A Escola de Serviço é um dos programas de residência mais queridos de Inkiri Piracanga! Estamos prestes a iniciar uma nova turma por aqui, de 1º a 26 de outubro, então convidamos o facilitador do programa, Roberto Madureira, nosso querido Betão, para contar com suas próprias palavras o que significa a Escola de Serviço para nós. Aos 50 anos, Betão foi um dos participantes mais ativos do programa no passado e hoje entrega seus dons e talentos para dar vida a mais uma edição da ES.

Roberto Madureira, o Betão, é o facilitador do programa da Escola de Serviço. Ele é o primeiro da direita para a esquerda. ASSISTA À LIVE DA ESCOLA DE SERVIÇO NO FACEBOOK

“Gostaria de falar um pouco para vocês sobre a Escola de Serviço. Primeiro porque é uma oportunidade única de vivenciar a vida em comunidade e o serviço desinteressado, segundo porque faz parte da minha história em Inkiri Piracanga e do meu processo de transformação pessoal.

O funcionamento da Escola é bem simples: as pessoas compartilham uma casa, vivem de forma integrada com a comunidade local e atuam nos projetos da Comunidade Inkiri. Uma vez por semana, têm uma partilha onde podem compartilhar suas vivências e sentimentos. Além disso, têm uma série de atividades incluídas como Meditação das Rosas, iniciação em Reiki Essencial – Nível 1 e várias outras que acontecem no dia a dia aqui de Inkiri Piracanga.

Posso dizer com certeza que me diverti muito nas três edições que fiz da Escola de Serviço! Isso mesmo, fiz três ciclos seguidos. Muita música, danças, conversas descontraídas, conversas profundas, viramos uma família. Foi também minha porta de entrada, uma forma suave e amorosa de conhecer as pessoas que moravam aqui, de me inserir na vida cotidiana, de acessar as oportunidades que o local tinha para me oferecer. O resultado foi tão bom que estou em Inkiri Piracanga há quatro anos e meio. Várias pessoas da minha turma ainda estão por aqui. Um é o responsável pela economia local, outra trabalha na recepção, eu sou responsável pela Escola de Serviço atual e trabalho no restaurante. Nesse tempo todo, vi muitas pessoas que chegaram através deste programa morarem aqui, cada um fazendo sua história, usando seus dons e talentos, recebendo a vida de braços abertos.

Também cresci muito e me transformei consideravelmente por dentro e por fora. Perdi 20 quilos, reconheci vários padrões de comportamento que me levavam ao sofrimento e tive a oportunidade de entender porque as coisas aconteciam daquele jeito na minha vida. Servindo nos projetos, me deparei com meu perfeccionismo, rigidez, impaciência… e tive a possibilidade de ressignificar o trabalho na minha vida.

Poderia ficar falando sobre a Escola de Serviço o dia inteiro e não conseguiria passar o que realmente significa, o que representa. Fica o convite, venha vivenciar essa experiência única!”


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A PRÓXIMA EDIÇÃO DA ESCOLA DE SERVIÇO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *