A gente ficou muito feliz pelo seu interesse pelo que a Comunidade Inkiri realiza aqui! Quer conhecer pessoalmente?

A gente é uma organização comunitária que fica numa ecovila no sul da Bahia. Estar aqui gera muitos desafios pois é um convite constante para olhar para dentro de si e assumir a sua responsabilidade por tudo na sua vida.

A experiência Inkiri é muito linda e intensa, então vamos nos conhecer melhor para você ver se vai gostar de ficar aqui com a gente? Não existe certo ou errado nesse jogo, apenas o respeito para a gente estabelecer os nossos acordos e você saber o que pode esperar de nós.

Consumo de Cigarros, drogas, álcool e expansores de consciência

Tem coisas que a gente não abre mão numa relação, mas todas elas têm uma explicação. A gente tem o acordo de não consumir cigarros, drogas, bebidas alcoólicas e expansores de consciência aqui. A gente desenvolve um trabalho espiritual de autoconhecimento muito profundo com muita gente que vem para cá e essa regra é para poder proteger e sustentar o nosso trabalho energeticamente.

Alimentação

A gente está buscando cada vez mais se alimentar em harmonia com o planeta, sem gerar sofrimento a nenhum ser. Por isso aqui não consumimos nenhum tipo de carne. Os nossos restaurantes são 100% veganos, lugares onde estamos experimentando uma nova alimentação que está em constante evolução. Você não precisa ser vegano para estar aqui, mas é preciso estar aberto a experimentar isso junto com a gente.

Água e energia elétrica

Estamos desconectados dos sistemas de saneamento básico e de eletricidade pela escolha da autorresponsabilidade. Assim, é a gente que tem que cuidar de fechar os nossos ciclos causando menos impacto e, se você vem para cá, precisa ajudar a gente a fazer isso.

Isso implica em se comprometer a usar produtos de higiene pessoal e limpeza 100% biodegradáveis, o que inclui shampoo, condicionador, cremes, perfume, desodorante, protetor solar, pasta de dente, maquiagem e tudo mais que você possa imaginar que sai pelos ralinhos. A gente produz e vende todos esses produtos biodegradáveis aqui mesmo e outros que são feitos fora daqui mas que cumprem com as especificações. Esse acordo existe porque toda a água consumida aqui é tratada por sistemas naturais, sem o uso de químicos. Se você usar os produtos “normais” que as pessoas usam na cidade, você vai contaminar a água que todos que estão aqui consomem. É um tema de saúde muito sério, por isso é importante cumprir esse compromisso.

A nossa energia é solar e, por mais que na Bahia o sol seja super forte, não dá para usar a eletricidade do jeito que em geral a gente está acostumado a fazer fora daqui. Por exemplo, só dá para carregar celular e computador durante o dia, não pode usar secador de cabelo, chapinha ou qualquer aparelho de resistência e, em geral não temos geladeira nas casas – o que é um convite constante para a gente se reinventar todos os dias.

Animais

A natureza aqui é muito linda e não há dúvidas de que você vai se encantar. Seja pela flora ou pelos visitantes que vão cruzar o seu caminho. É muito provável que você encontre pássaros lindos, macaquinhos, calangos, lagartos, borboletas e muitos outros bichos que vão alegrar o seu dia. Tem também outros bichos que em geral não gostamos muito, e que também podem cruzar o seu caminho, como pernilongos, baratas, aranhas, morcegos etc. É uma excelente oportunidade para enfrentar alguns medos num lugar seguro.

O que você não vai encontrar por aqui são animais de estimação. Isso porque a gente acredita que os animais devem ser livres. Se a gente tivesse cachorros, eles seriam todos livres e juntos eles iam querer defender o território, o que poderia ser perigoso para as crianças e para os visitantes que chegam aqui. Gatos também já tivemos, mas tínhamos muito problema de bicho de pé, então agora, não temos mais. Mas a gente ama todos eles!

Respeito e autorresponsabilidade

A gente quer ser uma inspiração para o mundo, o que não torna o nosso espaço um lugar público (sim, isso é possível). A gente administra um lugar privado, muita gente aqui tem suas casas próprias e mesmo os que compartilham casas também têm sua privacidade. Então para visitar a gente precisa marcar com antecedência e ter um alojamento reservado, pois não é permitido acampar aqui.

A gente está sempre em busca da sustentabilidade, mas a gente não pode sustentar ninguém. Para estar aqui você precisa garantir o seu próprio sustento financeiro. A forma de fazer isso pode ser trabalhando nos nossos projetos, mas a gente não consegue garantir vagas antes de conhecer as pessoas pessoalmente e também antes de passar por um período de seva (serviço desinteressado), uma forma de se familiarizar, ganhar confiança e descobrir se é para este sonho que você quer colocar seus dons e talentos a serviço.

Quer vir para cá?

Se você quer vir para cá, temos várias opções e com certeza uma delas vai ser boa para você. Confira as opções clicando aqui.

Com amor,
Comunidade Inkiri