Através de uma pedagogia orgânica estamos em constante transformação, visando o desenvolvimento sistêmico das 4 dimensões do ser: espiritual, fisico, mental e emocional, facilitando assim a expressão natural dos dons e talentos de cada criança

Foi do desejo de criar nossas crianças de uma forma livre, divertida e amorosa que nasceu a Escola Inkiri. No início nossas  inspirações foram a Escola da Ponte, de Portugal – idealizada pelo educador José Pacheco e que tem como principais valores a autonomia e a liberdade, e a Fundação Pestalozzi, do Equador – que relaciona afeto com autodesenvolvimento.

Praticamos tais abordagens até compreender que, em sua forma pura, eram distantes da nossa realidade local. Uma adaptação aqui, outra ali e foi surgindo um novo conceito de Escola Livre bastante particular, que consolidou o respeito pelo desenvolvimento individual de cada criança.

Assim fomos crescendo e nos percebendo como um organismo vivo, que está sempre se transformando. Nos últimos tempos estamos avançando para a consolidação de uma Comunidade de Aprendizagem, em que todos ao entorno têm a possibilidade de participar com seus dons e talentos do processo de ensino e aprendizagem.

Hoje, trabalhamos com crianças e adolescentes de 1 a 15 anos, abrindo espaço para que eles possam simplesmente ser.

Esse sonho é tão forte, que nossa escola, foi não só regularizada, como também reconhecida pelo MEC como um dos projetos mais inovadores e criativos do País.

Galeria

Confira nossa galeria de fotos.

NOSSA MISSÃO

Através de uma pedagogia orgânica visamos o desenvolvimento integral do ser e a expressão criativa de seus dons e talentos. Nosso espaço é de acolhimento e experiências prazeirosas. Aqui educar é encontro humano, é exercício de presença e de autonomia reflexiva.

Somos uma comunidade de aprendizagem, permanecemos em constante troca com o entorno e outros âmbitos da sociedade, criando assim territórios comuns. Reconhecemos a diversidade cultural e social e a sustentabilidade – numa relação cíclica e equilibrada com o meio e promovendo a integração entre famílias e comunidades.

OS PILARES DA NOSSA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Conheça os aspectos que sustentam nossa proposta educacional:

  • Encontro humano: educadores e educandos buscam estabelecer um diálogo profundo consigo (autoconhecimento) para, então, ir ao encontro do outro. O educador, nesse processo, é um facilitador do descobrimento dos potenciais de cada ser, respeitando o tempo de cada um e promovendo a autonomia e a autorresponsabilidade.
  • Pedagogia orgânica: é através da experiência que se constrói o conhecimento. Para isso, nos inspiramos em diferentes autores e fontes, valorizando o melhor de cada um.
  • Diversidade: reconhecemos e valorizamos as particularidades de cada um, entendendo que as diferenças enriquecem o todo.
  • Sustentabilidade: nós somos natureza e para isso buscamos uma relação harmônica conosco, com o outro e com o meio, estimulando a percepção dos ciclos da matéria e da vida.
  • Comunicação: abrir os canais para que todos os agentes da comunidade de aprendizagem encontrem espaço para contribuir.

VOCÊ ACREDITA NESSA NOVA EDUCAÇÃO?

A gente acredita que dar as condições necessárias para que as crianças desenvolvam seu potencial é a forma mais concreta que temos de mudar o mundo.

Quer se tornar um propulsor dessa nova educação e contribuir para acelerar esse movimento?

botao-doacao

Caso você deseje participar ou tirar dúvidas, entre em contato pelo formulário abaixo. Gratidão!