A Escola da Natureza Inkiri é uma escola de permacultura e práticas regenerativas, é o núcleo que concentra as atividades de gestão ambiental do Centro Inkiri e ecovila de Piracanga. Desde os sistemas de tratamento das águas, banheiros secos, compostagem, plantios, jardinagem, agroflorestas, manejo dos resíduos, bioconstrução, produção de materiais de higiene e limpeza biodegradáveis. Essas práticas são compartilhadas em cursos e imersões nessas áreas. 

Hoje a Escola da Natureza Inkiri é uma referência e serve como inspiração para outros projetos de regeneração ambiental e permacultura, e a nossa formação tem ajudado muitas pessoas na criação de projetos em todo o mundo, além de promover uma transformação pessoal e reintegração com os ciclos da natureza.

Todos os cursos oferecidos pela escola são inspirados nas práticas desenvolvidas  em nossa comunidade, o que permite um aprendizado holístico, contando com muitas aulas  de campo e atividades práticas. 

agua

 

Ações de impacto ambiental

ReFloresta

Esse projeto tem como principal objetivo promover a conservação, preservação e regeneração de cerca de 74 hectares de floresta da mata atlântica que estão hoje sob a responsabilidade do instituto Inkiri. Da área total, 69 hectares são mantidos como área de conservação e preservação, sem qualquer interferência humana. Já os 5 hectares restantes, uma vez degradada pela monocultura de coco, é realizado práticas de agricultura sintrópica, que se resume e tem como principal objetivo o plantio de espécie nativas e adaptadas, em consórcio planejado para uma alta produtividade, recuperação da fertilidade do solo e o  incremento da biodiversidade.

Além da produção de alimentos e recuperação do nosso solo, essa ação tem um papel fundamental na restauração dos ciclos naturais onde, resíduos e dejetos produzidos pela nossa ocupação se tornam recursos importantes para a evolução da floresta que estamos cultivando e o restabelecimento de um habitat equilibrado e convidativo a presença de muitos animais silvestres, que já não eram vistos devido a condição degradada da área anteriormente ao início do trabalho de recuperação.

Outra parte fundamental desse projeto é o trabalho de educação realizado diariamente, junto às crianças, moradores e visitantes, que se propõe a trazer  informação, sensibilização e inspiração aos indivíduos. Nos propomos a ser um núcleo de preservação e regeneração das florestas, que através de uma educação ambiental sensibilizadora e atua na transformação da consciência Ecológica e contribui para a regeneração do planeta.

agroflorestra

 

Bee inkiri

O projeto Bee inkiri se iniciou em dezembro de 2018 com o 1o Curso de Meliponicultura ministrado pela Professora Gennerosa  e a aquisição de alguns enxames de 3 espécies de abelhas nativas. Desde então o projeto vem crescendo através do acúmulo de experiência com o manejo, a compra e a divisão de enxames. 

Foi construído um Meliponário em uma área em regeneração cujo objetivo é consolidar um Sistema Agroflorestal Melitófilo, ou seja, uma área de floresta consorciada com a produção de alimentos e espécies vegetais de grande interesse para as abelhas (através da produção abundante de néctar, pólen e resinas naturais de muitas espécies).

Um dos objetivos do trabalho nesta área é de criar um espaço modelo e referência em criação de abelhas nativas e conservação que possa inspirar pessoas e a região a conservar os ecossistemas terrestres com toda a agrobiodiversidade que a compõe. 

Além disso sensibilizar e  envolver adultos moradores, visitantes e as crianças da escola local e dos arredores e criar uma cultura de valorização das espécies nativas da região. 

Outro objetivo é também tornar acessível às pessoas os excedentes dos produtos medicinais que as abelhas coletam na interação de apoio mútuo com os vegetais. Mel, cera, Própolis, pólen são produtos que podem ser coletados de forma ecológica através do manejo consciente  e cuidadoso e apoiar a manutenção da vida e da saúde dos seres humanos. 

Preservação das ÁGUAS SAGRADAS DE PIRACANGA

Saneamento ecológico

A região de Piracanga possui a dádiva de um lençol freático de água muito pura, que pode ser consumida diretamente na maioria das torneiras. Essa água é protegida e honrada com muito respeito e cuidado e exige responsabilidade: os produtos químicos, caso usados, contaminam o lençol freático que está a apenas três metros de profundidade.

 Enquanto os círculos de bananeiras são o destaque no tratamento das águas cinzas (de chuveiros e pias) das casas e do Centro Inkiri,  águas negras (provenientes dos sanitários) são encaminhadas para um sistema de fossa de evapotranspiração – que são câmaras fechadas que não permitem o vazamento e a contaminação desse material para o lençol freático. 

Também possuímos alguns modelos de banheiros secos compostáveis em que as fezes são transformadas em adubo depois de um longo período de tratamento, que envolve o aquecimento do material, morte de patógenos e introdução de microrganismos cultivados. 

O bom funcionamento desses sistemas depende da atuação de seres decompositores e por isso só é permitido o uso de produtos que sejam biodegradáveis em Piracanga.

banheiro seco

Plante!

Além de uma marca de produtos biodegradáveis de higiene e limpeza, a Plante! Inkiri também é uma afirmação: vamos  plantar abundância de amor na Terra. Trabalhamos na criação de soluções ecológicas simples para casa e jardim, higiene e cosmética com a missão de empoderar as pessoas que potencializam suas práticas pela impecabilidade nos detalhes.

A realidade das águas de Inkiri Piracanga nos motivou muito, o nosso lençol freático é raso chegando a 2 metros abaixo do solo em alguns pontos, portanto de fácil contaminação. O acordo de só usarmos produtos biodegradáveis é um dos mais sérios por aqui, então, para envolver os visitantes e moradores da ecovila e atender essa demanda interna foi necessário que houvesse a oferta desses produtos. Dessa necessidade nasceu o sonho da Plante! Inkiri.

Hoje, a Plante! Inkiri é muito mais do que uma marca de produtos, nós pesquisamos e vivemos a água que somos em muitas nuances: memória, informação, estrutura, PH, fluxo, energia, nutrição, dentre outras. Nosso foco é potenciar e espalhar o cuidado com a da água pelo no mundo!

Promover a saúde pelo estímulo a observação dos processos do corpo, também é uma missão da Plante!, usando a fitoterapia, homeopatia, aromaterapia e outras práticas!

Gestão de resíduos

Lixo não existe. O ato de “jogar fora” é o mesmo que transferir o problema de lugar. Pensando nisso o nosso principal foco é reduzir a produção de resíduos em nossa comunidade, e para isso realizamos um forte trabalho de educação ambiental com os moradores e visitantes.

Em todas as acomodações do Centro inkiri e casas da ecovila de Piracanga a separação de resíduos é uma regra. Duas vezes por semana os moradores podem entregar seus resíduos recicláveis ou reaproveitáveis e no centro de permacultura, e todos os dias podem entregar seus resíduos orgânicos. Esses materiais recebem o tratamento mais adequado, de acordo com a qualidade dos resíduos.

Todos os resíduos orgânicos são compostados no centro de permacultura, inclusive papel, papelão e madeiras. Os pequenos plásticos e embalagens moles, inserimos em garrafas PET e produzimos eco-tijolos – Já tivemos inúmeras construções usando esses tijolos. Quanto ao vidro inteiro, produzimos artesanatos enquanto os vidros quebrados são usados nas fundações das casas. Todo papel é compostado, o plástico que não é reaproveitado por aqui é enviado para reciclagem, bem como todo metal.

Para chegar nesse nível de eficiência na gestão dos nossos resíduos, foi feito um vasto trabalho de pesquisa e a construção do nossa PGRS – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, um documento oficial que descreve o destino dos diferentes materiais de resíduos gerados em nossa comunidade.

 

compostagem residuos

A Escola 

Todas essas ações de impacto ambiental são a base da Escola da Natureza, que oferece cursos que possuem um embasamento conceitual e principalmente prático de professores que de fato aplicam tecnologias que estão consolidando uma nova forma de interação dessa comunidade com o nosso ambiente. São ações locais, guiadas por uma visão global de regeneração planetária.

Os próximos cursos Escola da Natureza podem ser encontrados, acessando este link!

casa florestra

 

Contato “Escola da Natureza”

Caso você deseje participar ou tirar dúvidas, entre em contato pelo formulário abaixo. Gratidão!