Pode ser que você ainda não esteja familiarizado com o mundo da terapia aquática, mas com certeza você já vivenciou o poder de cura pela água. Quer resgatar isso e entrar em contato consigo mesmo? Neste texto, Mauricio Castillo Ocampo nos convida a mergulhar numa profunda jornada de reencontro com a água. Confira agora!

A água acolhe a minha vida desde antes de eu nascer, quando estava no espaço intra uterino, e segue sendo uma grande mestre. Descobri que quando nós nos entregamos para os seus ensinamentos, conseguimos nos conectar mais com a gente e melhorar a nossa qualidade de vida.

Cura pela água - ÁguaVidacura pela água - águavida

Como seres humanos chegamos a este plano livres. Ao nascer, ainda lembramos um pouco da nossa verdadeira essência e do que viemos fazer aqui. Mas com o passar do tempo, através do contato com o mundo, acabamos cedendo às influências externas, adquirindo crenças limitantes e reprimindo nossa espontaneidade. Se não nos cuidarmos, essas crenças podem permear toda a nossa vida.

Acredito que toda pessoa traz consigo uma sabedoria inata, mas é comum nos esquecermos dela conforme crescemos. A sociedade exige que a gente crie algumas programações sociais e resistências, que são contrárias a nossa verdadeira essência. Esse processo nos causa muita dor. Ele adormece a nossa consciência e nos afasta da nossa verdadeira missão no planeta Terra. Hoje eu vejo que uma linda forma de despertar o nosso ser é através do contato com a água. 

Tomando consciência

Ao meu ver, um dos maiores desafios atuais da humanidade é a transição de um ego dividido para uma consciência de unidade. Ainda sofremos de uma profunda doença chamada egoísmo, que nos leva a acreditar que somos o centro do Universo e que podemos desrespeitar a natureza e os demais seres vivos.

Essa visão nos levou a um forte processo de destruição interna e externa. Chegamos num momento crítico, no qual precisamos urgentemente desenvolver uma consciência ecológica e mudar o nosso estilo de vida. Está na hora de despertar e perceber que nós fazemos parte dessa natureza que estamos destruindo. Acredito que não é por acaso que o nosso corpo tem 70% de água, assim como o planeta Terra. Acredito também, que se olharmos com mais atenção para a água, vamos perceber que ela é uma poderosa ferramenta para conseguirmos lidar com esse momento desafiador e trabalhar o nosso ego.

O papel da água nesse caminho

Quando olhamos nossos egos através da forma como lidamos com a água, a mensagem torna-se clara: nós não estamos sabendo lidar com o nosso mundo interno e externo. Isto é, uma coisa reflete a outra: a água vive fora e dentro de nós. Então, se considerarmos que ela é um símbolo de nossos sentimentos e emoções mais profundas, e que estamos poluindo a água do planeta, perceberemos o quão desconectados estamos de nós mesmos.

Essa desconexão com a nossa água está intimamente relacionada com o nosso afastamento físico da água, mas nem sempre foi assim. Como dependemos da água para viver, as sociedades sempre se organizaram ao redor das águas. Os povos antigos a utilizavam em seu cotidiano e honravam os seus significados mais profundos. Mas, com o crescimento acelerado e caótico das cidades, nós fomos cobrindo os rios e nos afastando cada vez mais da água. Hoje é muito raro as pessoas saberem mapear o percurso completo da água que chega na torneira de suas casas. Essa desconexão externa reflete a perda de vínculo com o seu significado mais profundo e subjetivo.

A minha jornada com a água

Eu sempre tive questionamentos profundos sobre a vida e o meu propósito nesse planeta. Aos poucos eu percebi que não encontraria todas as respostas que buscava na minha família, que sempre foi muito conservadora, ou na faculdade de psicologia. Então, essas perguntas me levaram a fazer um mergulho mais profundo, iniciando uma jornada com a água, que iniciou com a minha especialização em Terapias Aquáticas Holísticas e com a minha viagem pelo continente latino-americano. Decidido a sair daquela zona de conforto da cidade que já não fazia mais sentido pra mim, saí do México com uma moto e um objetivo: encontrar um estilo de vida conectado com a natureza.

Encontrando a água de Inkiri Piracanga 

Deixei fluir e depois de quase dois anos viajando por 14 países da América Latina, cheguei a Inkiri Piracanga. Quando vi pela primeira vez o Rio Piracanga atravessar aquela paisagem paradisíaca e desembocar no mar, eu senti que tinha encontrado o meu lar. Parecia que a água tinha me guiado para este lugar.

Cura pela água - rio Piracanga

Tudo fez sentido para mim. Moro em Inkiri Piracanga há 4 anos e todos os dias aprendo algo diferente. A busca por conexão me aproximou ainda mais da água e acho que não poderia ser diferente. Ao procurar respostas sobre a vida, percebi que para mim ela não é apenas um caminho. A água significa a vida em sua essência.

Entrando no mundo da terapia aquática

Como já sabemos, a água acolhe a vida humana desde o espaço intra uterino. Ela está sempre nos fornecendo conforto e saúde, sem nos pedir nada em troca. Consegue se adaptar a qualquer lugar onde a colocamos e, quando está na terra, sempre busca um caminho para desembocar no mar. Se prestarmos atenção, perceberemos que a água está constantemente nos ensinando sobre generosidade, flexibilidade e entrega. Todos esses ensinamentos já estão disponíveis. São qualidades que também estão em nós. Só precisamos aprender como potencializar o seu uso sempre a favor da vida.

Cura pela água - ÁguaVida

A terapia aquática é um caminho de reencontro com esse poder de cura pela água. Ela cria um espaço de acolhimento das nossas necessidades mais profundas, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.

Com isso, ela busca promover a conexão consigo mesmo, eliminar dores, lesões, preocupações, e relaxar o corpo. Ela é muito indicada para aliviar a tensão nas articulações e nos músculos, e para auxiliar no tratamento de depressão e estresse.

O atendimento costuma ser individualizado, mas existem diversos tipos de terapias aquáticas que exploram o poder de cura da água. Atualmente, as atividades aquáticas para fins terapêuticos são realizadas por diferentes profissionais, e não unicamente por fisioterapeutas. Independentemente da linha, todos reconhecem os seus benefícios físicos e psicoemocionais. 

ÁguaVida: uma nova forma de cura pela água

A ÁguaVida é uma terapia holística que nasceu organicamente após 7 anos de contato direto com diferentes terapias aquáticas. Ela incorpora os ensinamentos de algumas práticas corporais, como o Tai Chi, a Massagem Thai, o Janzu, o Watsu, a Aguahara e o Contato Improvisação e os mescla com outros conhecimentos relacionados ao autoconhecimento e psicologia. Hoje eu a ensino em uma Formação em Terapia Aquática Inkiri para qualquer pessoa que sentir o chamado da água.

Ela busca resgatar as memórias dos primeiros anos de vida, ao levar a pessoa a soltar o controle do seu corpo e de sua mente. Ao praticar a confiança e se entregar ao poder de cura da água, a pessoa trabalha os seus medos e bloqueios internos, permitindo que a sua vida flua com mais leveza.

A ÁguaVida também pode ser compreendida como uma forma de meditação ou massagem aquática consciente, pois leva a um profundo estado de relaxamento, que restabelece a harmonia geral do corpo, da mente e das emoções.

Como é a ÁguaVida na prática

A prática da ÁguaVida ocorre dentro da água, o que favorece o acesso a estados profundos de consciência. Quando estamos imersos, nos conectamos com a experiência vivida no ventre materno, quando estávamos no líquido amniótico. Em alguns casos, isso pode ocasionar uma experiência de regressão, mas são sempre dentro de um espaço pacífico e seguro.

Uma sessão de ÁguaVida começa com movimentos na superfície da água para acalmar e relaxar o corpo, e entrar aos poucos nos lugares mais profundos da consciência. Isso faz com que o ritmo metabólico e respiratório fiquem mais lentos. Ao entrar nesse ritmo, também permitimos que ocorra uma grande limpeza energética do corpo.

O terapeuta coloca um clipe no nariz da pessoa e sintoniza os movimentos que faz com o ritmo respiratório dela, facilitando a conexão e a imersão na água. Com isso, a pessoa entra num profundo estado de relaxamento e silêncio interior, e mergulha numa viagem de volta a sua essência, onde não existe tempo ou espaço.

Por meio da escuta profunda, o terapeuta aprende a desenvolver a sua sensibilidade e intuição para perceber as mais tênues reações da pessoa, e prosseguir fazendo a dança fluir. Um campo de fluxo rítmico suave e contínuo é mantido com o uso de movimentos circulares e cíclicos em forma de ondas, espirais, círculos e “oitos”. Dessa forma, cria-se um espaço onde a pessoa consegue “navegar” no mundo subjetivo e inconsciente.

Atendimento personalizado

Assim como a água se adapta aos meios, a ÁguaVida também se adapta às necessidades das pessoas. Por exemplo, se a pessoa tem alguma resistência ou bloqueio com a água, a sessão será mais contida, com ritmo suave e movimentos na superfície. Mas se a pessoa estiver de acordo e desejar imersões, a sessão poderá ser mais dinâmica e com mais movimentos profundos.

Oferecer a terapia aquática ÁguaVida em Inkiri Piracanga é uma honra para mim. Aqui todos reconhecem o poder de cura pela água e ela é cuidada e respeitada como uma entidade. Desenvolvemos diversos sistemas de tratamento da água e criamos até um espaço dedicado para ela: o Templo das Águas. Além disso, todos os projetos que são desenvolvidos em Inkiri Piracanga buscam o crescimento integral do ser humano a partir de um estilo de vida simples e sustentável. Então, se você se interessa pelo assunto, a minha dica é: se entrega. A conexão com a água só vai te ajudar a melhorar a sua vida!


Cura pela água - Mauricio

Bio: Mauricio Castillo Ocampo é psicólogo, terapeuta especializado em água e Thai Massagem e criador da ÁguaVida, uma terapia aquática que busca trazer relaxamento e uma profunda conexão consigo mesmo. Para ele, a ÁguaVida não é apenas uma terapia, é também uma filosofia de vida, uma experiência transformadora na jornada pessoal de qualquer pessoa. Hoje mora em Inkiri Piracanga, onde oferece a terapia e um curso de formação para quem busca se aprofundar.