A prática do surf representa uma grande conexão entre os nossos universos interno e externo.

 

Uma nova onda está tomando conta dos praticantes do surf. Simbolizada por um movimento de menos competição e mais amor, amizade e contato com a natureza, a nova era do esporte é uma grande mudança de perspectiva para quem pratica. Nesta visão, os benefícios vão além do condicionamento físico e refletem principalmente a vida fora d’água.

A surfista Maria Victoria Fassi Lavalle – a Mery, como é conhecida em Inkiri Piracanga – diz que surf e natureza interior não existem um sem o outro. Para ela, a prática do esporte representa uma conexão entre os dois universos: o externo e o interno. Isso gera reflexos no autoconhecimento, nas relações entre as pessoas e na natureza como um todo.

Quando falamos sobre surf é natural pensarmos principalmente nos benefícios ao corpo, à saúde física de quem pratica e também lembramos das grandes competições internacionais. É verdade. Mas, o surf também está ligado a  aspectos mai profundos de cada um.

Mery, uma das responsáveis pelo projeto SYM (Surf, Yoga e Música) de Inkiri Piracanga, destaca alguns desses aspectos:

  • Conexão com a natureza

  • Amizade e união entre as pessoas

  • Equilíbrio físico e emocional

  • Bem-estar espiritual

“Estar em contato com a natureza, curtir os amigos, surfar com eles, nos deixa mais felizes. Nos permite olhar para a vida de maneira mais positiva, mais completa. Faz a gente se sentir verdadeiramente parte de um todo, aumentando nosso respeito uns pelos outros e também pelo mar, pela natureza”.

Nas ondas mais profundas do ser

Benefícios do surf transcendem o físico, elevam a união entre as pessoas e nossos aspectos espirituais

“Surf é mais do que um esporte de competição, é um estilo de vida. Seus benefícios transcendem o estado físico do corpo e elevam os aspectos espirituais, emocionais e sentimentais. Dentro do mar, é preciso observar para praticar e absorver. Respeitar o mar é respeitar a si mesmo”.

Quem nunca se viu com a mente agitada e os pensamentos bagunçados? O mar é uma metáfora da vida. É importante aceitar as chuvas e o mau-tempo para apreciar a fluidez do céu azul em dias de sol, seja na água ou dentro de si mesmo e em seu modo de se relacionar com o mundo.

“Surf e natureza interior simbolizam a unicidade. Quanto mais conectados estamos com o nosso eu, nosso self, mais vamos fluir nas ondas, na prancha ou em qualquer outro elemento de nossas vidas. Surf consciente é isso: através do mar, reconhecer o que existe dentro e fora de nós”, afirma Mery.

Pra quem curtiu essa onda leve e profunda, o SYM tem as próximas edições marcas para janeiro e fevereiro.


4 comments to “Nova onda do surf: conexão entre natureza interior e exterior

  1. Olá. Alguma das vivências contempla a ida de uma mãe com criança de 4 anos? Como ficam vivências, acomodações e valores?
    Obrigada

    1. Oi, querida Maina! As vivências do SYM são para jovens e adultos =) No caso de mães ou pais com filhos, o ideal seria ter algum companheir@, familiar, amig@, responsável que pudesse cuidar da criança enquanto você estivesse nas atividades. Com amor <3

  2. Olá,
    Eu e meu marido ficamos muito interessados no projeto SYM, no entanto só temos disponibilidade a partir de Maio. Existe alguma previsão para outras edições além de janeiro e fevereiro?

    Obrigada,
    Larissa

    1. Oi, Larissa! Ainda não temos uma previsão para novas edições do SYM. Continue acompanhando o nosso site, especialmente a agenda de cursos e retiros aqui em Inkiri Piracanga. Assim, que tivermos as próximas datas publicaremos lá, ok? Com amor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *