logo inkiri novo

“Inkiri” é um cumprimento usado por uma tribo que viveu há muitos anos aqui na região do Piracanga, na Península de Maraú (BA), e significa “O amor em mim saúda o amor em você”. Ele inspira o nosso sonho: reconhecer e manifestar o Amor e a Verdade que existe em nós, em todos e em todos os lugares.

Somos uma comunidade intencional comprometida com a realização deste sonho, e que é formada por cerca de 40 adultos e 18 crianças e adolescentes. Nos dedicamos ao nosso autoconhecimento e oferecemos as ferramentas que utilizamos a quem vem participar dos nossos cursos, retiros e programas.

Foi o sonho de infância de uma das fundadoras da Comunidade Inkiri, de criar um mundo de felicidade sem sofrimento, que abriu as portas para estarmos hoje movimentando o Sonho Inkiri.


Uma breve história da antiga Tribo Inkiri

Contam as histórias perdidas da humanidade, que houve um tempo em que todos os seres viviam livres, felizes, em paz e conectados com a natureza pois se reconheciam como parte dela. Nessa época, às margens do rio Piracanga, vivia uma tribo indígena que se saudava dizendo “inkiri”. Um cumprimento que, assim como diferentes palavras em diferentes culturas, significava “o Amor em mim saúda o Amor em você”.

Nessa tribo, pessoas de todas as idades viviam em harmonia. As crianças eram livres: podiam brincar e se desenvolver, sempre sob o carinho e cuidado de todos os adultos. Os jovens dedicavam seus dons e talentos para se expressar e materializar tudo aquilo que seus corações lhes pediam. E os mais velhos, os anciões, contribuíam com toda a sua sabedoria e experiência para o sustento da tribo. Cada um tinha seu papel e viviam de maneira simples, unidos e com muito amor.

Ali, não havia julgamento, e a alegria e a espontaneidade reinavam. Eles riam dos seus próprios erros e viviam o momento presente sem apegos, sem saudosismo nem planos futuros que os tirassem do seu estado natural de paz.

Há cerca de 700 anos, a tribo Inkiri deixou de existir desta forma, mas não sem antes imprimir em cada pedaço de terra por onde passou o legado de viver a simplicidade, a natureza e o Amor.

Nós, da Comunidade Inkiri, escolhemos nos inspirar nessa história! Nossa ideia não é recriar a mesma vida que eles tinham, mas honrar seus ensinamentos e trabalhar para que, hoje, no nosso modo de viver, possamos encontrar os caminhos que nos levam de volta à União.


Nossos Pilares

Os nossos pilares sustentam a realização do Sonho Inkiri. Cada um deles nos inspira para a direção que queremos ir. Conheça abaixo cada um deles!

Autoconhecimento

pilares_autoconhecimentoAutoconhecimento é reconhecer nossa jornada, desvendar nossa verdade e perceber que tudo o que queremos transformar no mundo precisa ser primeiro transformado dentro de nós. Nosso sonho é criar as condições para que cada um possa se aprofundar em seu autoconhecimento.

 

Crianças

pilares_criancas

Se as experiências da primeira infância são relevantes por toda a vida, dar as condições necessárias para que as crianças desenvolvam seu potencial é a forma mais concreta que a gente tem de transformar o mundo. Nosso papel é permitir que as crianças experimentem a vida de forma protegida, saudável e criativa.

Comunidade

pilares_comunidade

Viver em comunidade é mais do que conviver com as diferenças. É retornar à nossa condição de união e fortalecer a empatia, a compaixão e o apoio ao próximo. Significa unir energias para servir a um mesmo objetivo. Para viver em comunidade é preciso criar laços de união e amizade. Quando nos conectamos, tudo se intensifica – tanto o processo de evolução individual quanto as transformações que queremos realizar no mundo.

