Transformar a nossa vida é uma necessidade que está em alta, muitas pessoas estão buscando novas alternativas e formas de viver. Estamos no momento de desenvolver a consciência.

É importante perceber o corpo e usá-lo como ferramenta de transformação. Entender e aprender como a nossa mente participa do processo criativo e restabelecer a conexão com o espírito, com a sua essência. Alinhar mente, corpo e espírito na mesma direção.

Membro da Comunidade Inkiri e facilitador de cursos e atividades no Centro Inkiri, Betão preparou três dicas simples que vão ajudar na realização deste propósito, guiando na sua direção. Ele adianta que vamos trabalhar cada uma delas de forma aprofundada no próximo Retiro Corpo, Mente e Espírito. Confira!

1. Observe o seu corpo

A primeira dica é que você tente observar mais o seu corpo. Já parou para notar como você anda, como você se senta, como você se movimenta, como você se expressa? Pode parecer algo simples, mas diz muito sobre a sua postura na vida.

Entenda que a simples observação desses padrões e o uso de novas posturas corporais já começam a mudar as informações que você recebe no seu sistema cerebral, trazendo uma nova perspectiva para a sua vida.

Por exemplo, se você anda cabisbaixo, olhando para o chão, pode passar uma mensagem de derrota. Se você percebe isso, levanta a cabeça e olha para frente, envia uma mensagem para o seu corpo emocional e mental de mudança.

2. Entenda melhor os seus pensamentos e experiências

Ao longo do dia interagimos com muitas pessoas em diversas situações. Já parou para entender como você vivencia essas experiências? E os seus pensamentos durante o dia, como eles estão? São leves e positivos ou têm um tom de negatividade? Já percebeu se o medo e a dúvida tomam conta de você?

Observe se há uma relação entre o que você pensa e a realidade que está vivendo. Então, experimente trazer mais positividade para os seus pensamentos, procure substituir os pensamentos ruins por uma imagem positiva.

Um exercício prático pode ser feito toda vez que você estiver em uma fila ou aguardando um atendimento e a sua mente começar a lhe dizer que aquilo vai demorar, que nada funciona. Pare por um minuto, feche os olhos e se imagine sendo atendido rapidamente. Substitua os pensamentos de demora e ineficiência por outros de prontidão e efetividade.

3. Utilize ferramentas práticas no seu dia a dia

Há várias maneiras de deixar a sua rotina mais leve. É possível encaixar ferramentas fáceis e práticas que podem ser usadas a qualquer hora do dia, sem ter que parar ou precisar de tempo extra.

Exemplos dessas ferramentas podem ser:

  • experimentar fazer 1 minuto de silêncio. Vai acalmar a sua mente diminuindo preocupações e ansiedade;
  • aprender uma meditação de limpeza e proteção energética. Uma forma de cuidar do seu corpo energético e emocional;
  • exercitar o perdão e o amor por meio de técnicas já existentes. Uma delas é o Hoponopono, que limpa as suas memórias e programas do inconsciente;
  • utilizar durante o seu dia posturas de poder e movimentos energéticos. Um exemplo é erguer os braços e manter os punhos cerrados na postura da vitória por 1 minuto.

Deu para perceber que é possível alinhar o corpo, a mente o espírito de forma bem simples? A chave para mudar hábitos é praticar a auto-observação. Pequenas mudanças no dia a dia podem transformar a nossa realidade!

Vamos trabalhar tudo isso e muito mais no Retiro Corpo, Mente e Espírito, que vai acontecer entre os dias 26 e 28 de junho. Clique aqui, faça a sua inscrição e faça parte deste movimento com a gente!


Betão nasceu em Belo Horizonte e reencontrou o caminho espiritual depois de mais de 25 anos de mundo corporativo. Facilita o curso de Meditação das Rosas, as aulas regulares de O-DGI e apoia vivências e atividades que acontecem no Centro Inkiri. Atualmente mora em Piracanga onde colabora no acolhimento e atendimento dos visitantes e integra a Comunidade Inkiri desde 2016.