15.12.2019 - 01.03.2020

Imersão Universidade Viva Inkiri

 

Você topa embarcar em uma jornada que pode transformar sua vida?

 

E ai, quer participar da EDIÇÃO ESPECIAL do programa imersivo da Uni?

 

O nosso convite é para que você venha viver com a gente uma jornada intensa de autoconhecimento, esse conhecimento vem através da convivência diária com outros jovens que você chamará de amigos, do mergulho interno que daremos nas vivências e cursos inclusos na Uni e  do viver e conviver em harmonia com essa natureza linda de Piracanga.

E por que essa experiência é tão transformadora?

Muitas vezes vivemos nossa vida em modo automático. Escola, vestibular, faculdade, emprego… e por aí vai. A oportunidade de, ainda jovem, tirar um tempo só para si e explorar questões essenciais como “Me sinto feliz?” ou “Qual meu sonho?” é preciosa para que possamos desenhar uma vida realmente autêntica e feliz.


O PROGRAMA

Durante os meses de programa, vamos percorrer um caminho cheio de aprendizados, desafios e presentes! Dá uma olhada no que te espera:

CHEGADA:

Começaremos com uma semana de boas-vindas dedicada a aterrissar nesta nova realidade e embarcar de fato na jornada da Uni. Vamos conhecer os outros universitários, os guardiões, o campus, a Comunidade Inkiri, os projetos Inkiri e a natureza que nos rodeia. Vamos nos apresentar, contar nossas histórias e iniciar a criação da identidade da comUNIdade que está nascendo. Vamos trazer clareza para o que estamos buscando individualmente nessa jornada que se inicia.

Tudo isso será feito através de jogos cooperativos, dinâmicas de grupo, vivências na natureza e a Gincanga, nossa super gincana de reconhecimento de Piracanga!

 

EU:

A segunda etapa do caminho será um profundo mergulho no autoconhecimento, momento dedicado a olhar para si com honestidade, auto responsabilidade e gentileza.

Nessa edição especial, os cursos Meditação das Rosas, Leitura da Aura e Reiki Essencial 1 serão parte importante dessa fase da jornada! Essas ferramentas nos auxiliam na auto-observação, limpeza e proteção da nossa energia, e cura. Além dos cursos, teremos vivências, dinâmicas de grupo e outras atividades que apoiam, dão contorno ou aprofundam a investigação interna de cada um.

 

Nesse momento de autoconhecimento do programa contaremos com o apoio e a facilitação de duas de nossas maiores inspirações na Comunidade Inkiri:

 

Angelina Ataíde se dedica ao trabalho de autoconhecimento e transformação da sociedade há mais de vinte anos, desde quando vivia em Portugal. Depois que fundou o centro holístico em Piracanga seu trabalho se potencializou e ajudou muitas outras pessoas. Atualmente, além de ser conselheira da comunidade Inkiri, Angelina também é terapeuta, ministra cursos de autoconhecimento e palestras. A Angelina estará presente no programa para nos auxiliar nas partilhas e no direcionamento do processo de autoconhecimento.

 

Peggy Mars, é psicóloga para crianças, jovens e famílias, Leitora da Aura, parteira e membro da Comunidade Inkiri. Durante o processo da Uni a Peggy nos auxiliará dando o suporte psicológico profissional e facilitará conosco esse caminho de encontro ao nosso “eu”.

 

 

O MUNDO:

Após um profundo mergulho interno, olhar para o mundo é redescobri-lo! Entendemos que o autoconhecimento é o primeiro passo para que possamos mudar qualquer coisa. Eu me investigo, me compreendo, me acolho para que eu possa investigar, compreender e acolher o que me cerca. Assim, com um passinho de cada vez, nos tornamos a mudança que queremos ver no mundo!

 

 

Para explorar a realidade em que estamos inseridos, tanto em micro quanto em macroescala, utilizamos de filmes, vivências, palestras, workshops e visitas de campo. Do aquecimento global ao o lixo que gero quando consumo algo, das guerras que destroem e machucam aos desafios de relacionamento na vida em comunidade: tudo pode ser olhado a partir de novas perspectivas!

 

EU NO MUNDO:

 

Tendo olhado para si e para o mundo, chega o momento de agir!
Qual o ponto de encontro entre o que sei que sou, faço e gosto e o que o mundo precisa, pede e carece?
Que parte desse todo sou eu?
Como unir meu caminho pessoal com o caminho que sonho para a humanidade?

 

 

Para investigar essas perguntas tão importantes e inquietantes, traremos nosso foco para o desenvolvimento de projetos.

Nos muniremos de conteúdo e ferramentas práticas para que possamos entender como transformar os sonhos que temos em projetos palpáveis e realizáveis, que podem trazer impacto positivo para nós e para a realidade que nos cerca. 

Esse é o momento mais importante e desafiador da jornada! É quando nós, jovens, somos convidados a trazer os sonhos para ação! É quando somos estimulados a sair da zona de conforto da passividade ou da rebeldia para nos arriscarmos na aventura que é construir o mundo que desejamos para nós e pra todos!

 

FECHAMENTO:

Enfim, vivido um intenso caminho de profundas transformações, chega o momento de fazer a colheita, trazer consciência para o processo individual e coletivo, reconhecer o percurso, agradecer e celebrar!

É momento também de sonhar e planejar os próximos passos para seguir com uma vida mais autêntica, empoderada e feliz!

 

 


PARA QUEM?

Nós unis:

  • somos jovens com idade entre 18 e 28 anos
  • buscamos nos autoconhecer para termos uma vida mais feliz e com propósito
  • agimos para transformar, pois temos vontade e potência para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável, amoroso e colaborativo
  • amamos a natureza, e buscamos nos relacionar com o planeta com mais cuidado e autorresponsabilidade
  • buscamos conexões de amizade e reciprocidade, para viver relações verdadeiras, de apoio mútuo e com espaço para a autenticidade
  • acreditamos numa educação ativa e criativa, onde teoria e prática andam juntas e nossos sonhos e vontades genuínas são nossos guias
  • somos aventureiros, e topamos embarcar na jornada da Uni de corpo e alma!

O DIA A DIA

VIDA EM COMUNIDADE:

A Uni é uma jornada que se vive junto!

A vida em comunidade é um dos grandes tesouros do programa porque une a riqueza da diversidade e a potência da união!

O que acontece quando colocamos numa mesma casa jovens com diferentes contextos, histórias, sonhos e inquietações para viver uma mesma jornada de autoconhecimento e empoderamento?!

Você compartilha seus sonhos e se inspira com os sonhos dos outros. Vê em cada um, um lado seu e isso te faz conhecer-se melhor.” Ingrid, Uni abr/2018”

“Acontece uma transformação! A gente descobre que no outro a gente tem a possibilidade de olhar pra dentro da gente mesmo, e que viver em comunidade é também viver mais conectado consigo mesmo.” André, Uni abr/2019

 

CAMPUS:

Todos os participantes – os unis, como chamamos – moram juntos no nosso campus, a Aldeia Universitária, e tod0s são responsáveis pelas tarefas da casa. Cada turma que passa deixa sua contribuição para o espaço, o que fez com que hoje, 5 anos após a primeira turma, a Aldeia Universitária tenha se tornado um grande museu de arte e interação!

O campus dispõe de:

  • Quartos duplos e individuais (escolhidos aleatoriamente)
  • Cozinha comunitária
  • Banheiros secos, banheiros para xixi e chuveiros
  • Lavanderia
  • Art e Decot (espaço de artes)
  • Living (sala para conviver, jogar, fazer música)
  • Biblioteca
  • Doca (sala de aula ao ar livre)
  • Templo Sachcha (oca para partilhar e  fazer as atividades)

 

NATUREZA:

A natureza que nos rodeia é fundamental na jornada! Ela é amiga, apoio, refúgio, abastecedora de energia… O rio Piracanga, a mata e a praia são nossos grandes templos naturais!

Durante o processo você vai perceber que a natureza te guia e que muitas das aprendizagens acontecem quando olhamos ao redor.

