29.05.2020 - 31.05.2020

Quando começamos a nos relacionar com as crianças, a nossa tendência como adultos é a de reproduzir sistematicamente aquilo que fizeram com a gente na nossa infância, certo?
Mesmo percebendo que nem todas as escolhas dos nossos “adultos responsáveis” foram as melhores para nós, as reproduzimos.

E por que isso acontece?

Neste século, o olhar para a infância, para a educação, tem dado um grande salto: agora “todos falamos nisso”, estudamos sobre, compramos livros e participamos de grupos diversos. E por que?

Como sociedade percebemos, de verdade, a importância da educação, a importância da nossa formação nos nossos primeiros anos… Esses anos formam a base do nosso sistema de crenças, do nosso desenvolvimento não só físico, mas também o emocional. Queremos dar o melhor para as nossas crianças, mas percebemos que as ferramentas ao nosso alcance ainda são escassas.

E como esse workshop pode me ajudar?

Apesar de não acreditarmos em receitas milagrosas, durante esses 3 dias oferecemos um tempo precioso, de qualidade, para refletirmos juntos sobre as novas possibilidades que já podemos colocar em prática na nossa vida! Paulina e Karina têm vivenciado e investigado durante anos como podemos desconstruir o adulto condicionador de crianças para sermos um adulto respeitoso com a arte de crescer! 

Topa embarcar conosco nessa jornada?

Este workshop foi criado em base à nossa experiência e os nossos estudos pessoais e profissionais como educadoras na Escola Inkiri, Escola modelo em inovação e criatividade na Educação Básica (MEC/2016) e na Escola Teia Multicultural, também reconhecida pelo MEC em 2016 e ganhadora do prêmio Edumission 2017, sendo reconhecida como inovadora na criação de interdisciplinaridade na educação.  

Queremos partilhar essa experiência para que outr@s interessados na educação possam se inspirar na nossa prática e assim ir transformando a maneira em que enxergamos as crianças e adolescentes.

Programação do Workshop

  • A primeira noite será dedicada às apresentações e combinados do grupo;

  • No sábado intercalamos experiências vivenciais – com o trabalho de conexão com a nossa infância através de dinâmicas que envolvem o corpo, mente e espírito; palestra sobre: a infância, os choques de desamor, as projeções, os limites com amor,  a educação emocional, como transitar do adulto condicionador e reprodutor de padrões e crenças para um adulto maduro, a educação afetiva, a presença e observação no processo de educação, como educar para respeitar a essência do ser, a espontaneidade na infância, qual o significado da frustração e quais são os seus aprendizados;

  • No domingo encerraremos com dinâmicas de grupo e uma roda de percepções sobre todo o aprendizado.

Facilitadoras

Karina Clark Barcellos Dias

Educadora e vem investigando sobre como a educação e o autoconhecimento estão interrelacionados. Depois de fazer um caminho tradicional, há mais de 7 anos passou a integrar a Comunidade Inkiri, referência em Ecovilas no Brasil e no mundo. Uma das criadoras da Pedagogia Inkiri, e atualmente coordenadora pedagógica da Escola Inkiri. Cursa a pós-graduação “Educação Transformadora” pela PUC-RS. Co-criou a Imersão da Escola Inkiri.  Se aprofundou na Escola de Leitura da Aura das Rosas, tendo se formado como terapeuta de Leitura da Aura e professor de meditacao das Rosas. Nesses anos veio adquirindo conhecimentos sobre Reiki, Dragon Dreaming, Sociocracia e se formou pelo Gaia Education e atualmente tem se dedicado na investigação da Comunicação Não-Violenta (CNV). Se aprofundou no estudo de autoconhecimento pela Escola Caminho do coração: Vivencial nível 1 e também nível 2. Karina se formou inicialmente em Direito pela PUC-RJ.

 

Paulina Romaniello

Formada em Letras pela Universidade do Uruguai. Ex-integrante da Comunidade Inkiri e da Escola Inkiri (BA). Formação Gaia Escola Piracanga (EcoHabitare). Escola do Caminho do Coração Vivencial nível 1. Facilitadora de Danças Circulares. Coach Materno (Instituto TeApoio). CNV para educadores (Konekti). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Teia Multicultural.  “Produtividade, Gestão do Tempo e propósito” (PUC-online). Mãe.