12.08.2019 - 02.09.2019

 

Esse é um programa de caráter inspirador, sensibilizador e imersivo, que aborda diferentes temáticas práticas e cotidianas da permacultura e da vida em comunidade. Uma jornada pelos ecossistemas da mata atlântica a fim de ampliar o contato com os mesmos e a consciência ecológica, de forma a reconectar o ser humano à sua função no planeta. Essa experiência é uma introdução a alternativas ecológicas para a criação de um mundo mais sustentável e se divide em três módulos de uma semana cada, onde cada semana é inspirada em um dos três princípios éticos da permacultura:

1. CUIDADO COM AS PESSOASCuide de si, da família e da comunidade.

  • Escolhas pessoais e propósito de vida
  • Organização comunitária
  • Spa ecológico
  • Medicina natural
  • Esportes e vivência na natureza
  • Reiki 1
  • Danças circulares

Uma semana de reconexão consigo e com os seus sonhos, realizando práticas de autocuidado e o cuidado com as relações. Vamos experimentar ferramentas de organização comunitária e entender melhor as relações humanas. Como tenho cuidado de mim? Como tenho me relacionado com o outro?

2. CUIDADO COM A TERRAReconstrua o capital natural

  • Reflorestamento
  • Sistemas Agroflorestais
  • Compostagem
  • Let it Bee – Criação de Abelhas nativas sem ferrão
  • Conexão com os Ecossistemas da Mata Atlântica presentes:  Floresta, Manguezal , Rio e Restinga
  • Bioconstrução
  • Sementes e a lógica abundante da Vida

Uma semana de reconexão com a terra e a natureza a qual somos parte. Vamos experimentar a vida integradas aos ciclos naturais e interagir com os recursos naturais, o reino animal e vegetal de forma regenerativa. Eu me sinto parte desse todo? Como me reconhecer parte da natureza? O que está acontecendo com o mundo a nível ambiental?

3. PARTILHA DO EXCEDENTE – Estabeleça limites para o consumo e redistribua o excedente

  • Consumo consciente
  • Cultura Lixo Zero
  • Negócios sustentáveis
  • Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA)
  • Economia local, banco comunitário e moeda social
  • Alimentação consciente

Uma semana de reflexão sobre como as escolhas pessoais refletem no planeta, buscando e conhecendo soluções para que nossa presença no planeta seja sustentável. O que você quer compartilhar com o mundo? Que marcas você quer deixar? Que frutos vamos colher?

Esse programa é  indicado para todas as pessoas interessadas na vida em comunidade e em explorar os temas da ecologia e da reconexão de si com a Natureza da qual somos parte. Se direciona tanto para iniciantes quanto para experientes no mundo da ecologia e sustentabilidade e visa proporcionar aos participantes a rica e profunda experiência comunitária que tem como princípio a sustentabilidade e o autoconhecimento.


ATIVIDADES

Serão em média seis horas de atividades diárias, incluindo atividades físicas e necessidade de caminhada. As atividades incluem desde o conteúdo teórico e prático mencionados acima, práticas de meditação, partilhas do coração, outras atividades oferecidas pela comunidade Inkiri e saídas de campo para conhecer outras atividades na região.

Teremos um dia livre na semana, onde os participantes podem desfrutar de toda beleza e tranquilidade da região e cuidar de seus afazeres pessoais. Este programa está aberto a acolher famílias, desde que as crianças estejam acompanhadas de um responsável que não participe do programa ou esteja engajada nas atividades da escola Inkiri (maiores de 5 anos).

HOSPEDAGEM


Todos os participantes ficam acomodados em uma casa compartilhada, em quartos duplos,onde podem experimentar as delícias e desafios da vida comunitária. A organização e manutenção da casa são de responsabilidade de todos que vivem nela, compartilhando tarefas diárias e construindo acordos de convivência que irão permear toda a vivência, reiterando a responsabilidade de cada indivíduo na criação de sua realidade social.

ALIMENTAÇÃO


A alimentação não está inclusa no programa. Oferecemos as três primeiras refeições de chegada para que todos possam chegar com calma e se organizar. Todas as outras refeições são de responsabilidade de cada participante e pode ser preparado na casa, de forma coletiva ou no nosso restaurante. Na ecovila há um empório com alimentos integrais e secos e a comunidade recebe feiras com frutas, legumes e hortaliças 3 vezes por semana onde você poderá comprar os alimentos para cozinhar na sua casa. Lembrando que é proibido o consumo de qualquer tipo de carne!

Fazemos um convite para que você venha com o coração aberto para essa jornada transformadora de reconexão com natureza, uma jornada de autoconhecimento rumo a criação de uma nova cultura de amor e cuidado por e com todos os seres.

CUSTO

O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado em 10 vezes no cartão de crédito:

  • à vista: R$2.520
  • parcelado: 10 vezes de R$280

Inclui: estadia em quartos na Casa Floresta, que conta com cozinha, atividades diárias do programa e atividades noturnas abertas da Comunidade Inkiri Piracanga, entre elas Danças Circulares, meditações, vivências e celebrações + transporte ida e volta Itacaré-Piracanga + taxas ecológicas.

Alimentação não está inclusa e é de responsabilidade de cada participante.

FACILITADORES

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras) na cidade de Parati – RJ .

Desde 2011  vive na ecovila de Piracanga, sendo responsável pela Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e organização comunitária.  

 

Marcia Vargas Cortines Peixoto é graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Brasil e Pós graduada em Agroecologia pela UPO, Espanha. Atuou nas áreas de agroecologia, criação de abelhas, educação ambiental e alimentar, culinária e vida comunitária.

Desde 2012 vive em Comunidades intencionais e Ecovilas, e se inspira especialmente em Tamera, Portugal, uma comunidade e Centro de Pesquisa para a Paz comprometida com a criação e apoio de projetos engajados em promover uma mudança sistêmica e o desenvolvimento de comunidades baseadas na confiança, transparência e cooperação entre todos os seres.

Atualmente habita em Piracanga e se envolve com projetos de educação para a sustentabilidade, Meliponicultura e Agroecologia.

 

Janaina Lucena Riccioppo é formada em produção de eventos pela George Brown College – Toronto, Canadá. Designer em sustentabilidade desde 2015, quando completou sua certificação EDE – Gaia Education, desde então se dedica a educação em sustentabilidade, coordenando e facilitando cursos e vivências na área. Atuante no projeto Ecologia e facilitadora da Escola da Natureza, vem se aprofundando na gestão de resíduos sólidos, consumo e conceito Lixo Zero. Além disso, Janaina é guardiã do projeto Ser Inkiri, responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental na região, facilitadora de danças circulares e participante na organização política e social da comunidade inkiri.

 

 

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.