Por Juliana Faber (Comunidade Inkiri – Piracanga/BA)

Vamos resgatar nossa ligação com o elemento essencial da vida no mais novo retiro Inkiri, através do surf, feitio de produtos biodegradáveis, da terapia aquática Aguahara, práticas de saneamento ecológico e vivências.

Somos Água. Temos mais de 70% de Água no corpo, na mesma proporção que corre pelo Planeta. Ela está presente 24 horas no nosso dia: no gole que sacia a sede, no alimento que nos nutre, no banho que refresca, no ar que respiramos, no fluxo das nossas emoções e sentimentos. Sem ela não teríamos vida.

Já que somos mais de 70% de Água, a forma como tratamos este importante elemento é um espelho de como tratamos a nós mesmos, enquanto humanidade. É através da relação com a Água que reconhecemos o nível de consciência de um povo, de uma nação.

No momento atual, as Águas nos mostram que é chegada a hora de nos reunirmos para que, juntos, encontremos soluções, em todas as áreas da vida, que sejam boas para todos nós e para o Planeta. Elas nos ensinam a criar união e a promover a paz. Fazem isso o tempo todo através da fluidez, do movimento, da capacidade de criar conexão, de adaptabilidade e resiliência.

As Águas também mostram que é hora de unirmos a força do pensamento com a força da ação. De olharmos honestamente para essa maneira como as tratamos e de nos comprometermos com a mudança. Tudo isso através de uma conexão profunda com elas e com nós mesmos. E do movimento de levar a subjetividade para a prática cotidiana.

Essa é a proposta do Conexão Águas, um retiro que nasceu nas Águas e para as Águas. Vamos nos conectar profundamente com esse organismo vivo, começando a partir das seguintes reflexões: Como foram suas primeiras conexões com a Água, com sua mãe? Como foram suas experiências intrauterinas?

Vamos relembrar e harmonizar essas e outras memórias através da conexão com a natureza externa e interna. Através do surf, de sensibilizações, música, dança, meditações, experiências sensoriais, terapias aquáticas e vivências, além do contato com o Rio e com o Mar de Piracanga.

Também vamos ressignificar o contato com a Água no nosso cotidiano. De onde vem a Água que você bebe e com a qual você se banha? Como você cuida dela? Que produtos você despeja nela? Qual é o tratamento adequado? Você se sente responsável pela Água que chega até você? Serão cinco dias para, de uma forma muito leve, resgatar o contato e a conexão com esse elemento essencial para a vida. Vamos junto mergulhar nesse fluxo!

Clique aqui para saber mais e fazer a sua inscrição no retiro Conexão Águas | 20 a 24 de maio em Inkiri Piracanga


Foto da Juliana Faber dentro do Rio Piracanga, parte da série Mulheres Inkiri: voz em mãos Juliana Faber se dedica a sensibilizar as pessoas da conexão profunda entre as plantas e as nossas Águas. A Educação Ecológica, Permacultura, a produção de cosméticos e outros produtos naturais são as formas de manifestar essa conexão. Viveu em Institutos de Permacultura (IPEP-Instituto de Permacultura da Pampa e IPEC- Instituto de Permacultura do Cerrado) por sete anos e praticou com grandes nomes da Permacultura, irradiando por cursos e vivências o que tem vivido. Na Comunidade Inkiri criou a marca Plante!, de produtos de higiene pessoal e limpeza biodegradáveis, e onde é guardiã do Templo das Águas, núcleo de cuidado das Águas e de soluções em pequena escala. É uma apaixonada pela vida, pela Natureza e, através da simplicidade, procura inspirar as pessoas para a comunhão com a Terra e a conexão com sua natureza interna e externa. Água é fluxo, é movimento, é informação e memória, é vida, é amor, através da consciência de que somos Água podemos trilha o caminho do autoconhecimento e da cura do planeta.