09.12.2019 - 01.02.2020

A Escola da Natureza é responsável por todo o planejamento e gestão ambiental que estruturam Inkiri Piracanga, grande referência de comunidade intencional e ecológica no Brasil e no mundo. Com o propósito de multiplicar todo o conhecimento e as práticas desenvolvidas aqui, preparamos uma formação imersiva de 2 meses, onde iremos unir as práticas de gestão ambiental realizadas pela Escola da Natureza, a rica oportunidade de experimentar a vida comunitária em Inkiri Piracanga e o conjunto de conhecimentos e habilidades abordados no currículo do Gaia Education – Educação em Design de Ecovilas.

Os programas de EDE são baseados nas quatro dimensões intrínsecas da experiência humana: : Social, Visão de Mundo, Ecológica e Econômica. Esse currículo foi criado com base na experiência e no conhecimento de algumas das mais bem-sucedidas ecovilas no mundo, pelo GEESE – Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth, e hoje com mais de 270 programas realizados, é um dos programas de Ação Global da ONU em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. 

No Gaia Inkiri Piracanga, combinamos a investigação teórica proposta por esse currículo com o trabalho de excelência realizado na comunidade, a fim de empoderar os indivíduos com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades e agir na transformação que o planeta pede agora. Durante essa experiência também teremos trabalhos de autoconhecimento, cura e purificação energética através da natureza e a oportunidade de integrar o conhecimento e vivenciar a permacultura e sustentabilidade em todas as suas dimensões.

Como funciona?

O fluxo do programa é dividido em dois momentos complementares e que juntos visam criar uma base sólida para  essa transformação e atuação no desenvolvimento de uma cultura regenerativa. Iremos mergulhar juntos em uma jornada de compreensão do nosso papel no Planeta Terra, tanto quanto indivíduos como espécie, para deixarmos de destruir e, progressivamente, nos tornarmos agentes da regeneração.

Módulo 1 (9 DEZ – 4 JAN) – Nas primeiras quatro semanas abordaremos os conteúdos do Gaia Education, de forma holística e integrada com a vida em Inkiri Piracanga. Iremos mergulhar nas quatro dimensões propostas pelo currículo através de palestras, vivências e atividades diversas, facilitadas pelos membros da Comunidade Inkiri em suas especialidades. Essa primeira parte do programa concentra informação teórica e de caráter introdutório sobre cada tema. O primeiro módulo abordará os seguintes conteúdos e Atividades:

  • Curso e Iniciação em Reiki 1
  • Curso de Meditação das Rosas (Limpeza e Proteção Energética) 
  • Visita guiada e apresentação dos Projetos Inkiri
  • Construindo Comunidades Intencionais e Ecovilas
  • Organização Social e Econômica da  Comunidade Inkiri
  • Liderança e Tomada de decisão
  • Ferramenta Comunicação – Introdução ao Fórum ( construindo mais verdade, transparência e confiança em coletivos) e Comunicação Não Violenta
  • Redes, Ativismo e Ações de Impacto – teórico
  • Arte e Criatividade a serviço social
  • Integração Masculino e feminino
  • Ecologia profunda
  • Práticas de Design Sustentável e Introdução a Permacultura
  • Nova Economia e o Empreendedorismo Social
  • Moedas e Bancos e Comunitários
  • Alimentação Consciente I
  • Produção e Consumo de Alimentos 
  • Agroflorestas e Abelhas Nativas sem ferrão I
  • Gestão de Resíduos e Saneamento Ecológico
  • Saúde Integrada e medicinas naturais
  • Bioconstrução e Energias Renováveis
  • Feitio de Produtos Biodegradáveis
  • Introdução ao Dragon Dreaming 
  • Dinheiro e Criação de Realidade
  • Visão holística do Mundo e as Leis Universais

**Esse módulo inclui festa de Natal e festa de Ano Novo junto a comunidade Inkiri.

 

  

Módulo 2 (6 JAN – 1 FEV) Após essa jornada pelas quatro dimensões intrínsecas do comportamento humano, você estará pronto para ir um pouco mais profundo nessa proposta de mudança de cultura. Através de palestras, vivências e elaboração de projetos colaborativos, você poderá direcionar seu aprendizado para temas de maior interesse e colocar o conhecimento adquirido e seus dons e talentos em prática, a serviço da transformação planetária, realizando ações na comunidade Inkiri e outras comunidades na região. O segundo módulo abordará os seguintes conteúdos e Atividades:

  • Integração e Participação nos Projetos Inkiri
  • Aprofundamento no Fórum
  • Agroflorestas e Abelhas Nativas sem ferrão II
  • Saneamento Ecológico II
  • Dona de Casa Ecológica – Produtos de Limpeza Biodegradáveis
  • Conceitos e Práticas Lixo Zero
  • Alimentação Consciente II
  • Produção de Alimentos Orgânicos – Visita de Campo
  • Elaboração de Projetos Colaborativos – Dragon Dreaming
  • Estudo dos Chakras
  • Despertar da Intuição através da Natureza
  • Redes, Ativismo e Ações de Impacto – prático
  • Reiki II

Durante todo o programa teremos momentos de partilhas semanais guiadas pelos guardiões da Escola da Natureza, vídeos educativo-ambientais, práticas de meditação, mutirões de trabalho, danças circulares, momentos de celebração e tempo livre para desfrutar do banho de rio, mar e todas as delícias de estar imerso a natureza. 

 

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

 

HOSPEDAGEM

Os participantes ficarão alojados em uma casa coletiva, com quartos duplos ou individuais, cozinha equipada e chuveiro com água quente. Sugerimos esse tipo de acomodação pois a casa se tornará um grande laboratório para experimentação em vida comunitária, onde sua organização e funcionamento serão de responsabilidade de todos que ali vivem, compartilhando tarefas diárias e construindo acordos de convivência que irão permear toda a experiência, reiterando a responsabilidade de cada indivíduo na criação de sua realidade social.

**Para outras formas de alojamento é necessário consultar disponibilidade e valores.

 

ALIMENTAÇÃO

Todas as refeições são de responsabilidade de cada participante e podem ser preparadas na própria casa, de forma individual, coletiva ou pode ser feita em nosso restaurante. Incluímos no valor do programa um jantar de boas vindas na noite de chegada, o café da manhã e almoço do primeiro dia, para que você possa se organizar com calma, comprar alimentos, ir a feira e se adaptar com a rotina de alimentação. 

 

GUARDIÃS

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras).

Atualmente, vive na ecovila de Piracanga, na Bahia, e trabalha na Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e vivência em comunidade. 

Janaina Lucena Riccioppo é formada em produção de eventos pela George Brown College – Toronto, Canadá e Designer em sustentabilidade desde 2015, quando completou sua certificação EDE em abril de 2015 em Terra Una. Na Comunidade Inkiri, Janaina é a guardiã do projeto Ser Inkiri e responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental, trabalha com gestão de resíduos e é também facilitadora de danças circulares sagradas.

 

Marcia Vargas Cortines Peixoto tem formação em Ciências Biológicas e mestrado em Agroecologia. Atuou nas áreas de agroecologia, criação de abelhas, educação ambiental e para a transição planetária, educação alimentar e DETOX, culinária e  vida comunitária. Desde 2012 vive principalmente em Comunidades intencionais e Ecovilas. Habitou e se inspira bastante em Tamera (Portugal), uma comunidade e Centro de Pesquisa para a Paz comprometida com a criação e apoio a projetos engajados em promover uma mudança sistêmica e o desenvolvimento de comunidades baseadas na confiança, transparência e cooperação entre todos os seres. 

Atualmente habita em Piracanga,  é responsável pelo manejo e criação de abelhas indígenas – Meliponicultura –   e se dedica também a projetos de Educação para uma cultura regenerativa e sustentável e projetos agroecológicos de Reflorestamento, Jardinagem e produção de alimentos.

 

FACILITADORES CONVIDADOS

 

Celeste Chiarotti nasceu na Argentina e é professora de Leitura da Aura desde 2012, onde atua na criação de cursos de autoconhecimento e trabalho interior. No Gaia Inkiri irá ministrar o tema ligados ao Despertar e Transformação da Consciência, Espiritualidade, Criação de Realidade e uma Visão Holística do Mundo. 

 

 

Juliana Faber se dedica a sensibilizar as pessoas da conexão profunda entre as plantas e as nossas águas. Guardiã do Templo das Águas e criadora da Plante!, Juliana trará contribuições de suas vivências em Institutos de Permacultura, Educação Ecológica, saúde integrada, Cura através das medicinas medicinais, tinturas, produção de cosméticos e outros produtos biodegradáveis. 

 

Bruno Tambellini é  responsável pelo desenvolvimento e gestão dos sistemas de saneamento aplicados no centro Inkiri Piracanga, é parte da comunidade desde 2011, com vasta experiência em permacultura e saneamento ecológico. Hoje coordena o programa voltado para jovens: UNI viva, em Inkiri Piracanga

 

Diego Mattar responsável pela criação do Banco Inkiri e a nossa moeda local, Diego é economista e estará trazendo sua experiência e visão com respeito a uma nova economia para esse período de transição planetária. 

 

 

 

 

Filipe Freitas é educomunicador, mestre em psicossociologia de comunidades e ecologia social, com sua pesquisa direcionada para comunidades intencionais e ecovilas. É treinador certificado do Gaia Education, professor didata de biodanza e facilitador de grupos. Atua como consultor em sustentabilidade, com ênfase em design social e desenvolvimento humano, trabalhando para órgãos públicos, empresas e instituições de ensino. É também realizador audiovisual com trabalhos exibidos em televisão e premiado em festivais.

VALORES


FORMAÇÃO COMPLETA
Duplo: R$3694 (a vista)
Individual: R$4061 (a vista)

MÓDULO I
Duplo: R$2364 (a vista)
Individual: R$2667 (a vista)

MÓDULO IIsó é possível a participação nesse módulo mediante participação finalização do módulo 1 ou certificação em outro programa EDE – Gaia Education.

 

Os valores incluem todos os cursos e atividades propostas pelo programa, acomodação e transporte de Itacaré a Piracanga.

 

  • Os valores podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito com acréscimo de 10% no valor
  • No caso de desistência após o início do programa, não há devolução de valores.
  • Incluímos no valor do programa a acomodação referente a 1 dia que antecede o início do programa e 1 dias após o término do programa. Diárias fora deste período são de responsabilidade de cada um.

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.