Lucas Rotta foi um dos responsáveis por iniciar nossa produção local de kombucha

Ela anda em alta, então pode ser que você já tenha escutado sobre a bebida “kombucha”. Ela tem um efeito benéfico para a nossa saúde. Neste post, vamos contar um pouco mais sobre uma das nossas bebidas favoritas aqui em Inkiri Piracanga.

Kombucha é um chá fermentado de origem asiática, conhecido como o “chá da imortalidade”. Ela contém probióticos e enzimas que ajudam no melhor funcionamento do nosso intestino, contribui para a melhora da nossa imunidade, protege a nossa flora intestinal, além de ser uma delicia e refrescante!

A famosa “scoby” (symbiotic culture of bacteria and yeast) é uma colônia de bactérias, que é responsável pela fermentação. Para o preparo da kombucha, você vai precisar de uma scoby e um pouco do chá, já fermentado, que geralmente já vem no kit quando se compra ou quando alguém doa um pedaço para você.

Caso não tenha o líquido, uma alternativa é usar um pouquinho de vinagre branco que vai ajudar no início do processo da fermentação. A base geralmente é feita de chá verde ou chá preto, e açúcar. A scoby se alimenta do açúcar do chá e a partir daí, a alquimia acontece, ou seja, o açúcar se transforma no álcool natural da bebida, que é uma porcentagem bem pequena (aproximadamente 0,05%, em média) e que varia dependendo da quantidade de açúcar.

Outras curiosidades sobre a kombucha:

  • A primeira fase da fermentação leva em torno de uma semana até dez dias. Depois de obter a base, você já pode consumi-lá adicionando um outro sabor de sua preferência, que pode ser um chá gelado ou até mesmo um suco.
  • Para obter o resultado gaseificado é muito simples também! É só misturar a base da kombucha com seu sabor preferido e armazenar em uma garrafa fechada por alguns dias fora da geladeira, e mesmo sem scoby, o líquido continuará fermentando (se você deixar por muito tempo, a garrafa pode até estourar de tanta pressão).
  • Para parar o processo de fermentação é necessário armazenar na geladeira.

Aqui em Inkiri Piracanga, a cada semana se inventa um sabor diferente! Nossas favoritas são hibisco, manga, limão, abacaxi, gengibre, cardamomo, canela — a pimenta cayena para dar um toque final também dá super certo. A outra dica é tomar geladinha, pois isso faz toda a diferença também.

O bacana de beber kombucha, além de fazer bem para o nosso corpo, é que ela também é uma excelente alternativa no lugar da cerveja e/ou refrigerante. Aqui, é com ela que comemoramos, fazemos os nossos brindes de celebração e nos refrescamos nos dias quentes no Sul da Bahia.


Este conteúdo foi produzido pelos participantes da Escola de Serviço Inkiri com a supervisão da Comunicação Inkiri. Saiba mais sobre a Escola de Serviço: bit.ly/servicoinkiri


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *