O programa SER INKIRI – Serviço, Empoderamento e Realização, tem o objetivo de  fomentar, por meio de ações socioambientais, o envolvimento de comunidades locais com atividades ligadas à arte-educação e ao estabelecimento de condições para a vivência plena da infância; cuidado com o meio-ambiente e a preservação dos nossos recursos naturais; geração de renda por meio de trabalhos tradicionais ou de alguma forma inerente a essas comunidades.

A transformação do entorno por meio do serviço, empoderamento e auto-responsabilidade são manifestações inerentes à finalidade institucional do INSTITUTO INKIRI e estamos comprometidos a investir e apoiar iniciativas que gerem impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Segue abaixo as ações realizadas hoje pelo programa:

CSA MAÇARANDUBA

Esse projeto promove a integração da comunidade inkiri e 10 famílias de pequenos agricultores do Assentamento Maçaranduba, sendo 9 delas mulheres, através do conceito de Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA, uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos. Dentre os impactos gerados por esse projeto, destaca-se:

  • Promoção da saúde e bem estar através do consumo de alimentos agroecológicos tanto para os agricultores quanto para os consumidores.
  • Desenvolvimento de estruturas econômicas colaborativas, diminuindo o custo de produção e de perdas do agricultor e aumentando em média 30% de sua renda familiar
  • Recuperação do solo e incremento da biodiversidade em 1hac de área degradada através do manejo agroflorestal
  • Desenvolvimento de novas tecnologias ambientais na comunidade local como compostagem, manejo de resíduos e outros.

CSA ESCOLA

Esse projeto trabalha para o fomento e intensificação da produção de itens alimentícios destinada para as refeições diárias dos estudantes da Escola Inkiri. Os cultivos são feitos de forma orgânica, em jardins biodiversos em aproximadamente 2 hectares de terra disponíveis no Centro Inkiri para manejo agroflorestal e produção de alimentos. Além da entrega de alimentos, o projeto prevê a participação dos estudantes na rotina do projeto Ecologia, a criação de projetos em parceria e uma atividade mensal de caráter lúdico e educativo, como mutirões, saídas de campo, aulas expositivas, etc. Dentre os impactos gerados por esse projeto, destaca-se:

  • Promoção da saúde e bem estar das crianças e adolescentes através do consumo de alimentos locais, agroecológicos e diversificados
  • Desenvolvimento da criança e adolescente junto a agricultura orgânica e outras práticas ecológicas como compostagem e gestão de resíduos.
  • Reconexão com os ciclos agrícolas de plantio e colheita, gerando uma ligação mais profunda com o saber tradicional, com a terra e com os elementos da natureza.

AGROFLORESTA

Esse projeto visa promover o incremento da biodiversidade, a produção de alimentos e a recuperação do solo através do desenvolvimento de sistemas agroflorestais. Suas atividades viabilizam um total de 180h de trabalho para dois agricultores da região, é responsável pela manutenção de viveiro agroflorestal e o manejo de três hectares de terra, tendo ela 4 áreas principais dedicadas ao manejo agroflorestal.  Dentre os impactos gerados por esse projeto, destaca-se:

  • Minimização dos efeitos do aquecimento global através do resgate de carbono, purificação do ar e compensação de atividades geradoras de CO2.
  • Equilíbrio climático em escala local, com o aumento de incidência de chuvas, áreas sombreadas e colaborando para a proteção de reservas de água.
  • Aproveitamento de resíduos e dejetos para o incremento da qualidade e fertilidade do solo
  • Geração de emprego, fortalecimento do pequeno agricultor e de uma nova proposta de agricultura
  • Promoção da saúde e educação junto aos moradores locais e visitantes

BOLSAS SOCIAIS

Esse projeto promove a inclusão social no desenvolvimento da educação e disseminação de conhecimento de tecnologias socioambientais desenvolvidas pelo instituto inkiri, através da viabilização de bolsas sociais. Essas vagas estão disponíveis na Escola Inkiri, que disponibiliza vagas integrais para crianças de baixa renda da região, e também bolsas de até 60% em curso de caráter técnico e de formação que possam contribuir para o desenvolvimento social e preservação ambiental de outras comunidades. Para solicitar bolsas ou saber mais sobre os cursos disponíveis, acesse o Formulário.

CONFIO 

Esse projeto visa o empoderamento de mulheres na transformaçăo e criação de suas realidades, na valorização de suas histórias, individualidade, reconstrução da confiança e quebra padrões mentais através de encontros artísticos e do desenvolvimento da criatividade. São encontros semanais onde se fomenta um ambiente de acolhimento, escuta e apoio entre as mulheres que frequentam as oficinas e também a criação de produtos para gerar abundância financeira para o projeto e as mulheres envolvidas.

MICROCRÉDITO

Nosso microcrédito se encontra num contexto de microfinanças, sendo esta entendida como o fornecimento de empréstimos, poupanças e outros serviços financeiros especializados para pequenos empreendedores, pessoas que vivem por meio de atividade econômica informal e que enfrentam dificuldades para conseguir as opções de créditos tradicionais. Essa ação tem possibilitado agricultores e outros parceiros conectados ao instituto inkiri a fazer investimentos, comprar maquinários, carro e abrir seu próprio negócio.