mja_4869-1

A desconexão com a natureza e seus elementos têm sido causa do nosso adoecimento físico, sensação de separação e escassez. A questão é que isso acontece sem que nós consigamos perceber a relação entre “causa e efeito”, em que a “causa” tem sido justamente esta distância da nossa natureza e da natureza à nossa volta. Vivemos numa sociedade que está conectada com o consumo, pessoas cheias de medos e muitas vezes distantes da abundância que a natureza oferece. A confiança de que é possível curar estes desequilíbrios dentro de nós através da nossa integração com o meio-ambiente é uma das principais visões trazidas pela Escola da Natureza Inkiri para o nosso dia a dia aqui em Inkiri Piracanga.

“Vivemos em uma sociedade que não sabe da onde vem a água que cai das torneiras, mas sempre culpa alguém caso isso não aconteça. Reclamamos das coisas que estão erradas, mas nem sempre vamos em busca de soluções. E usamos a desculpa de mudar um hábito não fará diferença porque ‘o problema é tão grande mesmo'”, nos lembra Andrey Piovezan, membro da Comunidade Inkiri e um dos facilitadores de cursos da Escola da Natureza. Mas há uma outra verdade, de que “pequenos atos com amor inspiram pessoas e geram saúde e felicidade”, diz Andrey. “Se você muda e se sente bem com as práticas saudáveis, já será de grande inspiração para os que estão à sua volta. ‘Ser a mudança que você quer ver no mundo’ pode parecer muito clichê, mas é a mais pura e simples verdade!”

Por isso é que a Comunidade Inkiri acredita ser tão importante a educação e conscientização da relação do ser humano com a natureza, reconhecendo-se como parte dela.

O trabalho da Escola da Natureza Inkiri é justamente o de reconectar as pessoas à natureza de uma forma muito prática: “As soluções já existem, só precisamos escolher usá-las. Nosso trabalho é fazer com que as pessoas vivenciem e pratiquem aqui para poder levar para o seu próprio universo”.

Com base nesse propósito, a Escola ofereceu um novo retiro, o “Guia Prático do Ser Humano Ecológico“, criado com a intenção de dar suporte para algumas questões muito práticas:

  • Como você pode mudar o seu mundo?
  • Como produzir seu próprio alimento?
  • Cozinhar usando a energia do sol? Como gerar energia sem que venha da indústria.
  • Como fazer para não contaminar a água?
  • Como produzir suas próprias coisas para estar alinhado a esse novo mundo?

Essas e outras questões foram vivenciadas em grupo. Temas como a autorresponsabilidade, autossuficiência, mudanças de pequenos hábitos serão trabalhados nesse retiro. “Aqui nós já vivemos tudo isso, as coisas já funcionam de uma maneira alternativa. O convite é para que as pessoas possam ver como tudo acontece e, assim, poder reproduzir no seu dia a dia”, convida Andrey.

A Escola da Natureza Inkiri vai oferecer ainda uma oportunidade de imersão mais profunda de 3 semanas, começando em 29 de novembro: a Alfabetização Ecológica. Clique aqui para saber mais e poder passar um tempo aqui com a gente vivenciando tudo isso na prática.


Comunidade Inkiri

Esse texto foi escrito pela Comunidade Inkiri Piracanga. Com mais de 20 projetos, nos dedicamos a transformar nossa relação com a natureza, educação, alimentação, artes e sociedade. Temos como princípios o autoconhecimento e a espiritualidade na prática. Isso inclui muito trabalho interior e na matéria. Situada na Ecovila Piracanga, na Bahia (Brasil), nossa comunidade atua para que a natureza de Amor e Verdade do Ser Humano possa ser manifestada, inspirando cerca de 2 mil visitantes que recebemos anualmente de várias partes do mundo. Saiba como nos visitar.


2 comments to ““Ser humano ecológico”: um convite da Natureza Inkiri

  1. Que Maravilha!!! Desejo que esse sentimento de cuidar da Terra com todo esse Amor cresça em muitos corações!
    Em breve irei conhece-los!
    Paz e Luz!

  2. A sençassão de querer estar ai e querer que todos a minha volta estejam tambem. É o amor que sinto por estar nesse planeta. Eu e um Deus lindo dentro de mim senti Alegria de pensar nessas possibilidades infinitas de me permitir entregar a esse desejo Maravilhoso!!! E vou me presentear indo a piraganga!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *