Por Juliana Faber, da Plante! Inkiri

A preferência por desodorantes naturais tem se tornado parte do cotidiano das pessoas. É fácil perceber a expansão da consciência a partir daí. Afinal, estamos cada vez mais atentos ao cuidado com o meio ambiente, bem como com a saúde, morando no campo ou na cidade.

O que se nota é um movimento não só de resgate da simplicidade, mas também de entender o quanto os produtos industrializados nos fazem mal, pois podem conter ingredientes poluentes e tóxicos para o nosso corpo e para a Terra, esse lugar maravilhoso que habitamos.

Infelizmente, essa clareza ainda não chegou para todos. Por isso, listamos algumas razões que mostram porque adotar essa prática de usar desodorante natural é tão importante. Confira abaixo!

Por que usar desodorante natural?

Para facilitar o entendimento, criamos uma lista de pontos importantes que mostram a importância do uso do desodorante natural. Perceba que eles são suficientes para repensarmos o uso dos desodorantes industrializados no nosso dia a dia.

Cuidado com as águas

Historicamente, não fomos ensinados a cuidar das nossas águas, tampouco das nossas emoções. Se há menos de 50 anos era comum limpar tudo apenas com sabão, cujo feitio era sabido por qualquer mulher do campo, hoje temos muitas ofertas de produtos supostamente ‘elaborados’ que ilusoriamente limpam diferentes partes do nosso corpo e da nossa casa.

Desta forma, acabamos perdendo o gosto pela simplicidade e a noção de quão poluentes e nocivos podem ser os produtos industrializados. E usar produtos naturais nos ajuda a resgatar essa noção do cuidado com as águas.

Senso de autorresponsabilidade

Outro ponto importante é a autorresponsabilidade. O ser humano está acostumado a ser guiado pela sua vaidade, que já se tornou um excesso na vida de muita gente.

Não parece, mas as consequências podem ser piores do que imaginamos. Pois, no fim das contas, essa vaidade em excesso tem nos desconectado das consequências que ela própria pode trazer.

Neste sentido, o convite é refletirmos qual é o nosso papel, a nossa responsabilidade, no cuidado com o nosso planeta. Para torná-lo cada dia mais limpo e vivo para as próximas gerações.

Então, um bom questionamento para fazermos todos os dias é: o que é mais forte? A nossa consciência ou a nossa vaidade?

Cuidado com o corpo

Outro bom motivo para adotar os desodorantes naturais está no cuidado com o nosso corpo, o que reflete muito no nosso bem-estar físico. Para quem ainda não sabe, o desodorante está sempre em contato com as nossas glândulas, que são grandes responsáveis por liberar toxinas do corpo.

Quando usamos desodorantes convencionais, os poros das axilas são fechados e as toxinas voltam para a nossa corrente sanguínea. Algo nada bom! Afinal, muitas vezes, essas toxinas se acumulam nos seios e este é um dos fatores responsáveis pelo câncer de mama, por exemplo.

Um ponto importante de lembrar é que esta não é uma doença exclusiva das mulheres. Os homens também podem desenvolver câncer de mama. Então, o cuidado vale para ambos os sexos.

Portanto, usar desodorantes naturais também é prezar pelo seu bem-estar. O seu corpo agradece!

Como posso fazer o meu próprio desodorante natural?

Saiba que fazer o seu próprio desodorante é muito fácil. Nós, da Plante! Inkiri, queremos abrir nossas receitas pois uma das nossas missões é justamente compartilhar o conhecimento gerado pelos experimentos da Comunidade Inkiri em Piracanga para que mais pessoas possam se beneficiar e se empoderar do seu papel como transformadoras do mundo.

Para receber as receitas no seu e-mail, é muito simples: clique aqui para receber duas receitas diferentes de desodorante que estamos disponibilizando especialmente para você! E junte-se a nós na missão de trazer mais consciência para nossa relação conosco mesmos e com o planeta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.