Por Juliana Faber

O domingo de 8 de maio de 2016 foi dia de festa em Piracanga, pela inauguração do novo Templo das Águas onde antes ficavam os banheiros molhados ao lado do restaurante do Centro Holístico. O espaço bioconstruído foi totalmente restaurado e adaptado para a função de inspirar a todos no cuidado com a natureza interna e externa, além de ser o novo local de venda dos produtos produzidos pelo Templo Laboratório, incluindo os da marca Plante!, bem como outros produtos de cuidado pessoal e com a casa alinhados com esta energia.

Leia abaixo o depoimento de Juliana Faber, guardiã do novo Templo das Águas e da Plante!:

“Viver em Piracanga é viver em um lugar bem peculiar, em um espaço dedicado às práticas sustentáveis com pessoas dispostas a olhar para esse tema e criar soluções. É um local com limites naturais bem definidos: nosso lençol freático é muito raso, estando a apenas dois metros de profundidade em alguns pontos. Essa característica faz com que realmente precisemos cuidar de nossas águas. Estamos na areia e tudo o que pusermos na água voltará até nos. Aqui, realmente percebemos que somos parte do ciclo e podemos escolher impactar positiva ou negativamente.

Pelo censo realizado no fim de 2014, quando tínhamos 220 moradores, 83% afirmaram usar produtos biodegradáveis. Apesar da porcentagem alta, sabemos que, quando se trata de uso de produtos de limpeza, higiene pessoal e cosméticos, estamos falando e mexendo com muitos hábitos arraigados e não tão fáceis de mudar. Além do quê, o conceito de biodegradabilidade é bem amplo. No final das contas, tudo é biodegradável dependendo do meio e do tempo.

Nos últimos anos, temos sentido um chamado cada vez mais forte e agora é tempo de investir em sensibilização: o que toca seu coração e faz você cuidar da água?

Roda de inauguração do Templo das Águas, ao lado do restaurante do Centro Holístico de Piracanga

Aqui em Piracanga, criamos o Templo das Águas, espaço de oferta de produtos biodegradáveis e de sensibilização ecológica. Um espaço onde as pessoas terão acesso a produtos e a informações sobre a água e demais dedicações da Escola da Natureza.

O espaço já foi inaugurado, mas, para que ele floresça mais, precisamos da ajuda de todos.

Se você gosta de escrever, nos ajude criando frases sensibilizadoras que toquem o coração nos temas água, consumo, simplicidade voluntária etc.

Se você desenha, nos ajude com a arte para este espaço.

Se puder oferecer um tempinho para ajudar no que for, também é bem-vindo, basta entrar em contato pelo e-mail escoladanaturezapiracanga@gmail.com

Todos os seus dons e talentos são bem-vindos para a criação do Templo das Águas, um espaço de sensibilização para o cuidado das águas internas e externas!”

Veja as fotos do novo Templo das Águas de Piracanga:

Processed with VSCO


2 comments to “Templo das Águas: cuidando das águas internas e externas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *