Você reconhece a importância de assumirmos a nossa responsabilidade socioambiental? Quer conhecer formas de impactar o mundo para melhor? Neste texto apresentamos algumas ações socioambientais positivas que praticamos em Inkiri Piracanga, que visam uma vida com mais qualidade e harmonia entre todos os seres vivos. 

responsabilidade socioambiental  Responsabilidade socioambiental

Durante muito tempo o ser humano viveu como se fosse um turista de passagem pela Terra, sem se preocupar com o seu impacto social e ambiental no planeta. A discussão sobre o nosso impacto no meio ambiente ainda girava em torno de ações primárias. O foco estava no básico, em educar sobre os danos que causamos quando jogamos lixo na rua ou quando deixamos a torneira aberta, por exemplo. Contudo, hoje o debate já está mais amadurecido.

Assim, por mais que ainda seja necessário investir na disseminação de informações básicas, agora já fazemos escolhas com a consciência de que a Terra é a nossa casa. As pessoas estão percebendo a força de suas ações e procurando assumir a sua responsabilidade socioambiental. Estão mais compromissadas com a reciclagem, o uso de produtos biodegradáveis e o consumo de alimentos orgânicos. Querem agir de forma mais positiva frente ao impacto socioambiental. Cresce cada vez mais o número de pessoas em busca de soluções mais sustentáveis e regenerativas.

Por isso, escrevemos este texto sobre algumas atividades praticadas em Inkiri Piracanga que podem inspirar e disseminar mais ações de impacto socioambiental positivo.

A responsabilidade socioambiental em Inkiri Piracanga

Inkiri Piracanga é um lugar de realização de sonhos e colocá-los em prática tem tudo a ver com o nosso impacto socioambiental. Tudo o que desenvolvemos busca o crescimento integral do ser humano a partir de uma visão ecológica e socialmente responsável. Assim, somos um verdadeiro laboratório de pesquisas sócio ambientais, que acredita que isso precisa expandir cada vez mais.

Dentro do nosso território, promovemos diversas atividades de impacto socioambiental positivo. A Ecologia Inkiri desenvolve diversos trabalhos, como, por exemplo, o manejo agroflorestal, plantio de diferentes espécies, produção de composto orgânico, saneamento ecológico, mutirões de limpeza da área costeira, criação de abelhas polinizadoras, entre outras ações que promovem o equilíbrio e a diversidade no ecossistema. 

Responsabilidade socioambiental  responsabilidade socioambiental

Além da frente ecológica, a comunidade também busca fomentar uma alimentação e uma educação mais consciente, assim como o fortalecimento da economia local e o empoderamento e realização pessoal. Isso ocorre através de ações como a implementação da moeda local e do microcrédito de apoio ao empreendedorismo local. De modo geral, nós estamos sempre buscando assumir a nossa responsabilidade socioambiental e fechar o ciclo ecológico de forma completa, envolvendo questões ambientais, sociais e econômicas.

Nosso impacto em expansão

Conforme os nossos sonhos ganham corpo e forma, nós buscamos disseminá-los através de atividades educacionais, como os cursos, projetos sociais e as parcerias locais. Através de bolsas sociais e projetos como o ComFio, nós buscamos oferecer uma educação Inclusiva para jovens e adultos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Visamos nos relacionar e promover o desenvolvimento social de comunidades da nossa região, como é o caso do Caubi, o povoado mais próximo daqui. Oferecemos consultorias jurídicas e financeiras, apoio na comunicação dos projetos deles, estímulo ao consumo da produção local, entre outras coisas. 

Também temos uma parceria em Maçaranduba através do projeto Comunidade Sustenta a Agricultura (CSA Maçaranduba), que é um sistema de integração entre os agricultores e a comunidade consumidora, que se compromete a comprar deles, independentemente da safra colhida. Desse modo, os agricultores não sofrem muito nos meses que tiverem alguma queda drástica na produção, e a comunidade garante a sobrevivência deles e do fornecimento de alimentos orgânicos.

Nessa nossa parceria, nós também visitamos a comunidade com frequência para acompanhar o plantio, trocar e disseminar técnicas mais eficientes. Esse sistema é realmente muito rico, uma vez que trabalha pela lógica do ganha-ganha, em que todas as pessoas são favorecidas. Além do fato da terra também ser regenerada.

responsabilidade socioambiental  

Ser um elo de uma rede sustentável

Nós também fazemos outros tipos de parcerias locais, como, por exemplo, com a educação e a administração pública. Através dessas, nós buscamos mobilizar um engajamento para melhorar diferentes setores da região da Península de Maraú (BA). Os frutos que colhemos com essas ações, que vão além dos limites físicos de Inkiri Piracanga, têm nos mostrado que para transformar positivamente o mundo em transição no qual vivemos hoje, é preciso agir de forma integrada.

Dessa forma, promovemos a educação, a permacultura, a agricultura familiar orgânica e o autoconhecimento para o maior número de pessoas. E estamos constantemente reforçando o papel fundamental que as comunidades locais têm nisso. Acreditamos que o resgate de hábitos saudáveis e a vida integrada à natureza é para todos. Talvez nas ecovilas você encontre isso de forma concentrada, mas você não precisa estar numa ecovila para buscar viver em paz no coletivo, fazer escolhas conscientes e ter um impacto socioambiental positivo no mundo.

Comunidades como Inkiri Piracanga contribuem muito como laboratórios de novos sistemas e como fontes de inspiração para a formação de uma sociedade mais justa, mas, no fim, a mudança sempre dependerá da transformação individual. Cabe a cada pessoa assumir a sua responsabilidade socioambiental para que seu impacto seja positivo para todos, independente de onde esteja.

Gostou de saber um pouco mais sobre as nossas ações de impacto? O que acha de nos contar quais temas te interessam mais? Vamos adorar compartilhar todas as novidades com você!