Os participantes das atividades desenvolvidas no Centro Inkiri, em Inkiri Piracanga, contribuem com uma Taxa de Pegada Ecológica que é revertida na neutralização de carbono. A iniciativa do Instituto Inkiri, em parceria com a ONG Mecenas da Vida, tem como objetivo investir, promover e incentivar formas de alcançar um ciclo ecológico verdadeiramente completo, contemplando o equilíbrio social, econômico, ambiental e também espiritual.

A ONG calcula a nossa emissão de carbono e chega a um valor a ser pago para equilibrar esse impacto. O recurso levantado é revertido em bolsas-conservação aos agricultores que vivem em florestas da região. Com as contribuições, eles se tornam protagonistas dessa compensação e da conservação ambiental, e ainda têm a possibilidade de sair da situação de vulnerabilidade social.

Destaque no programa Comunidade em Cena

O trabalho da ONG Mecenas da Vida e a parceria da Comunidade Inkiri foram apresentados no Comunidade em Cena, programa do Canal Saúde – canal de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS) criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O episódio foi exibido em 8 de abril e está disponível online. Clique abaixo para assistir:

Comunidade em Cena – Mecenas da Vida: o Movimento Mecenas da Vida começou a ser idealizado, em meados de 2005, na Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande, a partir do encontro de cinco amigos que aspiravam estruturar uma rede de colaboradores especiais para atuar em prol da vida no planeta. O movimento promove a reunião das pessoas que, através da doação pessoal, colaboram com as várias formas de vida, em suas áreas de interesse.