Natureza

pilares_naturezaViemos ao mundo para cuidar da nossa casa, mas perdemos essa consciência em algum ponto do caminho. Agora que percebemos que somos parte do Todo, podemos fazer com que nossa existência não apenas deixe de causar impactos negativos na natureza, como também passe a acelerar o processo de recuperação do solo, das águas e do ar, para que sejamos, enfim, bem-vindos por todos os seres que habitam o planeta.

Criação

pilares_criacao

Criação é o poder que temos de transformar a realidade. Quando conectamos a criação com o nosso coração, conseguimos usar nossos dons e talentos para transformar a realidade do mundo para construir, ao invés de destruir. Para somar, ao invés de subtrair.

 

Artes

pilares_artes-novo

A arte é a capacidade humana de se expressar, experimentar e dar forma às ideias. Ela é a manifestação do sentir e o caminho para retomar o olhar à beleza, exercendo nosso direito natural à expressão.

 

Alimentação

A alimentação é um dos vínculos diretos do ser humano com a natureza e com o ciclo completo da vida. Trazer consciência à alimentação nos permite viver em equilíbrio com todas as formas de vida.


Nossos Acordos

 

Estar em Inkiri Piracanga pode ser uma experiência desafiadora, mas também muito linda e intensa. Aqui há um convite constante para olhar para dentro de si e assumir as responsabilidades por tudo em sua vida ao reconhecer-se como parte de uma natureza complexa e interligada. Por isso, estabelecemos alguns acordos para você saber o que pode esperar de nós e fazer da sua experiência aqui inesquecível.

Aqui não consumimos cigarros, drogas, álcool e expansores de consciência

Tem coisas de que não abrimos mão numa relação, mas todas elas têm uma explicação. Temos o acordo de não consumir cigarros, drogas, bebidas alcoólicas e expansores de consciência aqui. Nós desenvolvemos um trabalho espiritual de autoconhecimento muito profundo e essa regra é para poder proteger e sustentar o nosso trabalho energeticamente.

Não comercializamos alimentos de origem animal

Buscamos cada vez mais nos alimentar em harmonia com o planeta, sem gerar sofrimento a nenhum ser. Por isso, aqui não consumimos nenhum tipo de carne e nossos restaurantes são 100% veganos. Você não precisa ser vegano para estar aqui, mas é preciso estar aberto a experimentar isso junto com a gente.

Cuidamos das nossas águas e usamos energia solar

Estamos desconectados dos sistemas de saneamento básico e de eletricidade pela escolha da autorresponsabilidade. Assim, nós mesmos fechamos nossos próprios ciclos, causando menos impacto no planeta.

Se você vem para cá, precisa ajudar a gente a fazer isso. Isso implica em se comprometer a usar produtos de higiene pessoal e limpeza 100% biodegradáveis. A gente produz e vende todos esses produtos biodegradáveis aqui. Esse acordo existe porque toda a água que consumimos é tratada por sistemas naturais. Usar os produtos “normais” que você usa na cidade é contaminar a água que consumimos. Levamos esse tema muito a sério! Se quiser saber mais como cuidamos das nossas águas, assista esse vídeo!

A nossa energia é solar e, por mais que na Bahia o sol seja forte, não dá para usar a eletricidade à vontade. Por exemplo, só dá para carregar celular e computador de dia, não pode usar secador de cabelo, chapinha ou qualquer aparelho de resistência. Em geral, não temos geladeira nas casas – o que é um convite para a gente se reinventar todos os dias.

Respeito à privacidade e autorresponsabilidade

A gente quer ser uma inspiração para o mundo, mas isso não torna o nosso espaço um lugar público. Nós administramos um lugar privado. Muita gente aqui tem suas casas próprias e mesmo os que compartilham casas também têm sua privacidade. Então, para visitar Inkiri Piracanga, pedimos que você marque com antecedência e tenha um alojamento reservado. Não é permitido acampar aqui.


Saiba como participar das nossas atividades