Propósito é o grande tema do momento. O co-fundador do YIP (Youth Initiative Program) Reinoud Meijer apresentou o programa educacional realizado na Suécia durante visita a Inkiri Piracanga e afirmou que é necessário estimular a juventude a refletir sobre seus propósitos. O YIP busca fortalecer jovens de todo o mundo para que tomem iniciativas para enfrentarem os desafios globais.

A visita de Meijer e a palestra ocorrida no dia 12 de maio fazem parte de um intercâmbio de experiências entre o YIP e a Universidade Inkiri. Dentro dessa parceria, no final deste ano, vamos receber aqui em Inkiri Piracanga jovens do mundo inteiro inscritos no programa do YIP. Em sua apresentação, ele explicou como fazem para estimular os jovens a terem visão holística e se tornarem protagonistas de ações de empreendedorismo social pelo planeta.

Meijer utilizou uma metáfora para exemplificar o modo de pensar do programa. “Se nossos olhos fossem ver por si próprios e não tivessem qualquer conexão com o restante do corpo, seríamos cegos”, afirmou.

“Hoje temos uma tendência à especialização, que significa saber cada vez mais sobre menos. Porém, isso quebra nossa visão do todo e nos faz agir sem um propósito maior. Há uma desconexão”, disse.

Segundo o co-fundador do programa, um dos fundamentos é justamente questionar e criar um espaço onde não há soluções preestabelecidas, mas sim a oportunidade de trazer força para que os jovens se comprometam com seu próprio caminho sem desvinculá-lo de uma visão global.

“O mundo tem muitas de suas partes deslocadas, que não estão funcionando adequadamente. Mas estas partes não podem ser simplesmente jogadas fora. Elas só precisam voltar a ser realocadas para voltarem a funcionar. Traga isso para vida pessoal e veja como fará sentido”, estimulou. “A pessoa se pergunta: ‘o que vou fazer da minha vida?’ Aí vai trabalhar, descobre um inseticida, fica rica e compra uma casa na floresta para nos dias de folga fugir do trabalho louco e estar em contato com a natureza. Nota a desconexão? Por isso, a nossa proposta é criar um espaço para ponderar e refletir sobre o propósito”.

O YIP, que recebe jovens de 18 a 28 anos, trabalha com três segmentos no decorrer de 10 meses de imersão e vida em comunidade. Pessoas de todo o mundo que estão comprometidas com a solução de desafios globais são convidadas a ministrar atividades aos participantes.

“Primeiramente, os jovens olham para fora, para as nossas estruturas sociais e desafios globais. Num segundo momento, olham para dentro, para a própria biografia e seus desafios pessoais. O terceiro segmento é o desafio em grupo, que é o momento em que eles integram seus conhecimentos e descobrem formas de trabalhar juntos”, disse.

O YIP fica em Järna, na Suécia, e é uma comunidade rural localizada 50 km ao sul de Estocolmo. O local conta com uma localização maravilhosa na costa do Báltico, cercada por fazendas biodinâmicas, florestas e prados abertos.

Para saber mais sobre o YIP , visite o site: www.yip.se.


> CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS PROGRAMAS DE IMERSÃO


Comunidade Inkiri

Esse texto foi escrito pela Comunidade Inkiri Piracanga. Com mais de 20 projetos, nos dedicamos a transformar nossa relação com a natureza, educação, alimentação, artes e sociedade. Temos como princípios o autoconhecimento e a espiritualidade na prática. Isso inclui muito trabalho interior e na matéria. Situada na Ecovila Piracanga, na Bahia (Brasil), nossa comunidade atua para que a natureza de Amor e Verdade do Ser Humano possa ser manifestada, inspirando cerca de 2 mil visitantes que recebemos anualmente de várias partes do mundo. Saiba como nos visitar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *