🌎 A conexão entre pessoas protege a natureza! Em Piracanga, somos uma das poucas comunidades que conseguiram conter a entrada do petróleo no rio e no manguezal em tempo. Faça parte dessa rede pelo meio ambiente! A perspectiva é que teremos que sustentar a operação SOS Piracanga por mais 3 meses, além de pagar a dívida que já temos com os gastos passados.

O que começou com uma crise ambiental com o óleo no mar, está se tornando um grande exemplo de união, generosidade e iniciativa local.

Integração

Desde a chegada do petróleo, há 40 dias, mobilizamos cerca de 200 moradores, vizinhos, voluntários, grupos ambientalistas e equipes das forças-armadas. Todos contribuindo com prontidão e talento aos esforços de quem vive em Piracanga. 

Criatividade

Em menos de uma semana, criamos e implementamos um sistema único de proteção aos estuários. O EcoFiltro é composto por seis redes com materiais reaproveitados, matéria-prima local, baixo custo e rápida instalação. Investimos em melhorias ao longo das semanas. Agora temos uma manta que retém o petróleo diluído na água. O projeto é inédito na região e pode ser aplicado em outras localidades pelo país.

Saiba mais em Greenpeace Brasil

Água

Enviamos amostras de água do mar e do rio para o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Estamos otimistas aguardando os resultados. Entramos em contato com pesquisadores brasileiros e especialistas de outros países para descobrir soluções em biotecnologia e biorremediação. Há microorganismos que ajudam a combater os hidrocarbonetos tóxicos do petróleo. Estamos fazendo estudos e reunindo recursos para investir nas aplicações.

Resultados

Retiramos mais de 4 toneladas de resíduos do ecossistema. Monitoramos diariamente cerca de 5 km de praia. Coletamos manchas de óleo na areia e recolhemos lixo na orla todos os dias. Envolvemos pessoas em mutirões de limpeza, programas de voluntariado e turismo consciente. Estruturamos um ecoponto modelo na região, com equipamentos de segurança e ferramentas para a operação nas praias. Criamos um grupo de coordenação para logística, ações e estratégia. #salvepiracanga

Cuidados

Mantivemos a energia positiva! Temos mantras, meditações, danças circulares, massagens, cuidados com a saúde, rodas de conversas, reiki, ecologia interior, comidas gostosas e muito amor. Protegeremos o ecossistema até a última gota de petróleo. E vamos além!

Meta

Unidos e focados, preservamos esse paraíso com a sua ajuda! Precisamos de R$120mil para manter e melhorar a Operação Petróleo Zero pelos próximos três meses. Você pode acompanhar como esses recursos são utilizados nesta planilha aberta.

Todo valor é bem-vindo e será muito bem utilizado.

Sua doação será utilizada para cobrir os custos das operações emergenciais de limpeza e prevenção da contaminação de petróleo na região de Piracanga. Caso as doações ultrapassem as necessidades, diaponibilizaremos esses recursos para comunidades vizinhas que estão passando pela mesma situação e também precisam de ajuda.

Para acompanhar a atualização de como está a situação do trabalho de limpeza em Piracanga, clique aqui.

Caso você tenha qualquer dúvida sobre o processo de doação pode entrar em contato com o whatsapp do Leandro que está organizando essa parte.