Organização. Essa é a palavra-chave para sintetizar tanto uma das principais missões do Eventos Inkiri, quanto o salto quântico pelo qual o projeto passou em 2018.

Foto dos colaboradores do projeto Eventos Inkiri

O planejamento interno e a materialização de sonhos em forma de atividades passaram a ser feitos por uma equipe dedicada a isso no Centro Inkiri. O projeto que cuida dos mínimos detalhes para que facilitadores e participantes desfrutem ao máximo de cursos, retiros, programas de residência e outras atividades em Inkiri Piracanga, foi oficialmente criado neste ano que passou.

Para o desabrochar da flor, tudo deve estar fluindo bem com a planta. E assim é com o Amor. Para que ele possa ser compartilhado, se faz necessária organização. Em Inkiri Piracanga, quem dedica Amor em forma de energia e tempo para que os outros também possam fazer o mesmo, cada um à sua maneira, é uma equipe formada por três membros da Comunidade: os inkiris Gabriela Chavantes, Fabio Lemos e Davi Canella.

Mas, antes de falar do trabalho realizado por eles, do momento atual e das conquistas de Eventos Inkiri em 2018, é importante ressaltar que outras pessoas também contribuíram para que o projeto fosse materializado.

Antigamente, as atividades no Centro Inkiri eram promovidas por várias pessoas, cada uma fazendo o melhor ao seu modo. E a articulação com facilitadores de fora da Comunidade Inkiri era feita por Betão, que hoje cuida da Escola de Serviço. Foi ele que também começou a olhar para as dinâmicas que envolviam as realizações em Inkiri Piracanga. E, a partir de conversas com Pedro Camilo, também membro da Comunidade, integrante do grupo de gestão do Centro Inkiri, começaram as articulações para um alinhamento que permitiu que, em seguida, Gabi, como é conhecida, assumisse o projeto.

“É importante honrar isso. Se não tivesse sido o Betão na organização energética e da matéria, para fazer acontecer, acho que seria muito mais difícil”, ressalta a raiz do projeto (raiz é o termo utilizado na estrutura organizacional de Inkiri Piracanga para indicar a pessoa que se dedica, como em uma planta, a nutrir um projeto para que ele seja autossustentável). Gabi também destaca a importância da ponte feita por Pedro com os outros projetos Inkiri e do apoio direto dado por ele a Eventos Inkiri em períodos como o de alta temporada. Neste momento específico, o projeto também costuma ter a colaboração de uma flor (alguém que compartilha seus dons e talentos de forma temporária), nas decorações e montagem de altares, por exemplo.

Foto da equipe do projeto Eventos Inkiri

Oficialização

Em abril de 2018, Gabi assumiu o posto de raiz de Eventos Inkiri. Pegou o projeto para criar com o cuidado e carinho de mãe que lhe é natural. E, a partir de agosto, começou a fluir, após um período de transição e organização interna, em que os facilitadores das atividades realizadas em Inkiri Piracanga foram assumindo as suas responsabilidades.

“Antes, tudo sempre aconteceu mesmo sem Eventos Inkiri. Mas o projeto veio como resultado de um amadurecimento, a partir do momento em que as demandas foram realmente aparecendo. Percebo que só agora estávamos maduros o suficiente e com energia para criar um projeto como esse. Antes, a gente ia indo, com várias pessoas sustentando as produções como podiam. E é isso, sinto que está tudo bem por ter sido assim”, conta a raiz.

A importância

Hoje, Eventos Inkiri é responsável pela parte de atividades fixas, cursos internos e externos, programas de residência e qualquer evento – encontro, festa, show etc – que aconteçam ou estejam ligados ao Centro Inkiri e aos projetos Inkiri. “E a ideia é que não sejamos um ponto de controle, mas sim de um olhar e organização do todo. Por exemplo: um Jantar dos Amigos é melhor ser no dia tal, porque no outro tem Sons do Coração. E aí todo mundo pode participar de quase tudo. Ou, então: tentamos colocar eventos inkiris em horários diferentes, para se fortalecerem no lugar de se chocarem”, completa Gabi.

