mja_4691
Momento relax na Casa Floresta

A vida em comunidade é um dos pilares Inkiri e os programas de imersão têm sido, nos últimos tempos, uma das portas de entrada mais procuradas para quem quer viver essa experiência. Mas qual programa escolher? Não se preocupe! Neste texto, vamos ver as principais diferenças entre programas de imersão que são a grande porta de entrada para viver em Inkiri Piracanga.

UNIVERSIDADE INKIRI – um programa de jovens para jovens

fnc_2808-2
Participantes da Uni 2016

Foi há cerca de três anos que surgiu o projeto da Uni, como é carinhosamente chamada a Universidade Inkiri. Rita, uma jovem que vivia em Piracanga e tinha na época 19 anos, e Aline, de 20, uniram seus sonhos e decidiram apresentar o projeto para Angelina Ataíde, líder da Comunidade Inkiri. “Elas apresentaram o sonho prontinho para ser materializado”, lembra Angelina.

“É um trabalho de empoderamento para a vida adulta. Um tempo para esquecerem de tudo e focarem somente neles, para descobrirem o que realmente gostam, o que causa entusiasmo e como usar isso na vida”, esclarece Soraya Loomans, 21 anos, hoje guardiã da Uni.

Os jovens passam os meses de Uni em um espaço chamado Aldeia Universitária, onde estão os alojamentos, uma oca, a cozinha comunitária e até uma marcenaria. Os participantes dividem o tempo entre partilhas, vivências e dinâmicas voltadas para o autoconhecimento, além da prática do seva (serviço desinteressado),

Hoje, a Universidade Inkiri apresenta um programa dividido em módulos, que podem durar dois ou três meses dependendo do período do ano. Apesar de ser possível fazer apenas um módulo, a recomendação é que o jovem faça dois módulos seguidos, o que permite um período de vivência nos projetos Inkiri no primeiro módulo, seguido do empoderamento para criar o seu próprio projeto, fechando um ciclo completo.

ESCOLA DE SERVIÇO INKIRI – o serviço como chave para despertar valores

Escola de Serviço 2
Os participantes da Escola de Serviço durante um workshop de alimentação viva na Casa Criação, onde eles vivem por 2 meses

Outra opção de imersão em Piracanga é a Escola de Serviço, um projeto de dois meses de duração com possibilidades de servir e viver o dia a dia em comunidade, assim como a Uni. A diferença é o foco total no seva, dedicação que permite se descobrir, autoconhecer, transformar-se e percorrer também um caminho espiritual.

“Piracanga e a Escola de Serviço nos trazem muitos processos internos. Em algumas pessoas, são mais intensos e, em outras, mais leves. Tanto a parte de servir nos projetos como durante as vivências, evoluímos muito, é tudo muito mágico”, conta Mariana Orlandini, uma das participantes da turma de maio de 2016. “Poder mergulhar no mar todos os dias antes de servir e fazer isso pisando na terra faz com que o dia comece de forma mais que especial.”

Cada participante pode escolher dois projetos para servir num período de até seis horas por dia e, com isso, ter a oportunidade de desenvolver cada aspecto dentro de si que seja necessário, como autorresponsabilidade, honestidade, gentileza, dedicação, beleza e serviço.

Esses valores têm sido trabalhados inspirados no movimento Awaken Love, orientado pelo mestre espiritual e líder humanitário Sri Prem Baba. Ele diz que “o seva é uma poderosa prática espiritual. A questão não é o que você está fazendo, mas como, por quê e para quem. Acordar pela manhã consciente de que está acordando para servir ilumina a alegria de viver. Se existe consciência do serviço, você transforma o ‘fazer’ em uma oração; em uma forma de manter e aumentar a chama da conexão.
No serviço, você se torna um canal do amor. O amor e a felicidade passam por você para chegar ao outro, independentemente se você está cuidando do jardim, construindo uma casa, cozinhando, cuidando de uma empresa ou de uma pessoa”.

UNI vs. ESCOLA DE SERVIÇO

EM COMUM | PROJETOS EM QUE PARTICIPANTES DE AMBOS PROGRAMAS PODEM SERVIR:
Escola da Natureza – Permacultura, Bioconstrução, Templo Laboratório, Viveiro e Coleta Seletiva, Cozinha Alquimia, Espaço Cultural, Comunicação e Espaço Açaí

DIFERENÇAS ENTRE OS PROGRAMAS
Universidade Inkiri
– As rodas de partilha com a facilitação de Angelina Ataíde são consideradas a parte mais importante do programa, durante as quais é feita uma guiança espiritual e de autoconhecimento profunda com os jovens.
– O trabalho é feito de jovens para jovens: os guardiães estão na mesma faixa etária dos participantes.
– Podem participar jovens de 18 a 28 anos.
– Inclui o Retiro de Leitura de Aura – Nível 1.