 

ROTINA:

A semana dos unis é de 6 dias de atividades e 1 dia livre. Começamos o dia sempre todos juntos às 9h. Temos dois períodos de atividades: o da manhã, das 9h30 às 12h30, e o da tarde, das 14h30 às 16h30. A programação desses períodos varia de acordo com o momento em que estamos no programa e com a necessidade do grupo, podendo ser preenchida por:

  • Cursos
  • Vivências e dinâmicas com os guardiões da Uni
  • Palestras e workshops com convidados
  • Univiva (momento dedicado para cuidar, reformar e limpar o campus)
  • Partilhas (momento em grupo de compartilhar os processos individuais e/ou coletivos)
  • Momento Artístico
  • Filmes
  • Saídas de campo
  • Trabalho nos projetos Inkiri

 

CURSOS INCLUSOS:

  • Curso de entrada
  • Iniciação em Reiki Essencial 1
  • Curso de Meditação das Rosas
  • Curso de Leitura da Aura (valor extra de R$ 100,00)
  • Visita de campo em alguma realidade ao redor de Piracanga

REFEIÇŌES:

Com exceção do dia livre, todos os dias os Unis almoçam no Café Lotus, de alimentação vegana. O café da manhã e o jantar são preparados pelos próprios Unis em casa. Parte do valor do programa é destinada a um fundo alimentício autogestionado pelos participantes, que se organizam para comprar os alimentos e preparar essas duas refeições.

 


 

NATAL, ANO NOVO E CARNAVAL:

No programa você vai ter a oportunidade de passar essas datas especiais com a sua nova família e com a Comunidade Inkiri.

  • Ceia de Natal – No dia 24/12 o Restaurante Inkiri, a Comunidade e a Uni se reúnem para uma celebração linda de Natal e no dia 25 sempre rola uma celebração na Uni com amigo secreto especial organizado pelos Unis  
  • Retiro de Ano Novo – Os Unis participarão de algumas atividades do retiro de Ano Novo de Inkiri Piracanga.
  • Festa de Ano Novo – Na virada do ano a maior festa de Piracanga acontece e os Unis são convidados especiais 😉 Rola muita música, muita dança, muitos abraços e muuuuito amor. Já pensou em virar o ano com essa energia? 😉
  • Carnaval – O Carnaval em Piracanga é sempre um acontecimento, tem festa de carnaval, bloco e muito dança! É o momento que celebramos o fim de muitos ciclos e celebraremos juntos o fim do ciclo da Uni 🙂

Essas festas e celebrações já estão inclusas no programa da Uni <3

 


REGRAS:

Para que o programa flua, é essencial que os participantes estejam cientes e de acordo com algumas regras muito importantes para o trabalho aqui em Inkiri Piracanga:

  • Usamos somente produtos 100% biodegradáveis, porque nosso tratamento de água é 100% natural e não dá conta de digerir químicos
  • Mantemos uma alimentação vegetariana (sem carnes) dentro de Inkiri Piracanga
  • Não fazemos uso nem permanecemos sob efeito de nenhum tipo de drogas (álcool, maconha e outros) dentro de Inkiri Piracanga.

VALORES:

Para inscrições feitas até 1 de Novembro
No cartão em até 10x com 5% de desconto: R$7410,00
No boleto à vista com 15% de desconto: R$6630,00

Para inscrições feitas após 1 de Novembro
No cartão em até 10x: R$7800,00
No boleto à vista com 10% de desconto: R$7020,00
Isso fica R$ 86 por dia! Com alimentação, hospedagem e suas festas de final de ano inclusas  😉

Nestes valores estão incluídos:

  • Hospedagem em quartos duplos ou individuais no campus da Universidade Viva Inkiri ou na Casa Floresta, em Piracanga
  • Todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar)
  • Cursos, workshops, palestras e vivências incluídos no programa
  • Transporte Itacaré – Piracanga / Piracanga – Itacaré
  • Facilitação de todo o processo
  • Acompanhamento dos participantes e orientações
  • Materiais para a limpeza da casa, papel higiênico, gás para fogão e chuveiros
  • Taxa de gestão dos resíduos sólidos
  • Taxa de Pegada Ecológica: Ao participar do programa, você também contribui para a compensação de emissões de CO² na natureza ao pagar uma taxa obrigatória de R$ 15. Esta é uma bela forma fazer parte do ciclo de ações sustentáveis que realizamos por aqui. Saiba mais.
  • Ceia de Natal
  • Festa de Ano Novo
  • Algumas atividades do Retiro de Ano Novo Inkiri Piracanga
  • Festa de Carnaval

 

Nestes valores não estão incluídos:

  • Transporte Ihéus – Itacaré / Itacaré – Ilhéus   (para reservar seu transporte, clique aqui
  • Produtos de higiene pessoal. Na loja da Plante!, você pode adquirir seus produtos 100% biodegradáveis
  • Demais despesas pessoais, como lanches entre as refeições ou alimentos fora do fundo alimentício
  • Despesas de viagens e passeios com a turma

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.