Participantes de diversos países que estão no programa do YIP (Youth Initiative Program), na Suécia, e vão viver uma experiência em comunidade com a Universidade Viva Inkiri, aqui no Brasil, a partir de novembro

Uma grande parceria de impacto na juventude mundial está para começar. A partir de novembro, duas potências internacionais em educação holística para o público de 18 a 28 anos se reunirão em Inkiri Piracanga, no sul da Bahia, Brasil. A programação do YIP (Youth Initiative Program), da Suécia, e da Universidade Viva Inkiri – que inicia em 10 de outubro – será a soma do autoconhecimento com uma visão ampla sobre a realidade planetária. A vida em comunidade durante mais de 2 meses de formação na ecovila será uma experiência profunda para todos.

Pouco conhecido no Brasil, mas com vasto reconhecimento internacional, o YIP fica em Järna, na Suécia, e é uma comunidade rural localizada 50 km ao sul de Estocolmo. O pessoal de lá é responsável por espalhar jovens empreendedores por diversos países, que são educados em uma base de desenvolvimento holístico e um trabalho focado no fortalecimento da capacidade de protagonismo juvenil para encarar os desafios atuais do planeta através dos seguintes princípios educacionais:

  • PARA DENTRO E PARA FORA: Reconhecimento que a saúde interior está intimamente relacionada com a saúde da vida exterior, nossas estruturas e sistemas sociais.
  • DA IDEIA PARA MANIFESTAÇÃO: Uso de princípios e habilidades empresariais para se tornarem formadores ativos de suas vidas e ambientes culturais em vários níveis.
  • SER HUMANO INTEGRAL: Fortalecer o pensar, sentir e querer, o que se traduz em envolvimento com a cabeça, o coração e as mãos.
  • COMPREENSÃO INTEGRAL: Contato com os desafios globais da humanidade de forma abrangente e holística.
  • COMUNIDADE E DIVERSIDADE: Desenvolver a capacidade de aproveitar o potencial da diversidade para mudanças positivas e honrar a contribuição de cada indivíduo único.

INTERCÂMBIO COM DIVERSAS NACIONALIDADES

Com uma rede mundial de mais de 200 alunos, as turmas do YIP são formadas por pessoas de nacionalidades variadas em programas com duração de 10 meses, sendo três deles fora da sede na Suécia.

Desta vez, o intercâmbio do YIP será em Inkiri Piracanga, somando seus impactos positivos com os da Universidade Inkiri em uma parceria internacional inédita. A Uni, como é chamada por aqui, busca que cada jovem se descubra, partindo de quatro pilares:

  • Harmonia com a natureza
  • Vida em comunidade
  • Autoconhecimento
  • Dons e talentos
Jovens de várias partes do mundo vão viver juntos uma experiência de autoconhecimento em contato com a natureza

De acordo com o co-fundador do YIP Reinoud Meijer, que visitou Inkiri Piracanga em maio, o programa sueco tem promovido uma consciência global e pessoal expandida, o que se alinha perfeitamente com o que vem sendo feito em Inkiri Piracanga.  “A cada ano, cerca de 40 jovens participantes de todo o mundo têm a oportunidade de viver, aprender e criar juntos em uma plataforma planejada para que eles desenvolvam seu máximo potencial, encontrando seu autêntico propósito dentro da sociedade e do planeta”, afirmou.

O YIP conta entre as suas inúmeras iniciativas com empresas e organizações que compõem um campo inspirador para novas visões de mundo, incluindo fazendas biodinâmicas, casas de cura, o banco alternativo, clínica, centro cultural, entre outros.

Meijer afirma que uma das propostas do YIP é gerar questionamentos em um ambiente onde não há soluções pré-determinadas, mas a oportunidade para que os jovens se comprometam com seu próprio caminho e com uma visão global.

“No trabalho que desenvolvemos no YIP, primeiramente, os jovens olham para fora, para as nossas estruturas sociais e desafios globais. Depois, olham para dentro, para a própria biografia e seus desafios pessoais. Em seguida, o desafio é em grupo. Neste momento eles integram seus conhecimentos e descobrem formas de trabalhar juntos”, disse.

UMA EDIÇÃO MUITO ESPECIAL DA UNI

A parceria com o YIP fará com que a Uni tenha uma edição muito especial. As primeiras semanas focadas no autoconhecimento. A partir da chegada do YIP, Inkiri Piracanga vai virar um ambiente internacional, com uma programação que se direciona para a realidade de mundo (Conheça a edição especial aqui).

Os facilitadores do YIP trarão palestrantes e professores com ferramentas para a co-criação, gestão de projetos e como contribuir para um mundo melhor, como Global e Personal Awareness e Community Dynamics, como Art of Hosting, Storytelling, Warriors Without Weapons, entre outras.

Os facilitadores da Uni e da Comunidade Inkiri Piracanga vão ajudar a colocar todas essas ferramentas na prática, aplicando nos projetos já existentes e criando novos. Sem falar nas ferramentas locais de autoconhecimento, como a Meditação das Rosas, a Leitura de Aura e o Reiki; o curso Caminho dos Sonhos, com Angelina Ataíde; e os satsangs de Sri Prem Baba, que acontecerão durante a minitemporada e visita anual do líder humanitário e mestre espiritual da Comunidade Inkiri.

“Vamos dar aos participantes a possibilidade de explorar todo o seu potencial, se conectar com seu propósito e se empoderar de suas escolhas. Essa união com o YIP é muito especial porque vamos ampliar o impacto da transformação no mundo”. Soraya Loomans, Guardiã da Universidade Viva Inkiri

A sede do YIP fica em uma localização maravilhosa na costa do Báltico, cercada por fazendas biodinâmicas, florestas e prados abertos. Para saber mais sobre o YIP, visite o site: www.yip.se.


Para saber mais e se inscrever na edição especial da Uni, clique aqui


4 comments to “UNI + YIP | preparando jovens para transformar o mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *