01.07.2019 - 27.07.2019

A Escola de Serviço de Inkiri Piracanga é uma oportunidade de autoconhecimento por meio da prática espiritual do “seva”, o serviço desinteressado, possibilitando que o participante viva a espiritualidade na prática.

O QUE É O PROGRAMA

A Escola de Serviço é um programa de residência que acontece em Inkiri Piracanga e possibilita o autoconhecimento através do Seva (Serviço Desinteressado) e da Vida em Comunidade.

Durante o período proposto, os participantes compartilham uma casa e atuam onde for necessário nos projetos, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e interagindo com as pessoas que vivem em Inkiri Piracanga.

“O Seva (Serviço Desinteressado) é uma poderosa prática espiritual. A questão não é O QUE você está fazendo, mas COMO, PORQUE e PARA QUEM. Acordar pela manhã consciente de que você está acordando para servir ilumina a alegria de viver. Se existe consciência do serviço, você transforma o “fazer” em uma oração, em uma forma de manter e aumentar a chama da conexão.”  – Sri Prem Baba

NOSSOS PILARES

O programa tem três pilares que sustentam a experiência para que ela seja a mais rica possível:

  • Serviço Desinteressado: Servir é fazer o que precisa ser feito, colaborando para realização de uma atividade sem ser beneficiado ou esperar algum tipo de recompensa.
  • Vida em Comunidade: É compartilhar a vida considerando o bem comum, conciliando o interesse coletivo com as vontades e interesses individuais.
  • Autoconhecimento: Vivenciar cada atividade e cada relação com foco na auto observação e na auto responsabilidade.

ATIVIDADES

A base da Escola de Serviço é a atuação nos projetos Inkiri. Serão escolhidos dois projetos em que o participante servirá 3 horas por dia em cada um deles. A escolha será feita com base na disponibilidade e necessidade da Comunidade Inkiri. Essa atividade possibilita aos participantes vivenciarem e desenvolverem seus dons / talentos e quebrar crenças limitantes.

Os participantes organizam e executam as atividades referentes a casa onde moram, por exemplo: as compras, as refeições, a limpeza, entrega de resíduos, dentre outras. Essas atividades permitem que o participante perceba como está vivenciando os seus relacionamentos: necessidades individuais X coletivas, a arte de compartilhar, os seus posicionamentos, a forma de se expressar, dentre outras..

Além do serviço e da vida em comunidade, o participante receberá duas ferramentas incríveis para o seu dia a dia: o curso em Reike I, Iniciação em Reiki I e o curso de Meditação das Rosas (Uma técnica de limpeza e proteção energética muito utilizada em Inkiri Piracanga). Todos os dias o participante poderá fazer a meditação guiada que acontece no Centro Inkiri.

Semanalmente haverá uma partilha onde o participante poderá falar como foi a sua semana, o que está vivendo e a experiência como um todo.

 

PARA QUEM

A Escola de Serviço é uma excelente porta de entrada para quem quer viver em Inkiri Piracanga ou apenas experimentar a vida em comunidade. Também é uma oportunidade para quem está buscando o autoconhecimento, pois servir abre a possibilidade de se observar e se transformar.

O programa é destinado para adultos que estejam dispostos a cumprir os acordos abaixo.

 

NOSSOS ACORDOS

Os acordos são a base, a estrutura do relacionamento e da vida, e representam as escolhas do participante:

  • A Escola de Serviço tem uma linha de trabalho, um caminho a ser percorrido. Por isso não é possível fazer outros cursos ou retiros durante o programa;
  • As atividades propostas, partilha e as horas de seva são obrigatórias. Elas são fundamentais para atingir o objetivo do programa;
  • Saídas de Piracanga fora do dia de folga devem ser avisadas previamente aos guardiões do programa;
  • Confidencialidade, tudo falado e vivido fica no grupo. Assim criamos um espaço de confiança para que possamos nos entregar por inteiro;
  • Consideramos importante a pontualidade nas atividades propostas;
  • A reposição de itens do dia a dia (papel higiênico, bucha, gás, liquidificador, dentre outros) são por conta dos participantes;
  • O programa fornece equipamentos que caso quebrem ou estraguem, deverão ser repostos pelos participantes (exemplos: liquidificador, panelas, jarras, caixa de guardar alimentos, potes, dentre outros);
  • É muito importante que durante o programa, os participantes não ofereçam técnicas terapêuticas de qualquer natureza para outros participantes da turma e também de qualquer outro curso, retiro ou programa e residência em Inkiri Piracanga;
  • Jejuns devem ser feitos somente com acompanhamento dos responsáveis e da equipe de saúde e bem estar do Centro Inkiri;
  • Não é permitido usar álcool, drogas e cigarro em Inkiri Piracanga;
  • Só é permitido usar produtos de higiene e limpeza biodegradáveis, pois é a forma de cuidar da nossa água;
  • Durante o programa vamos tirar fotos e fazer vídeos para divulgação do programa. Se você não quiser aparecer, por amor, nos informe com antecedência.

O não cumprimento dos acordos podem levar a exclusão do programa!

A CASA

As casas disponíveis para receber os participantes contém quartos individuais e duplos, onde os participantes serão alocados de acordo com a opção feita no momento da inscrição. A cozinha é compartilhada e está equipada com fogão, panelas, talheres, panos de prato e de chão, liquidificador, sabão, bucha, gás e caixas para guardar alimentos.

A substituição de itens de consumo (bucha, papel higiênico e gás) e de equipamentos danificados (Liquidificador ou panelas, por exemplo) é de responsabilidade dos participantes.

ALIMENTAÇÃO

Os participantes são responsáveis pelas compras e elaboração das suas refeições. Para auxiliar nessa tarefa temos em Piracanga:

  • Os gastos com a alimentação de cada participante não está inclusos no valor do programa;
  • 3 feiras semanais com frutas, folhas e legumes que atendem ao Centro Inkiri e moradores da ecovilla;
  • Um empório que tem uma grande variedade de produtos: frutas secas, grãos, cacau, azeite, cremes de castanha e amendoim, funghi, papel higiênico, kombucha, arroz, dentre outros;
  • A alimentação é vegetariana, sendo um dos acordos não consumir nenhum tipo de carne ou embutido;

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Posso fazer outros cursos e retiros durante o programa?

A Escola de Serviço tem uma linha de trabalho, um caminho a ser percorrido. Por isso não é possível fazer outros cursos ou retiros durante o programa. As propostas são diferentes e um trabalho interfere no outro.

A Escola de Serviço é para qual faixa etária?

O programa está disponível para maiores de 18 anos. As turmas normalmente são formadas majoritariamente por pessoas entre 30 e 40 anos, mas sempre temos pessoas com mais de 40 ou menos de 30. Todos que querem se entregar e vivenciar essa experiência são muito bem vindos!

Como é feita a escolha dos projetos?

A escolha é feita no final da primeira semana do programa com base nas necessidades de cada projeto e da disponibilidade de vagas. Além disso, os interesses e talentos dos participantes também são levados em consideração nessa escolha.

É possível chegar antes e/ou sair depois das datas do programa?

Sim, sem problema nenhum. Serão cobradas diárias extras de acordo com acomodação desejada: Se hospedar no Centro Inkiri ou na seção “Aluguel de Casas e Quartos” do nosso site.

Quero participar do programa e quero levar meus filhos, como funciona?

Temos observado que famílias ou mães/pais com crianças não conseguem desfrutar da proposta do programa por inteiro. Então criamos uma outra imersão com foco na família.

Gostaria de participar do programa mas não tenho disponibilidade para o período todo. Posso participar?

Se você quer vir no começo do programa e sair antes, é possível sim. Chegar com o programa em andamento já não é possível porque o grupo já criou uma identidade e o trabalho já está em curso.

DEPOIMENTO DE EX PARTICIPANTES

“Na Escola de Serviço, eu tive a chance de produzir conteúdos novos e inspiradores e fazer coisas que eu não sabia que seria capaz de fazer.” – Fernanda Vieira – Escola de Serviço Outubro/2018

“Imergir no serviço e no autoconhecimento me permitiu acessar partes de mim que buscava há algum tempo.” – Matheus Boscariol – Escola de Serviço Outubro/2018

FACILITADORES

Betão. Nascido em Belo Horizonte, reencontrou o caminho espiritual depois de mais de 25 anos de mundo corporativo. Facilita o curso de Meditação das Rosas, as aulas regulares de O-DGI e apoia vivências e atividades que acontecem no Centro Inkiri. Atualmente mora em Piracanga onde colabora no acolhimento e atendimento dos visitantes e integra a Comunidade Inkiri desde 2016.

 

Pablo Cáceres. Nascido no Uruguai, se considera um buscador espiritual desde sempre. Realiza estudos desde 2007 focados no desenvolvimento do ser. Facilita diferentes cursos e retiros sobre autoconhecimento desde 2012. Atualmente mora em Piracanga onde colabora na criação e desenvolvimento de projetos comunitários, cursos, retiros, e integra a Comunidade Inkiri desde 2011.


 

VALORES

QUARTO DUPLO: R$ 1.759

QUARTO INDIVIDUAL: R$ 2.315

Os valores podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito ou pagos com 10% de desconto à vista no boleto.

Esse programa é aberto a famílias, com a possibilidade de integração dos filhos na Escola Inkiri durante o período de imersão. Nesse caso, você deve primeiramente entrar em contato com os responsáveis da Escola para uma entrevista.

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.