Saiba mais acessando a página do projeto.

Escola de Serviço
– Roda de conversa semanal com o guardião da escola para discorrer sobre as impressões da semana, andamentos do serviço nos projetos e da casa comunitária em que vivem os participantes, processos pessoais e estado de espírito.
– O trabalho é feito por adultos em uma turma de idades e fases da vida variadas.
– Não há limite de idade.
– Inclui o curso de Meditação das Rosas.

Saiba mais acessando a página do projeto.

 

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

Natureza

Este programa da Escola da Natureza Inkiri se divide em três módulos de uma semana cada, abordando diferentes temáticas práticas e cotidianas de permacultura:

MÓDULO 1: CUIDADOS COM A TERRA
O relacionamento com a Mãe Terra e como determinados padrões geram ações e posturas
– Hortas em pequenos espaços
– Compostagem doméstica
– Jardins comestíveis
– Banheiros secos compostáveis
– Manejo integrado da água
– Iniciação em Reiki Essencial – Nível 1
– Meditação das rosas

MÓDULO 2: CUIDADOS COM AS PESSOAS
Um olhar para as relações de parceria e união em nome de uma nova cultura de paz e amor para todos os seres
– Vida em comunidade
– Alimentação consciente
– Prática de Reiki
– Educação
– Projetos coletivos de restauração planetária
– Oficina de produtos biodegradáveis
– Danças circulares
– Rodada beija flor

MÓDULO 3: COMPARTILHANDO A ABUNDÂNCIA
As trocas e o trabalho em união para gerar abundância a diversos níveis
– Trabalho em mutirão
– Economia Inkiri e moeda local
– Sistemas de tratamento da água
– Gestão dos resíduos
– Biofertilizantes
– Bancos de trocas de sementes
– Criação e manutenção de florestas

ESCOLA DE RENASCIMENTO INKIRI

O curso imersivo da Escola de Renascimento Inkiri é um processo de auto-conhecimento, de aprendizagem da técnica e um reencontro com os elementos Terra, Fogo, Água, Ar e Amor como grandes transmutadores energéticos e por isso fortes aliados na cura.

A experiência é viver a temporada em Piracanga trabalhando profundamente o auto-conhecimento através da técnica de expansão de consciência. Além disso a experiência traz um interessante e profundo canal de contato com a natureza e com a vida em comunidade.

Saiba mais AQUI

Estamos  cada vez mais focados em proporcionar aos nossos visitantes uma experiência profunda de reconexão consigo mesmo, por isso a partir de julho temos não só os programas de imersão da UNI, da Escola de Serviço, da Natureza e de Renascimento, como também diversas opções para toda a família,com a Aldeia da Sabedoria para quem tem 50 anos ou mais e o programa Guardiões da Terra, para crianças e adolescentes.

 *clique nas datas para saber mais

Escola de Serviço Inkiri
03 a 31 de julho 

Escola de Renascimento Inkiri

02 de agosto a 11 de outubro

Escola da Natureza Inkiri
03 de Maio a 2 de Junho 

ProgramaTrabalho e Vida – Bioconstrução

07 de junho a 04 de julho

Guardiões da Terra – Crianças e Adolescentes 

01 a 31 de julho 

Leitura de Aura (para quem já tem o Aura 1) 

01 a 31 de julho 

Circo Inkiri Vagalume 

10 a 31 de julho 

PROGARAMAS DE IMERSÃO PARA A TEMPORADA DE AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO >>> CLIQUE AQUI


21 comments to “Vou viver em Piracanga! Qual programa é a minha cara?

  1. Oi amo o estilo de vida dai …
    Gostaria de saber mais sobre a escola, e como faco pra poder morar ai tambem. Sou professora de Ingles e queria saber se poderia dar aula ai .. E quais outros trabalhos tem ai para fazer na comunidade.
    Bjs

  2. Bom dia.
    Estou me preparando para uma cirurgia de tendão no próximo ano, isso vai me tomar alguns meses para recuperação, mas junto com tudo isso que me aconteceu venho me conhecendo melhor, e até comecei amadurecer a idéia de levar uma vida mais natural e espiritual, adoraria conhecer a ecovila piracanga, e vou realizar assim que estiver recuperada dessa etapa de minha vida.
    Parabéns pelo trabalho, pelo que pesquisei me parece um espaço muito edificante, adoraria manter contato, saber das novidades.

  3. Esse curso destina-se a que faixa etária? jovens a partir de quantos anos?
    Existem programas de férias para adolescentes a partir de 15 anos de uma a três semanas?
    obrigada

    1. Olá, Symone! O único programa com faixa etária definida é a Universidade Inkiri (18 a 28 anos). Hoje, não temos programas para adolescentes visitantes =)

  4. Boa tarde,
    Tenho interesse em fazer o curso de alfabetização ecológica, o que devo fazer?
    Quanto custa o curso completo?
    Qual o custo médio mensal para morar em piracanga?

    Muito obrigada
    Nicole

  5. Boa tarde !….
    Agora que estou maduro, pronto para ter uma vida em comunidade tenho pesquisado sobre esse tipo de viver que sempre me atraiu.
    Sou divorciado, moro sozinho, sou independente. Tenho 3 filhos e 4 netos.
    Apesar da minha idade, acabo de completar 70 anos, sou forte, sadio e com muita saúde e disposição e acredito que poderei interagir facilmente num ambiente onde a comunidade é sempre o alvo principal.
    Notei que aí não tem idosos, isso seria uma coincidência apenas ou uma regra.
    Se for regra, poderiam me indicar alguma comunidade que não tenha essa rejeição ?
    Como fazer para conhecer essa comunidade e saber se realmente é isso que procuro ou se puderem me orientar mais sobre o assunto, ficarei muito grato.
    Obrigado

    1. Oi, Martinho! Aqui neste link, falamos um pouquinho mais sobre nossos acordos: http://piracanga.com/o-que-e-inkiri/conhecendo-inkiri-piracanga/ E, nesta outra página, estão as formas de participar: http://piracanga.com/o-que-e-inkiri/como-participar/ Nos dois links, há informações sobre o que é a experiência Inkiri dentro da ecovila de Piracanga. Não fazemos a gestão da ecovila (ela não tem uma gestão organizada no momento), mas podemos informar que não há restrição de idade para ser morador.

  6. Ola tudo bem? Eu meu esposo e nossa filhinha de 3 anos, teríamos muito interesse em viver em comunidade,passando nosso conhecimento e podendo aprender muito mais em troca. Gostaríamos de criar nossa pequena nesse sistema de vida maravilhoso. Apoiamos esse estilo de vida . Temos muito a oferecer, gostaríamos de saber como podemos fazer para morarmos nessa comunidade . Moramos atualmente em Itajai SC. Mas queremos nos enquadrar em algo que acreditamos.

    1. Oi querida, tudo bem? Em qual dos programas você acredita que se encaixa? Dá uma lida no site sobre cada um e se tiver a fim de promover essa mudança de vida escreva para o contato do projeto de seu interesse para receber mais informações. Boa sorte!

  7. me chamo jenefer tenho 28 anos solteira sem filhos e tudo q fiz até hj na vida nunca deu certo a tempos to pensando em ir morar na beira do mar sei lá pq mais isso não me sai da cabeça axei super interressante a ideia de vida de vcs queria saber mais como se tornar uma moradora como faço por onde começar tem q ter dinheiro to louca pra saber mais e sumir daqui e correr logo pra ai…

    1. Oi Jenefer, se tiver dúvidas específicas por favor envie um e-mail para o contato do Programa pelo qual você se interessou. Gratidão e boa sorte!

    1. Daniela, em qualquer projeto o voluntariado, ou SEVA – serviço desinteressado – como chamamos por aqui é bem vindo. Há inclusive a Escola de Serviço, que é um programa super interessante de trabalho em que você escolhe dois projetos específicos de Inkiri Piracanga para servir. A Próxima turma começa em 3 de Julho, olha que bacana: Escola de Serviço

  8. Olá, me chamo Johnnatan tenho um filho, e procuro esse tipo de lugar e vida comunitária desde que me entendo por gente, todos os cursos oferecidos me agradam e se eu pudesse fazer todos eu os faria com certeza, sou muito esforçado e companheiro no que for preciso. Queria saber como fazer pra chegar até vocês e o custo pra viver aí neste lugar maravilhoso e desfrutar dessa experiência única em comunidade que vocês oferecem ?!

    1. Oi Johnnatan, como vai? Sempre sugerimos que as pessoas cheguem aqui através de um curso. Assim você conhece o nosso estilo de vida, os projetos, as possibilidades de moradia e entende como funciona a nossa economia local. Depois de passar alguns dias aqui vivendo a nossa realidade e tendo todo o suporte do facilitador de um curso ou retiro, que geralmente é um membro da comunidade Inkiri, você poderá decidir com mais clareza se é isso mesmo que você quer. Um abraço fraterno, estamos torcendo por você =)

      1. Oi, estou bem e vocês ? Como eu chego até vocês pra participar desses cursos oferecidos ai, queria muito ir conhecer vocês, porque sei que é aí que eu quero viver.

        1. Oi Johnnatan, que legal que você quer vir. Você deu uma olhada na nossa agenda de cursos e retiros? Basta clicar AQUI, conferir qual curso te chama mais, se inscrever e vir. Abraços fraternos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *