12.08.2019 - 02.09.2019

 

Esse é um programa de caráter inspirador, sensibilizador e imersivo, que aborda diferentes temáticas práticas e cotidianas da permacultura e da vida em comunidade. Uma jornada pelos ecossistemas da mata atlântica a fim de ampliar o contato com eles e a consciência ecológica, de forma a reconectar o ser humano à sua função no planeta. Essa experiência é uma introdução a alternativas ecológicas para a criação de um mundo mais sustentável e se divide em três módulos de uma semana cada, onde cada semana é inspirada em um dos três princípios éticos da permacultura:

1. CUIDADO COM AS PESSOASCuide de si, da família e da comunidade.

  • Escolhas pessoais e propósito de vida
  • Organização comunitária
  • Spa ecológico
  • Medicina natural
  • Esportes e vivência na natureza
  • Reiki 1
  • Danças circulares

Uma semana de reconexão consigo e com os seus sonhos, realizando práticas de autocuidado e o cuidado com as relações. Vamos experimentar ferramentas de organização comunitária e entender melhor as relações humanas. Como tenho cuidado de mim? Como tenho me relacionado com o outro?

2. CUIDADO COM A TERRAReconstrua o capital natural

  • Reflorestamento
  • Sistemas Agroflorestais
  • Compostagem
  • Let it Bee – Criação de Abelhas nativas sem ferrão
  • Conexão com os Ecossistemas da Mata Atlântica presentes:  Floresta, Manguezal , Rio e Restinga
  • Bioconstrução
  • Sementes e a lógica abundante da Vida

Uma semana de reconexão com a terra e a natureza a qual somos parte. Vamos experimentar a vida integrada aos ciclos naturais e interagir com os recursos naturais, o reino animal e vegetal de forma regenerativa. Eu me sinto parte desse todo? Como me reconhecer parte da natureza? O que está acontecendo com o mundo a nível ambiental?

3. PARTILHA DO EXCEDENTE – Estabeleça limites para o consumo e redistribua o excedente

  • Consumo consciente
  • Cultura Lixo Zero
  • Negócios sustentáveis
  • Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA)
  • Economia local, banco comunitário e moeda social
  • Alimentação consciente

Uma semana de reflexão sobre como as escolhas pessoais refletem no planeta, buscando e conhecendo soluções para que nossa presença no planeta seja sustentável. O que você quer compartilhar com o mundo? Que marcas você quer deixar? Que frutos vamos colher?

Esse programa é  indicado para todas as pessoas interessadas na vida em comunidade e em explorar os temas da ecologia e da reconexão de si com a Natureza da qual somos parte. Se direciona tanto para iniciantes quanto para experientes no mundo da ecologia e sustentabilidade e visa proporcionar aos participantes a rica e profunda experiência comunitária que tem como princípio a sustentabilidade e o autoconhecimento.


ATIVIDADES

Serão em média seis horas de atividades diárias, incluindo atividades físicas e necessidade de caminhada. As atividades incluem desde o conteúdo teórico e prático mencionados acima, práticas de meditação, partilhas do coração, outras atividades oferecidas pela comunidade Inkiri e saídas de campo para conhecer outras atividades na região.

Teremos um dia livre na semana, onde os participantes podem desfrutar de toda beleza e tranquilidade da região e cuidar de seus afazeres pessoais. Este programa está aberto a acolher famílias, desde que as crianças estejam acompanhadas de um responsável que não participe do programa ou esteja engajada nas atividades da escola Inkiri (maiores de 5 anos).

HOSPEDAGEM


Todos os participantes ficam acomodados em uma casa compartilhada, em quartos duplos,onde podem experimentar as delícias e desafios da vida comunitária. A organização e manutenção da casa são de responsabilidade de todos que vivem nela, compartilhando tarefas diárias e construindo acordos de convivência que irão permear toda a vivência, reiterando a responsabilidade de cada indivíduo na criação de sua realidade social.

ALIMENTAÇÃO


A alimentação não está inclusa no programa. Oferecemos as três primeiras refeições de chegada para que todos possam chegar com calma e se organizar. Todas as outras refeições são de responsabilidade de cada participante e pode ser preparado na casa, de forma coletiva ou no nosso restaurante. Na ecovila há um empório com alimentos integrais e secos e a comunidade recebe feiras com frutas, legumes e hortaliças 3 vezes por semana onde você poderá comprar os alimentos para cozinhar na sua casa. Lembrando que é proibido o consumo de qualquer tipo de carne!

Fazemos um convite para que você venha com o coração aberto para essa jornada transformadora de reconexão com natureza, uma jornada de autoconhecimento rumo a criação de uma nova cultura de amor e cuidado por e com todos os seres.

CUSTO

O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado em 10 vezes no cartão de crédito:

  • à vista: R$2.520
  • parcelado: 10 vezes de R$280

Inclui: estadia em quartos na Casa Floresta, que conta com cozinha, atividades diárias do programa e atividades noturnas abertas da Comunidade Inkiri Piracanga, entre elas Danças Circulares, meditações, vivências e celebrações + transporte ida e volta Itacaré-Piracanga + taxas ecológicas.

Alimentação não está inclusa e é de responsabilidade de cada participante.

PROGRAMA DE BOLSAS SOCIAIS

O projeto de Bolsas Sociais do Instituto inkiri busca, através do apoio econômico, facilitar o acesso de pessoas de baixa renda a formações oferecidas pelo Instituto, contribuindo assim com uma maior equidade nas oportunidades de aprendizagem e formação, fomentando o envolvimento direto das pessoas em suas comunidades com atividades ligadas à educação e cuidado com o meio ambiente.

Se você se enquadra nessa situação e Gostaria de se aplicar para o programa de bolsas sociais do Instituto Inkiri, acesse esse link para fazer o seu pedido:

http://bit.ly/bolsasinkiri_pedido

FACILITADORES

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras) na cidade de Parati – RJ .

Desde 2011  vive na ecovila de Piracanga, sendo responsável pela Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e organização comunitária.  

 

Marcia Vargas Cortines Peixoto é graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Brasil e Pós graduada em Agroecologia pela UPO, Espanha. Atuou nas áreas de agroecologia, criação de abelhas, educação ambiental e alimentar, culinária e vida comunitária.

Desde 2012 vive em Comunidades intencionais e Ecovilas, e se inspira especialmente em Tamera, Portugal, uma comunidade e Centro de Pesquisa para a Paz comprometida com a criação e apoio de projetos engajados em promover uma mudança sistêmica e o desenvolvimento de comunidades baseadas na confiança, transparência e cooperação entre todos os seres.

Atualmente habita em Piracanga e se envolve com projetos de educação para a sustentabilidade, Meliponicultura e Agroecologia.

 

Janaina Lucena Riccioppo é formada em produção de eventos pela George Brown College – Toronto, Canadá. Designer em sustentabilidade desde 2015, quando completou sua certificação EDE – Gaia Education, desde então se dedica a educação em sustentabilidade, coordenando e facilitando cursos e vivências na área. Atuante no projeto Ecologia e facilitadora da Escola da Natureza, vem se aprofundando na gestão de resíduos sólidos, consumo e conceito Lixo Zero. Além disso, Janaina é guardiã do projeto Ser Inkiri, responsável pelo desenvolvimento de projetos de impacto socioambiental na região, facilitadora de danças circulares e participante na organização política e social da comunidade inkiri.

 

 

Data de chegada e saída

Devido à nossa localização, você precisa se organizar para chegar no dia XX e sair no dia YY. Assim você não perde nenhuma das atividades. Se quiser aproveitar mais, pode pedir diárias extras tanto antes como depois.

Se você tem alguma dúvida sobre sua reserva e quer entrar em contato com a gente pelo WhatsApp, clique aqui