Assim como em tudo o que acontece no Centro Inkiri, há uma missão maior por de trás deste mar de organizações e até de mágicas (para que as coisas fluam de maneira harmônica mesmo que a maré não esteja para peixe, golfinhos ou sereias; mesmo que haja contratempos).

Foto de curso oferecido pelo Restaurante InkiriNeste caso, uma missão que também é comum a tudo que acontece em Inkiri Piracanga. Eventos Inkiri tem como foco realizar o Sonho Inkiri. Brincadeiras à parte, um sonho sério e que mobiliza muita gente. De reconhecer e manifestar o Amor e a Verdade que existe nos inkiris, em todos e em todos os lugares. Para deixar mais compreensível, Gabi utiliza outras palavras: “O grande Sonho é que todos os seres sejam felizes, que todos os seres vivam em paz. Inclusive a gente”, sorri.

Existem objetivos conectados a essa missão maior. Os eventos são a maneira que a Comunidade Inkiri utiliza para abrir as portas para que as pessoas de fora tenham a oportunidade de ter contato com o que a comunidade está vivendo. Afinal, Inkiri Piracanga é um grande laboratório de novas formas de viver e de se relacionar com o mundo.

“No retiro de Revéillon, havia cerca de 150 pessoas de fora passando pelo Centro Inkiri. Algumas com a sua caminhada espiritual já iniciada. Outras que nunca passaram por um lugar com um olhar para o lado espiritual. Parte delas foi iniciada na Meditação das Rosas (ferramenta de limpeza da aura e dos sete chakras principais, que traz proteção e equilíbrio energético, desenvolvida em Inkiri Piracanga e utilizada diariamente pelos membros da Comunidade). Então, no dia, trabalhamos desde às 7h para que, quando as pessoas chegassem para a Meditação, o lugar estivesse limpo e organizado. Para que o facilitador encontrasse um ambiente harmonioso e conseguisse utilizar o espaço como um canal para que houvesse uma abertura e esse despertar acontecesse”, revela Gabi.

Divindades e anjos

Para os inkiris, os visitantes são preciosos assim como um tesouro. “Quando eu colaborava nos Transportes Inkiri, brincava que é como se aquele projeto fosse o Anjo Gabriel. Ele vai lá, busca a mensagem e traz para cá. Aqui, por meio dos cursos, alguma semente é plantada, regada ou até mesmo uma flor desabrocha. Depois, o Anjo Gabriel pega esse nosso tesouro e leva de volta”, conta Gabi.

Mas, se os Transportes Inkiri são como o Anjo Gabriel, quem seria referência para indicar a importância de Eventos Inkiri? Para responder, a raiz respira e busca inspiração, pois no Centro Inkiri são realizadas atividades com diversas origens e focar em uma específica poderia não ser adequado: “Com base no meu ponto de vista pessoal, diria que Ganesha (divindade hindu), por abrir caminhos. Ou Brigit (da cultura celta), que é tríplice, que também abre caminhos, cuida da saúde e é deusa do fogo e da transmutação. E tem Kali (também do hinduísmo), que corta qualquer coisa que não esteja alinhada com a missão”.

“Hoje, o que fazemos é dar condições para que essa semente, essa flor, ela desabroche de alguma maneira. E para que isso gere reflexos no dia a dia fora daqui, no mundo. Por exemplo: aquelas pessoas que juntavam todos os resíduos em uma lixeira só. Para que elas talvez, um dia, comecem a separar o lixo dentro da casa delas. Isso pode ser uma coisinha, mas que faz diferença para todo o mundo, que faz diferença para o filho dela e até para o vizinho que vai notar e pensar ‘que loucura, ela separa o lixo’. E, ao buscar compreender, vai saber que ela viu isso ser feito em uma comunidade na Bahia. Um vai ver a economia de Inkiri Piracanga e vai achar legal. Um outro vai perceber o estilo de liderança e vai levar para a sua empresa. Outro, a ecologia, a permacultura, e vai querer se envolver com isso no dia a dia”, explica Gabi.

Relacionamentos

Eventos Inkiri só funciona por conta dos outros projetos. E o relacionamento com eles é a base de tudo. É o que Gabi explica: “Hospedagem, por exemplo. Se tiver um bicho em um quarto, a pessoa pode não conseguir fazer um curso de meditação tranquila. Então, neste caso, é importante o trabalho conjunto. Eventos se liga à parte de acomodações para ver o que está acontecendo e como pode ajudar a resolver. O mesmo com alimentação: ‘Chegou mais gente? Então, espera aí, a produção é outra e alguém precisa comunicar isso’. E tem a meditação, que falei antes! Daí, vamos lá e avisamos: lembrem que tem o suco com guaraná para as pessoas não dormirem… Tem filme? Ah! Será que dá para fazer uma pipoca? Eventos é quem consegue falar com todo mundo”.

Como que em mais um passo de mágica de Eventos Inkiri, isso se reflete em outros níveis. 

“Pessoalmente, acho o trabalho incrível, mas já foi super difícil. Pois eu tinha dificuldade de me relacionar. E foi esse projeto que me abriu a oportunidade de conseguir me relacionar com as pessoas de um modo mais respeitoso. Sem passar por cima do trabalho dos outros, por exemplo. Esse é o exercício que ele me trouxe. Hoje, consigo entender que o problema não é a organização ou qualquer outra coisa que a gente faz no mundo. O que a gente realmente precisa olhar, mais e mais, e vir morar em uma comunidade me trouxe isso, são as relações. Foi Eventos que me trouxe a prova de que, se a gente não aprende a se relacionar, não evoluímos como seres humanos. Se eu não aprendo a tratar o outro com respeito ou a colocar limites, eu não consigo olhar para mim mesma e me relacionar comigo, com a natureza e com mais nada ou ninguém”, revela Gabi.

Outras conquistas e realizações

Com a oficialização, Eventos Inkiri também proporcionou espaço para o surgimento de novas atividades e parcerias. “Agora a gente definiu a direção para onde a gente quer ir, o tipo de coisas que a gente quer fazer. E criamos oportunidades para que mais eventos aconteçam em Piracanga”, explica Gabi. Em alguns meses, foram várias as materializações de sonhos. Confira:

Apresentações e Visitas guiadas

Para começar, hoje Eventos Inkiri oferece Apresentações e Visitas guiadas de duas horas para todas as pessoas e grupos que chegam a Piracanga. Essa é maneira mais fácil de ter contato com os principais projetos desenvolvidos pela Comunidade Inkiri e conhecer o Centro Inkiri, que é um centro de excelência de trabalhos de autoconhecimento, espiritualidade e cuidado com a Natureza.

“Mesmo que a pessoa venha aqui só para ficar hospedada em uma das Casas Inkiri, ela passa por um acolhimento para saber o que a gente faz para proporcionar a estadia dela aqui”, explica a raiz de Eventos Inkiri.

Foto de atividade externa sendo realizada no Centro InkiriAtividades externas no Centro Inkiri

Os eventos também são uma das maneiras que a Comunidade Inkiri encontrou para materializar os sonhos de outras pessoas. Segundo Gabi, “a ideia é organizar e sustentar eles na matéria. Chegar ao ponto de o facilitador de um curso externo, por exemplo, estar tranquilo com tudo o que está acontecendo e assumir a responsabilidade dele. Na matéria, ter tempo e energia para fazer o seu trabalho”.

