Como a melhoria do impacto socioambiental pode ser uma prática espiritual?

Impacto inkiri

Nosso trabalho é bastante conhecido pelos cursos e retiros na área de autoconhecimento e espiritualidade, mas também existem outras frentes de trabalho bem fortes, como é o caso da área ambiental. Ao contrário do que pode parecer, esses trabalhos não estão separados.

Vivemos a espiritualidade e as práticas de impacto socioambiental no cotidiano de forma bastante interligada. O autoconhecimento ajuda a trazer mais consciência sobre nosso Ser e sobre as relações que estabelecemos em todas as esferas da vida. Isso engloba as relações com a família, comunidades e com toda a natureza. Então, ao tomar consciência dessas conexões, torna-se fundamental buscar harmonizar as nossas relações com todo o meio ambiente. Essa é a busca do Instituto Inkiri com as ações de impacto socioambiental.

Impacto Inkiri e a transformação local

O Instituto Inkiri engloba diversas ações. Uma das principais frentes são as ações de impacto socioambiental. Entendemos esse trabalho como o transbordamento do que temos de melhor para as pessoas que estão ao nosso redor. Dessa forma, diferente do formato dos cursos voltados para as pessoas de fora, o Impacto Inkiri é um trabalho local para as pessoas das comunidades do entorno.

Assim como foi com outras ecovilas, a construção de Inkiri Piracanga aconteceu a partir de um novo modo de habitar o mundo, que busca estar em harmonia com a natureza. Para isso, assumimos alguns compromissos práticos, como: nos responsabilizar totalmente por nossos resíduos, realizar o saneamento de forma ecológica, viver uma educação transformadora a favor do ser, e nos conscientizar sobre tudo o que consumimos.

Ao entender esses compromissos como prioridade nessa jornada pela harmonização das relações, passamos a investir energia para criar essas ações na área da educação e meio ambiente. Percebemos que a nossa existência por si só já tinha um impacto local, mas entendemos que era necessário fazer isso de forma mais intencional, compartilhando nossos aprendizados e levando soluções e tecnologias para as comunidades próximas.

Cultivar aprendizados

Como sempre, as ações do Impacto Inkiri começaram com o trabalho interno. Um bom exemplo é o caso do projeto Refloresta.  

O projeto consiste no reflorestamento interno e na produção de mudas para mutirões externos com as famílias do entorno. De certa forma, sua ação segue uma lógica bastante espiritual: antes de expandir e produzir, nós preservarmos. Temos cerca de 64 hectares de terra, mas ocupamos menos 15% dessa área, porque deixamos o restante para preservação e recuperação ambiental. 

Escolher não intervir nessa área significa que, na prática, temos apenas 5 hectares para mexer. E o que escolhemos fazer com esse espaço? Abrir caminho para a vida. Começamos transformando uma fazenda de coco abandonada em uma área verde abundante em biodiversidade e hoje seguimos com o manejo de nossas plantações.

Esse cuidado com a terra, assim como as práticas espirituais, nos trouxe muito aprendizados para compartilhar com todo mundo. Escolhemos começar a levar essas ferramentas para as nossas principais conexões locais, que atualmente são com a Comunidade do Caubi, formada por muitas pessoas que já trabalhavam com a gente, e com o Assentamento Maçaranduba, que é uma assentamento rural de agricultores.

Fortalecer relações e compartilhar ferramentas

Nós temos relações com algumas famílias de agricultores através do formato CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), que buscamos estreitar para além do vínculo consumidor-produtor. Percebemos que para fortalecer as relações e trazer uma melhoria da qualidade de vida coletiva, é necessário realizar mudanças básicas e sistêmicas. 

Por exemplo, quando fomos implantar sistemas de irrigação, nos deparamos com uma realidade anterior, de falta abastecimento de água para as pessoas. Mais uma situação que nos mostra a importância de atentarmos para as necessidades básicas e internas do ser humano. Assim, antes de melhorar a produção de alimentos, realizamos o fornecimento de água. 

Pode parecer óbvio, mas, no fundo, essa atitude só é possível se já estamos mudando a forma como lidamos com as nossas próprias necessidade e percebemos a realidade. Se não respeitamos a vida e não reconhecemos a nossa conexão com todos os seres, fica mais difícil empatizar e cuidar dos outros. 

Sem dúvida, esses são alguns dos temas que essa crise está nos chamando para olhar: cuidar de nós, das pessoas mais vulneráveis e nos reconectar com a terra (você por ler mais sobre isso aqui).

Ações a favor da vida

Essa mudança de paradigma para um modo que zele pela vida, cultive a confiança nas relações e cuide da terra, é a base de qualquer ação de impacto socioambiental positivo. A partir disso, temos realizado uma série de outras ações com as pessoas da região. 

Na área da EducaAção, o Instituto Inkiri financia a participação e transporte das crianças até a nossa escola, assim como cultiva uma parceria com professores da rede pública fornecendo oficinas de 1 minuto de silêncio e práticas de Comunicação Não-Violenta. Também damos aulas de arte e criatividade no Caubi e bolsas sociais para jovens e adultos que buscam se formar enquanto agentes de transformação.

Essa também a base do projeto Com-fio, que preza pelo cultivo da confiança entre as costureiras participantes. A linha de moda ecológica existente hoje começou com o bordado, mas se desenvolveu a partir de um espaço livre de partilha, estudo e fortalecimento das artistas. O projeto Com-fio trabalha o empoderamento da mulher através da arte. Sendo assim, para além da marca, o Com-fio é o desenvolvimento da confiança e melhoria da vida dessas mulheres.

O que nos move nesses projetos com as pessoas dessas comunidades locais está além da nossa escolha por comer alimentos orgânicos plantados com amor, vestir roupas ecológicas sem exploração de mão-de-obra, ou qualquer necessidade prática. Realizamos essas ações de impacto socioambiental positivo para cooperar com a vida. Para nós, buscar transformar o nosso mundo e construir uma realidade melhor para todos caminha junto com a evolução espiritual, por isso criamos um Retiro bastante especial totalmente dedicado às ações do Impacto Inkiri. 

Se você também acredita nessa jornada de transformação, convidamos você para participar do Retiro em Casa Especial Impacto Inkiri!

Vamos nos encontrar para aprender sobre agrofloresta, permacultura, meliponários, educação viva e transformadora, fazer produtos biodegradáveis, receitas veganas e conscientes, praticar yoga e capoeira, e materializar a mudança que queremos ver no mundo agora! Sempre com muito amor!

Vamos nessa?