Escola Inkiri

A Pedagogia Inkiri está em constante transformação visando uma educação significativa através do desenvolvimento integral do ser: espiritual, físico, mental e emocional, facilitando assim a expressão natural dos dons e talentos de cada criança.

Foi do desejo de criar nossas crianças de uma forma livre, divertida e amorosa que nasceu a Escola Inkiri. No início nossas inspirações foram: a Escola da Ponte, de Portugal – que tem como principais valores a autonomia e a liberdade, e a Fundação Pestalozzi, do Equador – que relaciona afeto com auto desenvolvimento.

Mesmo inspirados por tais abordagens, a pratica foi se transformando, tomando forma e surgiu um novo conceito de Escola Livre, bastante particular, que consolidou o respeito pelo desenvolvimento individual de cada criança. Vale ressaltar que esse movimento de educação livre impulsionou a nossa visibilidade e reconhecimento no mundo.

Assim fomos amadurecendo e nos percebendo como um organismo vivo, que está sempre se transformando.

Hoje somos uma Comunidade de Aprendizagem onde as relações de ensino aprendizagem acontecem através de experiencias significativas e criativas, com base nos valores da Autorresponsabilidade, Solidariedade e Gentileza.

Recebemos crianças e adolescentes a partir 3 a 14 anos, abrindo espaço para que eles possam simplesmente ser, experimentando suas potencialidades, nas diferentes dimensões: ser (eu comigo), social (eu com o outro), planetária (eu no mundo).

A Escola Inkiri é reconhecida pelo MEC como uma das escolas mais inovadoras e criativas do Brasil.

 

A PEDAGOGIA INKIRI

Para você entender melhor como funciona o nosso trabalho, veja a ilustração abaixo de como funciona a Pedagogia Inkiri.

Nossos valores

Os nossos valores são a base sobre a qual nos relacionamos. São eles que guiam o nosso trabalho na prática, no dia-a-dia. Eles nos ajudam a agir, a tomar as decisões e a criar acordos de convivência diariamente. Eles são:

  • Solidariedade: É identificar a habilidade individual de agir coletivamente para cuidar do todo;
  • Autorresponsabilidade: Tomar consciência em relação as consequências ou resultados dos seus pensamentos, palavras e ações, aceitando as limitações e as potencialidades inerentes a cada um;
  • Gentileza: É um valor que envolve a empatia, a compaixão e a paciência. É se expressar respeitando as próprias emoções e as do próximo.

Nossos Pilares

Os pilares estão fundamentados nos valores e estruturam toda a nossa prática. Eles se dividem em três dimensões pelas quais transita o trabalho pedagógico:

  • SER: Esse pilar representa o Autoconhecimento, o “Eu comigo” de cada criança;
  • SOCIAL: Também é importante trabalhar o “Eu com o outro”, por isso, temos um pilar focado no senso de Comunidade;
  • PLANETÁRIO: Por fim, acreditamos na importância do “Eu com o Mundo”, que pode ser traduzida no pilar da Ecologia.

Experiência Escola Inkiri (para crianças e adolescentes)

O Instituto Inkiri convida crianças e adolescentes de 5 a 15 anos para viver uma experiência na Escola Inkiri. Com muita criatividade e diversão, as crianças têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma aprendizagem com significado a partir de um método de ensino que está contribuindo para a construção de uma Nova Educação. Saiba mais aqui!


Visitas​ ​e​ ​observações​ na Escola Inkiri

Visita

Explicação e conversa sobre história da Escola Inkiri (pedagógico e institucional) e passeio para conhecer o espaço físico.
Duração de 30 minutos à 1 hora, no turno da tarde com agendamento.Valor: R$ 30,00

Observação​ ​e​ ​visita​

Observação na Escola Inkiri pela manhã, com duração de 1 hora. Conversa para esclarecimento de dúvidas pela tarde, com duração de 1 hora.

Valor: R$ 50,00

Agendamentos com Roberta, pelo e-mail: escola@inkiri.com ou pelo telefone/whatsapp: (21) 99645-9772


Cursos e Programa de Residência

Atualmente temos algumas oportunidades para aprender mais sobre a Pedagogia Inkiri e imergir na realidade da Escola. Veja quais são as próximas datas da Imersão Escola Inkiri e o Curso Educação com Consciência:

 

Caso você deseje participar ou tirar dúvidas, entre em contato pelo formulário abaixo. Gratidão!