Casa Floresta
Hora do almoço na Casa Floresta, casa comunitária da Escola da Natureza

A vida em comunidade é um dos pilares Inkiri e os programas de imersão têm sido, nos últimos tempos, uma das portas de entrada mais procuradas para quem quer viver essa experiência. Mas qual programa escolher? Não se preocupe! Neste texto, vamos ver as principais semelhanças e diferenças entre os três programas que começam em janeiro: a Universidade Inkiri, Escola de Serviço Inkiri e Alfabetização Ecológica.

UNIVERSIDADE INKIRI – um programa de jovens para jovens

Uni
Os participantes da Uni do segundo módulo de 2016

Foi há cerca de três anos que surgiu o projeto da Uni, como é carinhosamente chamada a Universidade Viva Inkiri. Rita, uma jovem que vivia em Piracanga e tinha na época 19 anos, e Aline, de 20, uniram seus sonhos e decidiram apresentar o projeto para Angelina Ataíde, líder da Comunidade Inkiri. “Elas apresentaram o sonho prontinho para ser materializado”, lembra Angelina.

“É um trabalho de empoderamento para a vida adulta. Um tempo para esquecerem de tudo e focarem somente neles, para descobrirem o que realmente gostam, o que causa entusiasmo e como usar isso na vida”, esclarece Soraya Loomans, 21 anos, hoje guardiã da Uni.

Os jovens passam os meses de Uni em um espaço chamado Aldeia Universitária, onde estão os alojamentos, uma oca, a cozinha comunitária e até uma marcenaria. Os participantes dividem o tempo entre partilhas, vivências e dinâmicas voltadas para o autoconhecimento, além da prática do seva (serviço desinteressado),

Hoje, a Universidade Viva apresenta um programa dividido em módulos, que podem durar dois ou três meses dependendo do período do ano. Apesar de ser possível fazer apenas um módulo, a recomendação é que o jovem faça dois módulos seguidos, o que permite um período de vivência nos projetos no primeiro módulo, seguido do empoderamento para criar o seu próprio projeto em Piracanga no segundo, fechando um ciclo completo.

ESCOLA DE SERVIÇO INKIRI – o serviço como chave para despertar valores

Escola de Serviço 2
Os participantes da Escola de Serviço durante um workshop de alimentação viva na Casa Criação, onde eles vivem por 2 meses

Outra opção de imersão em Piracanga é a Escola de Serviço, um projeto de dois meses de duração com possibilidades de servir e viver o dia a dia em comunidade, assim como a Uni. A diferença é o foco total no seva, dedicação que permite se descobrir, autoconhecer, transformar-se e percorrer também um caminho espiritual.

“Piracanga e a Escola de Serviço nos trazem muitos processos internos. Em algumas pessoas, são mais intensos e, em outras, mais leves. Tanto a parte de servir nos projetos como durante as vivências, evoluímos muito, é tudo muito mágico”, conta Mariana Orlandini, uma das participantes da turma de maio de 2016. “Poder mergulhar no mar todos os dias antes de servir e fazer isso pisando na terra faz com que o dia comece de forma mais que especial.”

Cada participante pode escolher dois projetos para servir num período de até seis horas por dia e, com isso, ter a oportunidade de desenvolver cada aspecto dentro de si que seja necessário, como autorresponsabilidade, honestidade, gentileza, dedicação, beleza e serviço.

Esses valores têm sido trabalhados inspirados no movimento Awaken Love, orientado pelo mestre espiritual e líder humanitário Sri Prem Baba. Ele diz que “o seva é uma poderosa prática espiritual. A questão não é o que você está fazendo, mas como, por quê e para quem. Acordar pela manhã consciente de que está acordando para servir ilumina a alegria de viver. Se existe consciência do serviço, você transforma o ‘fazer’ em uma oração; em uma forma de manter e aumentar a chama da conexão.
No serviço, você se torna um canal do amor. O amor e a felicidade passam por você para chegar ao outro, independentemente se você está cuidando do jardim, construindo uma casa, cozinhando, cuidando de uma empresa ou de uma pessoa”.

UNI vs. ESCOLA DE SERVIÇO

EM COMUM | PROJETOS EM QUE PARTICIPANTES DE AMBOS PROGRAMAS PODEM SERVIR:
Escola da Natureza – Permacultura, Bioconstrução, Templo Laboratório, Viveiro e Coleta Seletiva, Cozinha Alquimia, Espaço Cultural, Comunicação e Espaço Açaí

DIFERENÇAS ENTRE OS PROGRAMAS
Universidade Inkiri
– As rodas de partilha com a facilitação de Angelina Ataíde são consideradas a parte mais importante do programa, durante as quais é feita uma guiança espiritual e de autoconhecimento profunda com os jovens.
– O trabalho é feito de jovens para jovens: os guardiães estão na mesma faixa etária dos participantes.
– Podem participar jovens de 18 a 28 anos.
– Inclui o Retiro de Leitura de Aura – Nível 1.

Saiba mais acessando a página do projeto.

Escola de Serviço
– Roda de conversa semanal com o guardião da escola para discorrer sobre as impressões da semana, andamentos do serviço nos projetos e da casa comunitária em que vivem os participantes, processos pessoais e estado de espírito.
– O trabalho é feito por adultos em uma turma de idades e fases da vida variadas.
– Não há limite de idade.
– Inclui o curso de Meditação das Rosas.

Saiba mais acessando a página do projeto.


FORMAÇÃO IMERSIVA EM PERMACULTURA E VIDA EM COMUNIDADE – transformando a natureza interna e externa

Natureza
O trabalho no Centro de Permacultura é o foco para os participantes do programa

Piracanga tem se tornado cada vez mais uma referência de comunidade e ecovila. A Escola da Natureza é o projeto que sustenta todo o planejamento e as práticas ecológicas que estruturam Piracanga e chegou o momento de multiplicar o conhecimento desenvolvido aqui. Queremos que mais pessoas estejam prontas para agir na transformação que o Planeta pede agora. Para que esse conhecimento seja integrado, é preciso vivenciar a permacultura e a sustentabilidade na teoria e na prática, em todas as suas dimensões, num programa de imersão de 2 meses em Piracanga.

Este programa é para aqueles que já sabem que querem se aprofundar na teoria e na prática do cuidado da natureza. Nele os participantes terão a chance de conhecer em mais detalhe o trabalho da Escola da Natureza, incluindo o manejo ecológico das águas e dos solos, agricultura, agrofloresta, bioconstrução, energias renováveis e gestão de resíduos. Além de toda a parte teórica e prática desses temas, os participantes também participam de partilhas, cursos e minicursos para se aprofundarem com propósito no que estão fazendo.

A grande protagonista desse programa de imersão é a Natureza. É através dela que o trabalho acontece, tanto internamente como externamente. Além de viverem na mesma casa e compartilharem as tarefas comunitárias, os participantes também servem em diferentes áreas da Escola da Natureza durante os 2 meses, o que tende a gerar uma aproximação ainda maior, intensificando os processos.


E aí? Gostou? Está pronto para viver uma experiência de vida Piracanga?

PRÓXIMAS DATAS DOS PROGRAMAS DE IMERSÃO EM PIRACANGA – clique nas datas para saber mais

Universidade Viva Inkiri
10/01 a 10/03/2017

Escola de Serviço Inkiri
13/01 a 10/03/2017

Formação Imersiva em Permacultura e Vida em Comunidade – Escola da Natureza Inkiri (Alfabetização Ecológica)
14/01 a 04/02/2017


46 comments to “Vou viver em Piracanga! Qual programa é a minha cara?

  1. Bom dia!
    Sinto que os cursos, projetos e etc são muito voltados p os jovens. Não identifiquei nada p adultos e até mesmo pessoas da 3ª idade com saúde. Será q me enganei ?? Não vejo nas fotos pessoas com mais de 50 anos. Me parece um espaço dedicado aos jovens.

    1. Oi Julieta, tudo bem?
      Olha, realmente a energia jovem é bastante presente em Piracanga. Muitos jovens sustentam vários projetos por aqui, mas o único programa que é exclusivo para jovens é a Universidade Inkiri. Tanto a Escola de Serviço como a Imersão em Permacultura são para todas as idades. Você é super bem-vinda!

  2. Queridos de Piracanga, gostaria muito de fazer a escola de serviço, porém só tenho férias em janeiro e fevereiro. Pensem na possibilidade de abrir vagas nesses período, talvez mais pessoas estejam na mesma situação. Gratidão por tudo que vocês representam!

    1. Oi, Thais! Tanto a Escola de Serviço quanto os programas da Escola da Natureza não têm restrição de idade =) Com amor, equipe de Comunicação de Piracanga

  3. tb ia fazer a mesma pergunta que a Julieta.. os programas só envolvem jovens e solteiros.. pessoas mais velhas e com filhos não podem participar.. e a terceira idade existe algo preparado para as pessoas que querem mergulhar nesta nova visão de vida??

    1. Oi, Barbara! Na realidade, a Uni é para jovens de 18 a 28 anos, mas não necessariamente solteiros ou sem filhos. É possível ser um casal com ou sem filhos, ou uma mãe ou pai solteiros, e participar de programas de imersão. É preciso somente conversar com os guardiães dos programas para uma orientação mais detalhada. E como mencionamos no texto, a Escola de Serviço e os programas da Escola da Natureza não têm limite de idade. Sobre a Terceira Idade, tivemos neste e no último ano um retiro chamado Aldeia da Sabedoria especificamente para pessoas acima de 50 anos e esta é uma energia que tem se aberto em Piracanga cada vez mais =) Com amor, equipe de Comunicação de Piracanga

  4. Eu e meu marido temos 30 anos, dois cães e dois gatos. Estamos na busca da evolução espiritual a alguns anos e nos encantamos com o projeto. Já somos vegetarianos e estamos caminhando para o crudivorismo. Meditamos todos os dias, praticamos corrida e Yoga e mantemos uma horta. Nosso sonho é viver de forma totalmente sustentável e ajudar no que pudermos e adoraríamos morar em Piracanga. Temos algumas dúvidas. Esses programas de imersão são de 2 a 3 meses correto, e depois disso? Quais os próximos passos? Tem casas a venda? Poderia levar meus animais?

    1. Oi, Renata! Você já deu uma olhada neste texto aqui? http://piracanga.com/conhecendo-piracanga/ Ele dá uma noção muito boa do que é Piracanga hoje! Uma vez que você vem para cá, consegue sentir verdadeiramente se há ou não uma conexão com Piracanga e, se houver, as formas de permanência acabam se apresentando naturalmente. Neste momento, não temos animais vivendo em Piracanga e falamos sobre isso neste mesmo texto indicado acima. Se precisar de mais informações, é só escrever para piracanga@piracanga.com Com amor, equipe de Comunicação de Piracanga

      1. Muito obrigada adorei o texto. Vou me programar direitinho para passar um tempo com vocês. E entendo com relação aos animais. Mas sou responsável e não abandonarei meus animais. Ainda bem que podemos fazer a inserção minha e do meu marido aos poucos assim conseguimos adequar tudo ao seu tempo. Obrigada mesmo adorei esse texto.

    1. Oi, Luciana! Tanto o programa da Escola de Serviço quanto os programas da Escola da Natureza não têm restrição de idade =) Com amor, equipe de Comunicação de Piracanga

  5. Demais de lindo, tudo. Amo vcs e moro de vontade de agregar o conhecimento de vcs na minha vida. Mas tb acho Q o foco de vcs são os jovens. Tenho mais de 50, rs. Carinhos!

  6. Olá!!!!!Gostaria de informação a respeito do período de vivência,pois pelo que entendi os períodos variam de 2 a 3 meses, e eu gostaria muito de conhecer mas só posso nas minhas férias que são somente 30 dias,tem algum programa de 30 dias. E outra ressalva, sou casada e tenho um filho de 5 anos,poderíamos passar esse período com vocês?

    1. Oi Daniela,
      Neste momento todos os programas abertos são de pelo menos 2 meses sim. Tem um da escola da natureza que começou agora em junho que
      é só de um mês. Vamos dar seu feedback de períodos mais curtos para a imersão para ver se criam algo. Aí sugiro você acompanhar a gente pelo facebook e pela nossa newsletter para ficar sabendo da nossa programação.
      Da mesma forma, para períodos mais curtos, você pode vir fazer algum curso ou retiro no centro holístico. Dá uma conferida por aqui: http://piracanga.com/cursos-e-eventos/
      Com amor!

  7. COMENTARIO PARA OS DE MAIS DE 50 …….

    Amados, tenho 57 anos e conheço Piracanga bastante bem (embora ela esteja como o Universo, “em movimento constante”, 🙂 ) ja estive em 2 ocasiões recebendo formaçoes em Piracanga e nessas lindas experiencia senti que foi o meu EU interior que se relacionou com esse mundo….. tudo isso para dizer que o nosso EU interior NÃO TEM IDADE, e a sua criança interior sente-se realizada porque não precisa corresponder com padrão social algúm. Esse é um dos desafios da nova humanidade, se libertar dos padrões, e reconhecer o seu EU interior como a verdadeira parte do humano que deve liderar a nossa videncia no percurso que nos toca viver, no agora, porque ele traz consigo naturalmente muitas virtudes e sabedoria que são deixadas de parte ou abafadas por conta desses padrões….. idade, sexo, formação, capacidade financeira etc. Piracanga….. é um espaço onde voce pode deixar a sua alma libre, e essa é uma experiencia magnifica…….
    Embora as veces, este nosso veiculo, um pouco gasto, o corpinho, não consegue nos acompanhar na nossa jovialidade interior….. é só dar pulinhos mais pequeninos !!! jejejejeje…. beijooooooooosss amados…… 🙂

    1. Isso aí, Isabel! Tem espaço sim para todas as idades. A verdade é que o único programa com limite de idade que temos é a Uni. Os outros são super abertos para quem queira experimentar!
      Um beijo!!!!

  8. Tenho 34 anos, e sou mãe solteira de uma garotinha de 2 anos e tenho muita vontade de participar da ESCOLA DE SERVIÇO INKIRI. E possível participar desta vivencia com minha filha? Gratidão por tudo que vocês representam!

    1. Oi querida Ana!
      Olha, o período de imersão é bastante intenso e requer uma entrega para si. É difícil dizer que não é possível, pois vai que você encontra uma forma? Sugiro você escrever para os responsáveis pelo programa e ver se encontram alguma forma. escoladeservicopiracanga@gmail.com
      E caso não seja possível e você mesmo assim desejar vir à Piracanga, talvez a forma seja vindo para algum curso ou retiro (http://piracanga.com/cursos-e-eventos/) ou alugando uma casa na Ecovila e tendo uma experiência mais sua, sem a estrutura do programa.
      Se quiser se integrar mais à vida na Ecovila e estiver disposta a dar mais alguns passos na autorresponsabilidade, pode alugar uma casa ou um quarto numa das casas da comunidade.

      Viver numa ecovila requer cuidados específicos com a natureza, o que nos leva a rever hábitos muito enraizados e, em alguns casos, sacrifícios são necessários. As recompensas se manifestam na forma de uma natureza abundante e de um grupo de pessoas comprometido com explorar modos de vida mais amorosos.

      Se você se sente preparado, sugerimos que pesquise bem sobre Piracanga no nosso site e depois envie um e-mail para alugueispiracanga@gmail.com para checar a disponibilidade e os valores das casas e quartos disponíveis.

      Duração: mais longa
      Público: pessoas dispostas a experimentar os acordos da nossa Ecovila
      Com amor!

  9. Gostaria de saber se haverá programação para o período do Natal e Ano Novo que se estenda por janeiro e fevereiro. Tenho 60 anos, instrutora de Yoga e facilitadora de aulas de culinária ovo-lacteo- vegetariana e vegana. Moro no interior de Pernambuco na cidade de Petrolina. Busco um período de retiro espiritual e que me proporcione novas experiências. Achei Piracanga com o perfil da minha busca. O período mencionado é por conta do meu trabalho. Tenho um pequeno espaço (Espaço Vital)em que tenho atividades o ano todo. Este período seria de férias. Tenho interesse em me engajar neste universo. Namastê!

    1. Oi Marta,
      Olha, com certeza teremos uma programação para natal, ano novo, janeiro e fevereiro, mas ainda não está organizado.
      Mas todos os anos temos.
      Fique ligadinha na gente (na nossa página no facebook e na nossa newsletter) que assim que tivermos nossa programação, vamos divulgar!
      Você é muito bem vinda!
      com amor!

  10. Olá! Ainda tem vaga pra escola de serviço inscrições de julho / agosto? E alimentação não tá incluída no valor, né!? Quanto + ou – eu gastaria? Desde já agradeço!

  11. Olá,gostaria de saber se é permitido somente participar dos cursos ou se é possível fixar moradia em Piracanga e qual os passos necessários para isso. Em sendo possível como funciona para a pessoa poder se manter financeiramente.

    1. Oi, Clecius! É possível morar em Piracanga, sim, mas cada um de nós tem uma história diferente por aqui. Os caminhos são muitos e as possibilidades também, inclusive na parte financeira, porém o primeiro passo é se aproximar e poder experimentar Piracanga de perto pois só assim você consegue realmente entender como tudo funciona. A partir daí, você pode sentir com mais clareza se sua história é mesmo por aqui neste momento. Este texto fala um pouco sobre o que é Piracanga hoje e pode te ajudar: http://piracanga.com/conhecendo-piracanga/ Com amor!

  12. Olá,gostaria de fazer todas ou qualquer uma das vivencias acima,estou em casa atoa pois acabei de ter um bebê de 2 meses. Gostaria de saber se existe a possibilidade de estar participando de algum desses acima.

    1. Oi, Cinthyan!! A melhor forma de obter esta resposta é escrever diretamente para cada projeto conforme os endereços de e-mail indicados no texto pois os guardiães poderão dar respostas adequadas de acordo com a estrutura de cada imersão =) Com amor!

  13. Oii !!! Soy Rocio (26) y matias (22) de argentina, temos um filho de 5 meses y queremos vivir una expriencia em piracanga, vivir en la comunidad y prestar nuestros servicios. Como se puede façer?
    Muito obgrigado!!

  14. Olá, gostaría muito de participar do programa de imersao da escola de serviço que abrirá em janeiro. Sou brasileira, mas vivi boa parte da minha vida na Europa, recém voltei ao Brasil com meus dois filhinhos e o objetivo maior foi para conhecer Piracanga e quem sabe fazer parte dessa comunidade pois me indentifico muito com essa forma de vida e poder oferecer uma realidade mais bonita aos meus filhos. Pergunta: Como sería participar deste programa levando duas crianças de 5 e 8 anos, e como ficam os valores? Quero me programar direitinho, obrigada com carinho!

    1. Oi, Josie! É possível participar do programa trazendo os filhos, sim! No grupo que termina no final deste mês, temos uma mãe com um filho pré-adolescente, por exemplo =) Você pode escrever diretamente para o e-mail dos guardiães: escoladeservicoinkiri@gmail.com e eles vão poder te orientar com todo o cuidado =)

  15. vcs vendem uma casa por qto na ecovila? ! Curiosidade precisar de hospital tem perto? pois tenho um filho de 1 ano 8 meses mas sou mae solteira

    1. Olá, Fa! As casas da ecovila de Piracanga, onde fica o Centro Inkiri Piracanga, pertencem a diferentes proprietários e, para obter uma resposta para sua pergunta, é preciso ter contato direto com eles (o que é muito mais fácil quando você visita a ecovila de Piracanga, embora não garantido). O hospital mais próximo da ecovila fica a cerca de duas horas daqui. O Amor em mim saúda o Amor em você 😉

      1. Ual! Duas horas é muito tempo, dependendo da enfermidade. Em casos de emergência médica, como vocês fazem? Há pelo menos alguém capacitado a prestar os primeiros socorros? O Amor em mim saúda o Amor em vocês.

  16. Bom dia amigos de Piracanga!Sou brasileira de Salvador/Bahia,casada com um Italiano e com uma filha de 12 anos.Vivo a 8 anos na Itália ,mas meu desejo sempre foi grande em retornar ao meu país. Mas quero realmente mudar de vida e dar maior valor a espiritualidade. Espero prossimo ano ir ao Brasil e conhecer o vostro espaço. Tanto eu como minha familia já somos amantes da natureza e temos uma casa imersa na na praia na Linha Verde.Espero somente os poucos anos de serviço que restam para meu esposo ir em pensão ,para morarmos no Brasil e tenho aberta a possibilidade de comprar uma casa ai e vivenciar essa experiência em companhia de vcs!Inclusive sendo voluntária, eu e meu esposo, em qualquer projeto vostro.Já que sou Psicopedagoga e trabalhei por 10 anos como professora municipal em Salvador ,inclusive com deficientes auditivos,o que aprendi pode ser útil para vcs ,tenho desejo de servir ao próximo e aprender também. Continuaremos em contato.Obrigada desde já a atenção! Danielle

    1. Olá Danielle! Estamos torcendo para que seus sonhos se realizem e que seu serviço possa trazer esse carinho para o nosso espaço e projetos. Mantenha nos acompanhando por aqui e pelo facebook, quando chegar a hora de conhecer Inkiri Piracanga temos certeza que isso acontecerá. Um abraço e boa sorte para a família

  17. Gostaria de saber se existe a possibilidade de participar da comunidade de Piracanga e se houver quais são os meios para fazer parte, muito obrigado pela atenção. Luz

    1. Bom dia Marlon! Você quer conhecer Piracanga e viver aqui um tempo? Acreditamos que esse seja o primeiro passo, por isso fizemos uma matéria aqui no blog explicando as possibilidades mais legais de chegar aqui, da uma olhada e nos conta o que achou? Segue o LINK

  18. Passamos o carnaval aí pois já estávamos estudando piracanga desde o ano de 2016. É uma meta na nossa vida poder fazer parte de uma comunidade tão avançada quanto essa. Essa forma de vida, um dia, será adotada em toda terra. Vimos por ai muitas casas, mas gostaríamos muito de construir a nossa. Vimos muitos terrenos. Como fazemos pra comprar um terreno ai? As casas sabemos que tem vários donos, mas os terrenos… Como fazemos pra comprar e poder morar aí.? Com quem podemos falar sobre terrenos, valores e contrução de casas no estilo Piracanga?

  19. Boa noite, achei a comunidade e o estilo de vida fantásticos, como faço para ser integrante da comunidade, como faço para viver com vocês ???

    1. Oi Sidnei, tudo bem? Sempre sugerimos a quem vem nos conhecer, que na primeira visita venha através de um curso, para adquirir conhecimento e junto a isso conhecer nossa comunidade e estilo de vida. Essa é a forma de chegar bem próximo aos projetos e realmente entender como tudo aqui funciona. Nesse link existem algumas perguntas frequentes respondidas, o site aliás tem bastante conteúdo, sugerimos que tire um tempo para se familiarizar =) qualquer dúvida estamos disponíveis. http://piracanga.com/centro-inkiri/perguntas-frequentes/

      1. Também recebi o e-mail de vocês, com certeza irei ler todas as informações, me aprofundar e logo que possível irei realizar um curso para conhecê-los melhor, obrigado pelo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *