Em tempos de pandemia e abundância de cursos, retiros e atividades online, é muito importante cuidar do nosso bem-estar e da nossa saúde mental, emocional e espiritual para realmente conseguir aproveitar bem essas jornadas online. Preparamos 10 dicas para você estar na mais alta vibração ao receber o conhecimento e as ferramentas que estão sendo oferecidas online.

bem-estar

1- Alimente seu corpo com consciência

Estamos passando por uma transição planetária que está mexendo com nossas bases. O momento está fazendo um chamado para cuidarmos mais do nosso corpo físico e da nossa saúde. Por isso propomos que você busque uma alimentação que realmente te faça bem.

Nos cursos e retiros presenciais, nós sempre oferecemos a melhor alimentação possível, plant-based, que faz bem pra todo mundo. Desejamos que você procure formas de fazer isso em casa também, principalmente enquanto está fazendo o Retiro em Casa ou qualquer outro curso de autoconhecimento online.

Por mais difícil que seja, é importante levar a atenção para os alimentos. Pergunte-se quais alimentos seu corpo realmente precisa. Experimente fazer mudanças no cardápio. Isso não precisa ser radical. Faça no seu tempo, com calma. Observe as emoções que você está sentindo quando sente desejo de comer algo. E na hora da refeição, tente se conectar com o alimento antes de comer. 

Essas práticas vão te ajudar a trazer muito mais consciência para sua alimentação e te ajudar a se nutrir de uma forma bem gostosa! Confira outras dicas de alimentação consciente aqui.

2- Integre atividades físicas no seu dia

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas faz bem. Ainda mais agora que estamos passando tantas horas dentro de casa e sentadas/os na frente do computador. Seu corpo pede por esse cuidado. Então que tal fazer exercícios físicos uma forma prazerosa?

Procure encontrar uma atividade que seja gostosa para você e a pratique de forma integrada ao seu trabalho de autoconhecimento. Comece encontrando a atividade que mais te realiza e então tente praticá-la com consciência em cada movimento do corpo. 

A atividade física é pra ser sua aliada no seu desenvolvimento e não um peso. Ela pode te ajudar a sentir e reconhecer seus limites. Reconheça seu corpo no momento presente e então dose o exercício que vai fazer. Seja gentil com você mesma/o! A atividade física precisa ser um gesto de autocuidado.

Estamos oferecendo aulas de Yoga, O-DGI Capoeira e Treino funcional online. Vem descobrir se você curte alguma delas!

3- Conecte-se com a sua natureza

Durante essa pandemia, muitas pessoas estão querendo encontrar formas de estar mais perto da natureza. Vemos muitas pessoas lamentando que está difícil estar na cidade. Sabemos que realmente não é fácil, mas temos uma dica pra você: tente lembrar que você também é natureza. Você faz parte de um grande ciclo vital. Reconheça a natureza que habita você e cada pessoa da sua casa. 

Você também tem ciclos e ritmos. Tente identificá-los e trazer mais harmonia para sua vida.

Não espere estar com a mesma energia e disposição todos os dias. Então, se você está iniciando um curso online, tente se entregar ao máximo para cada encontro. Não planeje tudo. Busque não criar tantas expectativas para suas ações. Cada dia é um dia. Seu rendimento vai variar e isso é natural. Permita-se seguir no seu fluxo, assim como a água. 

Aproveite também para demonstrar seu amor por toda a natureza fazendo uso de produtos ecológicos para sua higiene pessoal e limpeza da sua casa. A Plante! já disponibilizou algumas receitas caseiras, como esta aqui.

4 – Faça 1 minuto de silêncio

Faça 1 minuto de silêncio antes de entrar nas reuniões online. Feche os olhos e use esse minuto para respirar suave e profundamente, trazendo mais presença para o momento presente. Essa é uma prática super simples que nós sempre usamos antes de começar a conversar. Esse 1 minutinho é capaz de trazer muita calma e alinhamento para suas atividades. Experimente! 

5 – Tome um banho de Sol

O sol eleva a nossa vibração e a nossa saúde física. Sempre que possível, tente tomar um pouco de sol, principalmente o sol da manhã. Isso vai te trazer mais energia para o resto do dia!

6 – Beba bastante água

Tenha sempre um copo ou garrafa d’água por perto. Atividades físicas, mentais e espirituais funcionam melhor em um corpo hidratado. Além disso, a água ajuda a limpar todos os processos de purificação que você pode estar passando. Essa é uma das principais orientações que passamos nos retiros presenciais e, sem dúvida, vale o mesmo para o online: beba muita água.

7 – Ouça uma música de alta vibração

Sabe aquela sensação boa de ouvir uma música alta astral que melhora toda a energia do seu dia? As músicas tem esse poder mágico e você pode trazer isso para seu dia a dia. Experimente ouvir músicas que elevam as vibrações e te conectam com o sagrado, como os mantras. 

Aqui em Inkiri Piracanga, as rodas de mantras sempre acompanham os trabalhos que fazemos durante os retiros. Além de elevar a vibração, essas músicas regeneram os nossos corpos e nos ajudam a processar melhor todos os conteúdos que estamos abrindo nos cursos. 

Desejamos que você também possa potencializar seu Retiro em Casa dessa forma. Então confira aqui um pouco do que a Música Inkiri oferece com tanto amor!

8 – Conecte-se com seus Sonhos

Muitas pessoas estão tendo sonhos fortes durante a pandemia. Isso acontece porque estamos passando por uma transição planetária de muitas mudanças, então nosso espírito está tentando nos orientar nessa travessia e ele faz isso através dos sonhos. Então recomendamos muito que você preste atenção nos sonhos. Honre essas valiosas mensagens que está recebendo enquanto dorme. 

Se você está numa jornada de autoconhecimento e está aproveitando a quarentena para realizar algum curso online para aprofundar nos seus trabalhos de desenvolvimento pessoal, é bem provável que você receba muitas orientações pelos sonhos. Anote os conteúdos e busque ajuda para interpretar as mensagens. Se quiser, estamos realizando cursos e encontros online para ajudar nessa conexão. Confira aqui!

9 – Escreva

A escrita também é uma ferramenta terapêutica que pode nos auxiliar a lidar melhor com tudo que estamos passando interna e externamente. Escreva listas, memórias, ideias e sonhos. Escreva o que vier, contando que seja com liberdade. Essa prática vai te ajudar a aproveitar melhor os cursos e a entender tudo o que está passando com você neste momento!

10 – Agradeça

Agradecer é uma prática libertadora que abre o nosso coração para o amor. Sabemos que o momento é delicado e bastante desafiador, mas também sabemos que sempre existem motivos para agradecer. Sinalize para o universo tudo de bom que você reconhece na vida. Experimente fazer isso todos os dias. A gratidão te sintoniza na energia certa para lidar com os desafios da vida!

Desejamos que essas dicas te ajudem a aproveitar melhor os cursos online. Sabemos que o autocuidado é o primeiro passo para qualquer transformação. Por isso também preparamos uma nova edição do Retiro em Casa bastante especial, totalmente dedicada ao seu bem-estar. Serão 5 dias conhecendo e vivenciando alguns pilares da vida saudável! Você pode ver mais informações sobre o Retiro clicando aqui!

bem-estar

Texto de Raquel Taffari