06.11.2019 - 27.11.2019

Nos dias 6 de novembro até e 27 de novembro , o Centro Inkiri Piracanga vai sediar a formação de Aguahara. Os participantes vão aprender as bases desta linda técnica aquática de reconexão e meditação, vivendo uma experiência de autoconhecimento e trabalho interior nas águas do rio Piracanga e do mar do litoral sul da Bahia

O que é Aguahara?

Aguahara é uma terapia aquática que permite acessar estados profundos de consciência através de movimentos suaves e contínuos, além de nos conectar com a experiência que vivemos no ventre materno, restabelecendo a harmonia geral do corpo, mente, emoções e espírito.

Ela poderia ser chamada de uma massagem ou uma terapia aquática realizada em uma sessão de profundo relaxamento, mas é mais do que isso: é uma arte que cura! Aguahara não é feita com os dedos, nem com pressão direta sobre os músculos, todo o trabalho é realizado pela água através dos movimentos que o facilitador faz com o corpo da pessoa em atitude passiva, são esses movimentos que serão ensinados e praticados neste curso.

É uma abordagem inspirada em Tai Chi, Watsu, dança aquática, contato improvisação, práticas meditativas e artes marciais, podendo também ser compreendida como massagem aquática consciente.

Quais são os benefícios da Aguahara?

O curso e a prática de Aguahara traz como benefícios:

• Relaxamento profundo, físico, mental e emocional;
• Limpeza e desintoxicação a níveis físico, mental e energético;
• Ativa a circulação do sistema linfático;
• Estimula a regeneração do sistema nervoso;
• Permite curar o vínculo com a água em casos de traumas;
• Alivia dores musculares e nas articulações e é especialmente recomendada para problemas de coluna e fibromialgia;
• Proporciona a sensação de estar no ventre materno em proteção profunda e pacífica;
• Sensação de leveza, bem-estar e liberdade;

Além disso, depois dessa imersão, o participante poderá se formar como facilitador da terapia de Aguahara! Junto a isso, cada participante terá um acesso completo a tudo que o universo que Inkiri Piracanga oferece: a vida em comunidade, atividades, vivências, bem como o contato com a nossa natureza!

Qual é o conteúdo do curso?

O conteúdo do curso inclui a prática de exercícios individuais e em grupo, aulas práticas e teóricas, sessões de dança aquática, treinos supervisionado e partilha da experiências com todo o grupo. A maior parte do tempo estaremos nas águas cálidas, calmas e claras do rio de Piracanga, mas haverá também espaço para atividades fora da água.

A formação trabalhará com as seguintes bases:

• encontro e preparação de uma sessão;
• enraizamento;
• conexão com o Hara e o centro;
• apoio;
• movimentos técnicos específicos;
• teoria;
• trabalho corporal na terra;

Neste curso iremos introduzir os princípios e ferramentas do trabalho corporal aquático. Treinaremos a escuta de nosso ser e águas internas, buscando entrar em sintonia e conexão com a grande dança que se cria de tanto quem oferece como quem recebe a sessão.

Viveremos uma jornada pelas águas do rio Piracanga e sua praia, é uma oportunidade de conhecer um lugar natural muito especial. A formação é um convite para uma experiência cativante e intensa de auto-descoberta, aprofundando nossa consciência e conexão com este elemento e com nos mesmos.

Ampliaremos nossa convivência e percepção de como nos movemos, como mover outro corpo na água e como permitimos ser movido, em uma dança na qual a água é, ao mesmo tempo, um campo sagrado e agente de vinculação.

O que é a formação em Aguahara?

A formação em Aguahara nos permitirá experienciar diversas qualidades e aspectos energéticos deste elemento excepcional que é a ÁGUA. Aprofundaremos na dança aquática em também no fluir livre.

Celebraremos as virtudes da água, compreendendo algumas das conexões com nossos corpos e nossas emoções. Apoiadas por conceito da ecologia profunda, descobriremos aspectos do desenvolvimento do planeta como um sistema vivo que tem a água como sua matriz essencial e suas relações com o surgimento e o desenvolvimento dos seres humanos e de outras espécies.

Serão 3 semanas focadas nesse aprendizado aqui no Centro Inkiri e as margens do Rio Piracanga. O curso contém 3 módulos, sendo que será realizado 1 módulo por semana.

Quais são as atividades do Curso?

As atividades são intensas, então, é preciso de foco, concentração e disposição. Serão cerca de 4 a 5 horas por dia dentro da água e até 3 horas de teoria e outras atividades fora da água.

A formação é dividida em 3 níveis:

Aguahara Nível 1 (Primeira semana)

No primeiro nível você aprenderá mais sobre:

  • contato com as propriedades físicas e mágicas da água, criando um vínculo com este elemento e com você mesmo;
  • aprenderemos a nos conectar com nosso centro energético (Hara);
  • postura do terapeuta, as manobras na superfícies e as transições entre elas;
  • vamos nos encontrar com o outro: como podemos recebê-lo, perceber o seu estado, conectar-se e preparar o espaço para o início do trabalho de uma sessão, encontrar qual é a transição consciente da verticalidade / gravidade para a horizontalidade / flutuação, sincronizar o ritmo de respiração para encontrar essa mudança, algo proposto pela Aguahara de forma individual e única.

Este nível é o princípio de tudo o que vem depois, é ideal para que sejamos capazes de receber todos na água, fazer com que se sintam tranquilos e relaxados, trabalhando os seus aspectos físicos, mentais e emocionais.

Aguahara Nível 2 (Segunda semana)

Vamos conhecer o mundo subaquático. É o momento de aprender a entender como é o trabalho utilizando o clipe nasal, uma ferramenta fundamental para o trabalho de Aguahara dentro da água.

Aprenderemos como introduzir uma pessoa na experiência de imergir na água, mantendo a confiança e relaxamento que adquirimos no primeiro nível. Seguiremos aperfeiçoando técnicas, manobras, transações entre manobras de superfície e dentro da água, assim como as propostas de sessões. É o início do trabalho do diálogo ativo com a água e toda a sua potência de sustentação e cura.

Aguahara Nível 3 (Terceira semana)

O terceiro nível de Aguahara é focado ainda mais na imersão na água, complementando e integrando com este elemento, trazendo mais fluidez e conexão, de modo que é feito um trabalho de transição para que as sessões se tornem um fluxo único, em um único movimento, uma dança, uma união entre o terapeuta e o participante, criando um espaço onde dar e receber pode transcender.

Tendo o nível 1 e 2 como apoio, o nível 3 une todas as ferramentas aprendidas, é um espaço para aprimorá-las e criar um espaço criativo e de alta vibração, gerando um verdadeiro canal pessoal de intuição, experimentação e expansão para o terapeuta.

 

IMPORTANTE: A programação da formação está sujeita a alterações de acordo com as condições climáticas dos dias, bem como a vibração do grupo e intuição dos facilitadores

Para quem é recomendado?

A formação é recomenda para todos aqueles que tem interesse em se tornar terapeutas de Aguahara, querem se formar e levar a prática para a sua vida, em especial, pessoas que tem um chamado forte com a água, massagistas, dançarinos, fisioterapeutas, terapeutas alternativas e holísticos, psicólogos, dentre outros

É importante saber que a nossa abordagem contém uma proposta que permitirá que cada pessoa descubra dimensões transformadoras do trabalho na água, de modo que não é necessário ter experiência prévia para usufruir da imersão e aprofundar a consciência do mover e do sentir na água.

Além do que já falamos anteriormente, a prática é recomendada para todos aqueles que querem viver uma experiência diferente, aliviar tensões e liberar o estresse. Ela atende tanto aqueles que amam a água quanto aqueles que ainda não sabem nadar.

É importante saber que a Aguahara também pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos. É uma terapia muito recomendada para grávidas e futuros pais, por ajudar a se conectar com o bebê que está a caminho. Para aqueles que tem fobia da água ou traumas relacionados à água, essa é uma ferramenta muito indicada para a cura dessa relação.

O que trazer?

Devido ao contato constante com a água todos os dias, é recomendado trazer:

  • Tampão para os ouvidos;
  • roupa de neoprene ou camiseta de surf manga longa;
  • chapéu.

Alimentação e hospedagem

Este programa não inclui alimentação completa. Nós oferecemos as 3 primeiras refeições para que você possa chegar e se adaptar tranquilamente com a rotina da formação. Além disso, os almoços estão inclusos, ficando o café da manhã e o jantar por conta de cada participante.

Em Inkiri Piracanga há também um empório com alimentos integrais e secos e a comunidade recebe feiras com frutas, legumes e hortaliças 3 vezes por semana onde você poderá comprar os alimentos para cozinhar na sua casa.

A hospedagem será em um das Casas Inkiri, que é uma casa comunitária em que todos os participantes passarão o tempo da formação juntos e poderão trocar experiências e sentir como é a vida em comunidade.

VALOR

A formação tem custo de R$2.800

Os valores já incluem transporte, jantar, café da manhã e almoço da chegada, hospedagem e curso. Podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito ou pagos com 10% de desconto à vista no boleto.

 

Facilitadores

Mauricio Castillo Ocampo é psicólogo e terapeuta especializado e Aguahara e Thai Massagem. Dedica-se a, através da conexão profunda de relaxamento, criar um campo que permita às pessoas a encontrarem respostas para suas questões, abrirem-se para insights sobre si mesmos e evoluírem como seres humanos.

 

Peggy Mars é mãe de 4 filhos, psicóloga para crianças e famílias, Leitora da Aura, parteira e é especializada no Oráculo do Nascimento, uma Leitura da Aura temática que revela informações contidas nas memórias da concepção, gestação e do nascimento.

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.