A raiz do projeto ressalta que a abertura não é apenas para atividades de autoconhecimento. Também serve para encontros de empresas e eventos particulares, como aniversários e casamentos. “O principal requisito é atender aos acordos da Comunidade. Tem que estar alinhada energeticamente com o que a gente propõe e vive. Mas, se você é fumante, por exemplo, isso não impede você de vir. Você só não vai poder fumar dentro de Inkiri Piracanga enquanto estiver por aqui”, explica.

E reforça o convite: “Que as pessoas entrem em contato com a gente, que venham! ‘Olha, tenho esse grupo, que eu sempre levo para tal lugar’. Traz ele para cá!”. Os interessados podem mandar e-mail para eventos@inkiri.com ou reservas@inkiri.com, ou, ainda, conversar com um atendente inkiri clicando no balãozinho à direita desta página.

Cursos

A Comunidade Inkiri se dedica ao autoconhecimento e oferece as suas ferramentas para quem visita o Centro Inkiri, assim como em cursos realizados em diversas cidades do Brasil e do mundo (assim os inkiris também ficam mais próximos de todos! Se você está em busca de uma experiência de autotransformação e consciência, clique aqui e confira a agenda dos próximos cursos).

Programas de Residência

As imersões e os programas de residência são a porta de entrada para quem quer viver uma experiência de autoconhecimento ou formação com profundidade. A principal característica é a integração dos participantes nas atividades cotidianas da Comunidade Inkiri, onde podem viver na prática a criação de um novo mundo, conhecendo e se aprofundando nas tecnologias e soluções realizadas em Inkiri Piracanga (quer ter uma nova e significativa experiência de vida? Clique aqui e conheça as opções para viver em Inkiri Piracanga, a partir de três semanas até dois meses, de forma imersiva).

Foto da Universidade Viva Inkiri

Inkiri Day

Opção para quem quer ou só tem a possibilidade de fazer uma passagem rápida por Inkiri Piracanga. Para quem está de passagem por Itacaré, por exemplo, e quer aproveitar para conhecer, ter uma convivência rápida e confraternizar com a Comunidade Inkiri. Com possibilidade de passar o dia no Centro Inkiri e ainda aproveitar o rio e a praia em frente a Piracanga, vale ressaltar.

O Inkiri Day inclui transporte de ida e volta de Itacaré até Piracanga, almoço vegano no Restaurante Inkiri e visita guiada completa pelo Centro Inkiri. Nela, a pessoa tem a oportunidade de conhecer desde a história da Comunidade até as estruturas dos projetos Inkiri. E as rotinas, passando desde os sistemas orgânicos do dia a dia; em relação à Natureza, como permacultura; e econômico, como a moeda Inkiri; até o sistema político. Dependendo da agenda de atividades, é possível fazer algum curso (para saber mais, clique aqui ou converse com um atendente inkiri clicando no balãozinho à direita desta página).

Foto do Sábado da GentilezaSábado da Gentileza

A proposta surgiu a partir da percepção, por parte da raiz do projeto, do pouco de gentileza que as pessoas podem ter consigo mesmas em alguns momentos. A partir daí, Gabi e Juliana Faber, que também integra a Comunidade Inkiri, tiveram a ideia de proporcionar um dia de atividades direcionadas ao autocuidado, por semana, a todas as pessoas presentes no Centro Inkiri.

A programação varia de um sábado para o outro e é composta por atividades gratuitas ou com contribuição consciente, oferecidas por outros projetos e pelos facilitadores da Comunidade. Inclui O-DGI – O Despertar do Guerreiro Interno; Surya Namaskar (Awaken Love Yoga); Meditação Sonora (Música Inkiri); Vivência Aguahara, no Rio Piracanga; rodas de Capoeira O-DGI; e mutirões de limpeza na praia. Serve também como uma oportunidade para divulgação desses trabalhos.

A programação é divulgada em grupos de WhatsApp (clique aqui e acesse o InkiriPiracanga DIA A DIA)

Loja Ananda

Ligada a Eventos Inkiri, a Loja Ananda (termo em sânscrito que significa êxtase ou felicidade suprema) é uma espécie de brechó localizado no Jardim Jaya (outro termo em sânscrito, que significa vitória). Remete ao Sonho do Consumo Consciente e busca lembrar o quanto é importante, no dia a dia, reaproveitarmos aquilo que não serve mais para a gente, mas que pode servir para o outro. Assim como oferece, a loja também recebe itens usados para colocá-los à venda, sem ter o lucro como um objetivo.

Funciona de domingo à sexta, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

Foto da Feira Jaya

Feira Jaya

Antes da criação de Eventos Inkiri, sem uma constância, Piracanga recebia uma Feira Livre de Sofrimento Animal, voltada para a gastronomia. Em seguida, ela se tornou uma Feira Artesanal Livre de Sofrimento Animal.

Após a oficialização do projeto, a atividade ganhou um endereço especial, e isso deu origem ao novo nome da feira. E um objetivo, ligado ao significado do nome do local onde a atividade passou a acontecer, foi estabelecido: gerar abundância. Além de ser um momento de confraternização no dia de folga da Comunidade Inkiri. “Para que todos tenham a oportunidade de participar. Trazer alguma coisa para vender, assim como comprar alguma coisa. É uma oportunidade de gerar uma renda extra. Remete à feira de Domingo. Pastel e caldo de cana, ainda que não temos esses itens. Mas vamos chegar lá”, brinca Gabi.

Acontece todos os domingos, no Jardim Jaya (clique aqui e acesse o grupo no WhatsApp em que as atividades são organizadas e divulgadas).

Foto do Sarau da DedicaçãoSarau da Dedicação

Um pouco parecido com a Feira Jaya. Mas tem uma pegada mais cultural do que gastronômica, pois o objetivo não é apenas vender e gerar abundância. É também uma oportunidade para que os participantes apresentem seus dons e talentos, sejam quais forem, em uma espécie de palco e utilizando um microfone aberto.

Seguindo a proposta, que é aberta tanto para moradores de Piracanga quanto para visitantes, o SER Inkiri (“Serviço, Empoderamento e Responsabilidade”, programa que fomenta o envolvimento direto das pessoas em suas comunidades com atividades ligadas à educação, ao cuidado com o meio ambiente, à geração de renda e protagonismo – como práticas de comércio responsável e desenvolvimento de relações econômicas mais humanas – e à criação de condições para a vivência plena da infância) apresenta algum projeto, como o CON-FIO (que promove o empoderamento e o apoio a mulheres na transformação e criação de suas realidades).

Acontece uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses, em frente ao Restaurante Inkiri (clique aqui e acesse o grupo no WhatsApp em que as atividades são organizadas).

Foto do Awaken Love YogaAtividades fixas

O Eventos Inkiri oferece uma série de atividades permanentes que podem ser desfrutadas pela Comunidade e pelos visitantes do Centro Inkiri. Algumas delas têm custo extra, mas boa parte é gratuita ou aceita contribuição consciente. Confira:

Awaken Love Yoga

Segunda a sábado, das 5h50 às 7h20 e das 17h30 às 19h

Chandra Namaskar (Awaken Love Yoga)

Noites de Lua Cheia

Meditação das Rosas

Todos os dias, às 7h

Foto do O D G IO-DGI – O Despertar do Guerreiro Interno

Todos os dias, das 6h às 7h

Capoeira O-DGI

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h15
Terças-feiras e sábados, das 16h45 às 18h
Quintas-feiras, das 16h30 às 17h30

Roda dos Sonhos

Quartas-feiras, às 17h30


Confirme na recepção quais atividades semanais são abertas, quais tem contribuição sugerida e os valores das que são pagas. Dias, horários e locais são divulgados em grupos de WhatsApp (clique aqui e acesse o InkiriPiracanga DIA A DIA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *