09.06.2019 - 29.06.2019

 

Este programa imersivo tem como objetivo proporcionar o acesso a conhecimentos e práticas de gestão ambiental realizada em Inkiri Piracanga e transformar sua percepção sobre trabalho – que pode ser visto como algo prazeroso e divino.  

Através da força do trabalho, serviço e dedicação aos projetos da Escola da Natureza,
O aprendizado é mão na massa, onde os você trabalha diretamente com os guardiões do projeto Ecologia, conhecendo as diferentes áreas do cuidado com a natureza em Inkiri Piracanga: Jardins e Florestas, Saneamento e Gestão de Resíduos.

Ao nos conectarmos com o ritmo da natureza, trabalhando para a geração de mais vida em nosso ecossistema, sentimos facilmente o apoio, suporte e unidade que a Mãe Terra nos oferece. E, assim, a intuição pode florescer junto com a confiança.


No programa será abordado as seguintes práticas:

  • Resíduos Sólidos: Separação e destinação
  • Resíduos Orgânicos: Compostagem
  • Manejo de Banheiros Secos
  • Sistemas Agroflorestais
  • Paisagismo e Jardins comestíveis
  • Hortas e Viveiro de mudas
  • Sistemas de tratamento de água
  • Microorganismos e Biofertilizantes
  • Manejo de Abelhas Nativas
  • Organização do Centro de Permacultura

Esse programa é indicado tanto para iniciantes quanto para experientes no mundo da ecologia e sustentabilidade, e uma incrível oportunidade para aqueles que querem conhecer a Comunidade Inkiri através do pilar Natureza. Esse programa não oferece uma carga teórica desses conteúdos, o aprendizado se dá nas práticas diárias junto ao projeto.

COMO FUNCIONA?

Os participantes viverão na Floresta, um núcleo e grande laboratório para experimentação em vida comunitária. Em sua estrutura simples, a casa é composta de quartos duplos e individuais, banheiros com tratamento natural em câmaras de evapo-transpiração, energia solar, sistema de biotratamento de águas e compostagem dos resíduos orgânicos. A organização e manutenção da casa são responsabilidade de todos que vivem na Casa União, que compartilham de tarefas diárias e constroem acordos de convivência que irão permear toda a vivência, reiterando a responsabilidade de cada indivíduo na criação de sua realidade social.

ROTINA

Na parte da manhã os participantes dedicam de 3 horas as atividades cotidianas da equipe do Ecologia Inkiri. Na parte da tarde são 2 horas de atividade onde podem optar por seguir no projeto Ecologia ou conhecer outras áreas de cuidados ambientais do núcleo Natureza Inkiri, como a Plante! e Bioconstrução. Serão cinco dias de atividade e  dois dias livres na semana, onde você pode desfrutar de toda beleza e tranquilidade que a região nos proporciona, cuidar de seus afazeres pessoais e conhecer outros projetos da comunidade. A programação inclui uma partilha semanal e momentos de mutirão e organização da casa.

Fazemos um convite para que você venha com o coração aberto para essa experiência de reconexão com natureza rumo a criação de uma nova cultura de amor e cuidado por todos os seres.

FACILITADORES

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras).

Atualmente, vive na ecovila de Piracanga, na Bahia, e trabalha na Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e vivência em comunidade.

Janaina Riccioppo é formada em produção de eventos pela George Brown College – Toronto, Canadá e Designer em sustentabilidade desde 2015, quando completou sua certificação EDE em abril de 2015 em TerraUna. Na Comunidade Inkiri, Janaina é a guardiã do projeto Ser Inkiri e responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental, trabalha com gestão de resíduos e é também facilitadora de danças circulares sagradas.

 

 

VALORES:

Podem ser pagos no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros ou à vista no boleto com 10% de desconto.

  • Em quarto duplo :: R$ 1.200
  • Em quarto individual :: R$ 1450

Inclui: estadia em quartos na Casa Floresta, que conta com cozinha, atividades diárias do programa e atividades noturnas abertas da Comunidade Inkiri Piracanga, entre elas Danças Circulares, meditações, vivências e celebrações + transporte ida e volta Itacaré-Piracanga + taxas ecológicas.

Alimentação não está inclusa e é de responsabilidade de cada participante.

ALIMENTAÇÃO

Todas as refeições são de responsabilidade de cada participante e podem ser preparadas na própria casa,que segue uma alimentação estritamente vegetariana ou pode ser feita em nosso restaurante, que oferece uma alimentação estritamente vegana . Incluimos no valor do programa um jantar de boas vindas na noite de chegada, o café da manhã e almoço do primeiro dia, para que você possa se organizar com calma, comprar alimentos, ir a feira e se adaptar com a rotina de alimentação.

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia 08/06/2019 e sair no dia 30/06/2019. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.

Se você tem alguma dúvida sobre sua reserva e quer entrar em contato com a gente pelo WhatsApp, clique aqui