para fechar as cutículas. E ele também cortava o cabelo em camadas para renovar os fios. Na época procurei ele Porque meu cabelo estava caindo muito. E funcionou bem. Deu uma desintoxicada no excesso de resíduos e com os cortes frequentes o cabelo cresceu bem saudável. Ah e quando eu era criança minha mãe também passava vinagre com água morna antes de passar o pente fino para tirar os piolhos. ☺ Mil e uma utilidades, rs
    Fiquei muito tempo sem usar mas depois de uma temporada em Piracanga estou super me reconectando com esses produtos incríveis, tão simples quanto eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.