Você precisa melhorar a sua qualidade de vida? Quer conseguir mudar alguns hábitos de uma forma simples e leve? Descubra agora algumas pequenas mudanças que podem melhorar muito a sua relação com o seu corpo.

qualidade de vida

Muitas pessoas gostariam de ter uma vida mais saudável, mas acham que não tem tempo ou energia suficiente. Isso ocorre principalmente porque pensam que essas mudanças na rotina precisam ser gigantescas, que precisam dedicar muitas horas para terem algum resultado eficiente. Acabam associando o cuidado com o corpo a algo pesado, que requer uma disposição enorme. Mas é muito mais simples do que parece. 

O autocuidado não precisa estar associado ao sacrifício de se inscrever numa academia ou algo do gênero. Ele pode ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, e vai além do que fazemos com o nosso corpo. A mente, o espírito e o corpo estão conectados e influenciam um ao outro. 

Sendo assim, quando cuidamos de um, estamos sempre melhorando a nossa qualidade de vida no todo. Então, se você tem uma relação conflituosa com o seu corpo, em que está frequentemente sofrendo para exercitá-lo e nutri-lo com qualidade, talvez seja uma boa parar de forçar a barra e ir por outro caminho. Experimente voltar-se primeiro para a sua relação com a sua mente e espírito. 

Auto-observação e qualidade de vida

Observe se você cultiva pensamentos positivos, uma escuta empática, ou se está preso numa postura negativa, reclamando e julgando tudo. O ser humano vive com muito medo. Isso nos deixa tensos e focados nos aspectos ruins da vida. Tudo isso vai para o corpo. Nossos músculos e tendões se contraem e a nossa postura fica retraída.

Se quisermos mudar isso e viver com mais tranquilidade, precisamos começar tomando consciência de que esses pensamentos são alimentados por necessidades não atendidas e, principalmente, por falta de presença.

Quando concentramos a nossa atenção no agora fica muito mais fácil reconhecer os aspectos bons da vida e sermos mais gratos por ela. Ao estarmos presentes, deixamos de incentivar os pensamentos acelerados e entramos num estado de comunhão e aceitação da vida. Fica mais fácil sermos mais empáticos e gratos. Caminhamos com mais leveza.

qualidade de vida  qualidade de vida

Mudanças como essas também nos ajudam a sentar com a postura ereta e a deixar de sofrer de dor nas costas, por exemplo. Afinal, se não direcionamos a nossa atenção para nós, para o que estamos fazendo a cada momento, não vamos conseguir nos perceber e nos realinhar. Percebe como é importante praticar a auto-observação? 

Esse é uma prática simples e para toda a vida. Você não precisa ser uma pessoa super desenvolvida e flexível para conseguir exercita-la. Pode ser feita durante qualquer atividade do seu dia, em qualquer contexto. No começo será desafiador, com muitos pensamentos e preocupações relacionadas ao passado ou ao futuro, mas agradeça por isso também. Honre seu desafio. Ele é seu mestre e não o seu inimigo.

Se você sente vontade de resgatar esse autocuidado de uma forma imersiva, aqui em Inkiri Piracanga nós oferecemos o Retiro Corpo, Mente e Espiríto. É uma oportunidade incrível para quem busca a auto-transformação e a integração com a natureza.

Use o seu corpo a seu favor

Aos poucos você vai perceber que os seus pensamentos estão num ritmo mais calmo. Então, quando você se sentir realmente presente, ocupando o seu corpo, perceberá que da mesma forma que o seu corpo indica um estado, ele também pode ajudar a sair dele. Isto é, ele é também é um meio de melhorar a sua qualidade de vida.

Sendo assim, use o seu corpo a seu favor, independente de onde estiver. Se puder, experimente alinhar o seu corpo e usar posturas de poder, que te tragam força, por mais que você não esteja se sentindo disposto. Teste andar de peito aberto e cabeça erguida, mesmo que não se sinta aberto para novas experiências ou para a vida de modo geral. Foque na sua respiração sempre que possível. Os momentos de espera, como filas, são ótimos para isso.

qualidade de vida

Você vai descobrir que essas pequenas ações conseguem redirecionar a sua atenção e devolver para você toda a energia que está gastando com pensamentos desnecessários. Saiba que você já tem ferramentas incríveis para transformar o seu comportamento de forma simples e orgânica.

Então, se você está buscando melhorar a sua qualidade de vida, resgate a conexão consigo mesmo e esteja presente. Para que perder tempo sofrendo se é possível ter uma vida melhor agora?