Última atualização 16 de novembro – 18h

Querid@s amig@s de Piracanga,

No final de outubro, a nossa praia, assim como inúmeras praias do Nordeste brasileiro, receberam fragmentos de petróleo cru em quantidades diferentes. Durante os primeiros dias, felizmente a praia próxima à nossa Comunidade não foi tão afetada como outras. Recebemos fragmentos menores de petróleo, conseguimos retirar com segurança e muito trabalho dos moradores daqui. Juntos, finalizamos a construção de uma contenção com vários níveis de filtragem que está conseguindo evitar a contaminação do Rio Piracanga com sucesso. Esse rio é um ecossistema importantíssimo dessa região, com um mangue que é berçário de inúmeras espécies.

No dia 31 de outubro, recebemos uma quantidade maior de petróleo, que exigiu um esforço contínuo e bastante desgastante desse grupo de moradores de Piracanga que está trabalhando de forma voluntária a todo o momento. Nos dias seguintes, a quantidade diminuiu e estabilizou. Agora ainda estamos recebendo pequenos fragmentos todos os dias.

Estamos atentos nas ações práticas que precisam ser tomadas e também em oração para que continuemos a conseguir conter o petróleo e limpar a nossa Natureza. Pedimos a todos que amam essa região e as praias do nordeste que se juntem na corrente de oração. 

Graças a esse cuidado, trabalho contínuo e o revezamento que estamos fazendo entre nós, informamos que as atividades, cursos, retiros, imersões e serviços locais seguem acontecendo normalmente. Obviamente que alguns visitantes também se sentem tocados com a situação e sentem vontade de colaborar nos mutirões de limpeza da praia, o que é uma ajuda bem-vinda e muito linda de ver nesse momento onde a união é tão necessária.

Aproveitemos também essa situação para repensar nossos hábitos de consumo que estimulam o aumento da demanda da extração do petróleo. Esse é um trabalho de toda a humanidade. Precisamos encontrar formas alternativas!

Caso você sinta vontade de colaborar de uma forma material que nos permita seguir com esses esforços nas próximas semanas, faça sua doação clicando aqui. Toda força nesse momento nos ajuda a seguir em frente com esse trabalho.

Com amor,

Comunidade Inkiri