Nestes dias, estamos publicando três posts aqui no BLOG Inkiri falando sobre o autocuidado em harmonia com a natureza, especialmente no que diz respeito aos cabelos. Isso porque vivemos esse cuidado com hábitos muito arraigados de origem industrial, geralmente com xampus e condicionadores cheios de aditivos químicos — e nem sempre paramos para questionar se há outra forma de realizar esse cuidado sem agredir a natureza (a nossa própria ou o meio-ambiente) e continuarmos nos sentindo bem! Convidamos você a refletir conosco e realizar uma mudança de hábitos. Este é o segundo dos posts! Aproveite a leitura.

Aqui em Inkiri Piracanga, o tradicional sabão de coco não é coisa do passado. Está bem presente no dia a dia e de diversas formas, inclusive para higiene pessoal. Literalmente dos pés à cabeça.

Neste post, vamos focar no uso do sabão de coco para lavar os cabelos. Confira aqui as nossas dicas:

  • O sabão de coco ajuda muito na limpeza do couro cabeludo e dos fios oleosos. Funciona bem para retirar o sal após um banho de mar. Lava profundamente os cabelos e tem uma ação anti-resíduos.
  • O uso também pode funcionar bem para cabelos crespos e até mesmo com química, já que o óleo de coco presente no sabão tem uma função emoliente.
  • Para uso na higiene pessoal, adquira o sabão em uma loja de produtos naturais, já que a maioria das opções disponíveis nos supermercados não é pura e possui muitos aditivos químicos.
  • Evite esfregar o sabão diretamente no couro cabeludo. Espalhe primeiramente o produto nas mãos, até obter espuma, e aplique nos cabelos já úmidos. Enxágue bem.
  • Como o sabão de coco faz uma limpeza mais profunda, pode não ser necessário ou até mesmo não indicado usá-lo diariamente. É super importante também estar atento a necessidade de condicionar os fios, já que o sabão de coco abre as cutículas do cabelo.
  • A última dica então é: use com consciência. Procure sentir a textura dos fios e a necessidade de usar o sabão de coco com menor ou maior frequência.

E você, já usou sabão de coco para lavar os seus cabelos? Compartilhe o resultado com a gente!


Você sabia… que por aqui nós também fazemos o nosso sabão de coco?

“O sabão de coco é o sabão mais comumente usado por aqui e, por isso, desde o início optamos por fazer o nosso próprio na Plante! Inkiri.

Talvez você não saiba, mas o sabão de coco que você compra no supermercado não é feito com óleo de coco da praia (estes coqueiros que você vê tão bem quando vem aqui para Inkiri Piracanga). Ele é feito com óleo de palmiste, retirado do coquinho do dendê, ou de babaçu. O ‘cheirinho’ é pura fragrância artificial. O sabão de supermercado também não costuma ser vegano: é comum usarem sebo bovino, ou seja, gordura animal na sua fabricação.

Para fazer nosso sabão aqui e oferecê-lo por um preço acessível, compramos os óleos em grandes quantidades, em tambores de 200 litros. Antes, comprávamos de empresas de São Paulo, que por sua vez importavam de países como Indonésia e Malásia, conhecidos pela exploração de mão de obra adulta e infantil nos cultivos de palmeira. Essa informação nos machucava muito pois nos dedicamos para que todas as partes do processo de produção (plantio, colheita, embalagens etc) sejam sustentáveis, e beneficiem as pessoas e a natureza.

Até bem pouco tempo atrás, essa era a única alternativa que tínhamos pois apesar da nossa região ter muito dendê, os produtores têm, em geral, contrato de venda exclusivo com algumas empresas. Mas nunca perdemos a esperança de que conseguiríamos encontrar um óleo local que fosse orgânico. É um de nossos princípios fortificar a economia local e trazermos as matérias primas da região. Estamos dedicados a sermos coerentes com o nosso propósito!

Então, conseguimos um fornecedor de óleo de palmiste local! Vibramos de alegria pois o óleo que usamos já não vem do trabalho escravo de crianças da Malásia ou Indonésia. Vem daqui de perto e é artesanal, orgânico. Com isso, fortalecemos não só a economia da nossa biorregião, mas também deixamos de usar combustível fossil para um longo transporte.

Como tudo que é artesanal, feito por mãos humanas, algumas características podem mudar um pouquinho dependendo da produção. Com esse óleo foi assim. Como ele não é refinado, não é tão branco como o óleo que estamos habituados, o que faz com que o sabão de coco também tenha coloração um pouco mais escura.

Mas fique tranquil@! Apesar da cor ser diferente, ele continua com todas as suas propriedades de limpeza. Você pode lavar sua roupa, sua casa, corpo e cabelo do mesmo jeito pois o efeito e a eficácia são os mesmos.

Gratidão por nos apoiar no nosso propósito de cuidado com as águas e pessoas! Gratidão por apoiar a economia local e agir junto conosco para que este mundo seja cada vez mais saudável para nós e nossas crianças!”

Com amor,
Equipe da Plante! Inkiri


Este conteúdo foi produzido pelos participantes da Escola de Serviço Inkiri com a supervisão da Comunicação Inkiri. Saiba mais sobre a Escola de Serviço: bit.ly/servicoinkiri

Um comentário a “Sabão de coco dos pés à cabeça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.