O Centro Inkiri Piracanga acaba de transformar mais um sonho em realidade! Pela primeira vez, vamos dedicar um período todo do ano para os programas de imersão, que são verdadeiras experiências de transformação e autoconhecimento! E ainda temos outras duas grandes novidades: a primeira é que o pessoal das imersões vai ocupar as acomodações do centro, a parte mais linda de Inkiri Piracanga. A segunda é que teremos imersões para toda a família!

Nesse período de imersões você poderá vivenciar a experiência da vida em comunidade por até dois meses, em um desses programas: Escola da Natureza, Escola de Serviço e as novidades, Aldeia da Sabedoria e Guardiões da Terra | Escola Inkiri. Eles acontecem entre os dias 2 de agosto até 11 de outubro (Confira as datas de cada um).

A Aldeia da Sabedoria já existia no formato de retiro para pessoas acima de 50 anos e acaba de virar um programa de imersão. E o Guardiões da Terra é o programa para as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. No novo formato, o Centro Inkiri vai receber pessoas que muitas vezes ficavam de fora dessas experiências, como os membros de famílias com filhos, as próprias crianças e o grupo acima dos 50.

“Esta união entre os programas de imersão é mais um sonho que se torna realidade. Os programas já geraram transformações na vida de muitas pessoas, mas víamos que muita gente ficava de fora”, explica o Guardião da Comunicação Inkiri, Pedro Camilo. “Assim, buscamos ampliar as oportunidades. Interessados em viver uma experiência de imersão poderão trazer seus filhos ou seus pais, possibilitando também uma grande experiência em família”, completa.

O Centro Inkiri, onde todos os participantes dos programas viverão, fica às margens do rio Piracanga. É a parte mais linda da comunidade, onde estão as ocas, o restaurante, o Açaí do Mar, o Centro de Permacultura e as acomodações que receberão os participantes. Anteriormente, essas acomodações eram destinadas apenas aos cursos e retiros. “Este é o local onde colocamos a maior parte da nossa energia e é também onde acontece o trabalho espiritual e de autoconhecimento”, diz Pedro.

Agora, os participantes terão opções de acomodações variadas, além de estarem mais próximos dos colegas das demais imersões. Isso vai aumentar a troca de informações e facilitar o acolhimento das diferentes escolas, criando uma grande comunidade própria dos programas.

Os programas de imersão têm uma duração mais longa que os cursos e retiros. Eles duram um, dois meses ou mais e permitem que os alunos vivenciem e trabalhem seus focos de aprendizagem com maior profundidade.

 

CONHEÇA OS PROGRAMAS PARTICIPANTES

 

Escola de Serviço – De 16 de agosto a 11 de outubro

Viver a espiritualidade na prática. Esta é a principal intenção da Escola de Serviço. O programa dura oito semanas e é a oportunidade de realizar mudanças profundas na vida por meio da prática espiritual do seva, ou serviço desinteressado. É um período para vivenciar o sagrado em cada ação.

O programa conta com suporte para o autoconhecimento e espiritualidade através de vivências, palestras e da convivência diária em comunidade, além da própria prática do seva nos diversos projetos existentes em Inkiri Piracanga.


Escola da Natureza – De 16 de agosto a 11 de outubro

Com a duração de dois meses, o programa de imersão da Escola da Natureza busca formar agentes transformadores a partir de aulas práticas e teóricas. O curso tem a intenção de ensinar práticas ecológicas aos seus alunos para que eles possam se empoderar com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades, semeando soluções ambientais pelo mundo. O programa engloba os conhecimentos e habilidades do currículo do Gaia Education.

No programa, quatro dimensões da experiência humana são abordadas: social, ecológica, econômica e visão de mundo. As atividades ocorrem através de cursos, vivências, trabalhos de autoconhecimento, purificação espiritual junto à natureza. Esta é uma grande oportunidade de integrar conhecimento e vivenciar a permacultura e a sustentabilidade em todas as suas dimensões.


Aldeia da Sabedoria – De 16 de agosto a 12 de setembro

Agora, o retiro Aldeia da Sabedoria passar a ser também um programa de imersão. Voltado ao público acima dos 50 anos, o programa trabalha com a ressignificação de tudo o que foi aprendido durante a vida da pessoa e mostra que ainda há muito para se viver. É um resgate da sabedoria adquirida e também um resgate de sonhos. Esta pode ser a oportunidade de redescobrir potenciais interiores não imaginados ou esquecidos.

Por meio da técnica do Desenvolvimento Biográfico da Antroposofia e de vivências, partilhas e também conhecimento teórico, a Aldeia da Sabedoria possibilita ainda a convivência em grupo e um apoio mútuo enorme. Uma das perguntas feitas durante o programa é: Há quanto tempo você não faz algo novo, como ver o sol nascer em frente ao mar, caminhar na praia ou praticar yoga? É um convite para aqueles que buscam um novo sentido nesta fase da vida.


Guardiões da Terra – De 16 de agosto a 11 de outubro

Outra grande novidade, o programa de imersão Guardiões da Terra vai receber crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, entre 16 de agosto e 11 de outubro. Durante as 8 semanas, os participantes poderão se reconectar com os quatro elementos da natureza e com os sete chakras, além de experienciar a vida em comunidade.

O Guardiões da Terra acontecerá no mesmo período dos programas de imersão para adultos. O programa contribui para o desenvolvimento holístico do ser e foi organizado para que as crianças e adolescentes possam ter o dia-a-dia de aprendizagem com significado compartilhada por educadores e educandos da escola e participem de vivências e oficinas de arte, música, permacultura, ecologia profunda, circo, surf e espiritualidade.


6 comments to “Imersões: para quem busca uma pausa transformadora

  1. Olá!
    Achei muito interessante e gostaria de participar, se puder detalhar mais sobre o programa de dois meses referente a Escola da Natureza(16 de agosto 11 de outubro), a faixa etária, os valores e forma de pagamento. Grata!

  2. Boa tarde!
    Eu gostaria de saber informações sobre valores e formas de pagamento para a imersão.
    Estou me formando como Arte Educadora, sou vegetariana em transição para o veganismo e tenho muita vontade de conhecer o trabalho de vocês.

    1. Oi Karina, tudo bem? No final da matéria você encontra o link para cada curso de imersão, com mais infos como valores e forma de pagamento. Por qual dos cursos você se interessou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *