30.06.2018 - 01.07.2018

Quando foi que sua vida virou um quarto bagunçado, cheio de coisas que nem você sabe como foram parar ali? Se o que você tem hoje é a vontade de arrumar essa desordem e encontrar novas formas de viver uma vida mais simples, feliz e ao mesmo tempo abundante, que te motivaria acordar todas as manhãs, o Retiro Viva Simples vai te inspirar a:

  • Retirar o excesso de informações,
  • Reduzir a pilha de tecnologias,
  • Descartar a falta de tempo e
  • Colocar tudo aquilo que você realmente quer valorizar em seu devido lugar.

A proposta é que dar os primeiros passos para revisitar seus hábitos, observando-os com profundidade ao iniciar um caminho de volta à simplicidade da vida.

Você vai abrir espaço para uma simplicidade confortável, que não tem relação com privar-se das coisas, mas sim organiza-las e escolhe-las com consciência. Você verá que é possível viver de forma mais leve.
Através de práticas simples, você terá a oportunidade de começar a arrumação com pequenas atitudes que irão ressignificar o seu dia a dia, com olhares para:

  • Eu comigo – Seu próprio corpo e o autocuidado;
  • Eu com os outros – Os grupos que você faz parte, como família, amigos, ambiente de trabalho e relações sociais (agir local);
  • Eu com o mundo – O equilíbrio de suas ações com o planeta (pensar global).

Essas práticas farão você revisitar suas formas de consumo, sua relação com a terra e com a natureza, com a alimentação e várias de suas preferências diárias.

Separe, retire, ordene, simplifique!

O objetivo é que você possa começar a se desfazer do que complica seu modo de ver a vida. Primeiro, você vai separar e compreender suas insatisfações, retirando os excessos que você mesmo gerou e que não mais te servem e te afastam do que realmente é importante para você e para a sua felicidade.

Depois, você vai observar questões como a sua relação com o consumo, selecionando o que entra e sai de sua casa. Você vai criar novos espaços e avaliar maneiras otimizar suas relações de consumo (Pegada Ecológica), associando isso ao seu autocuidado, às suas relações/influências sociais e o impacto disso no planeta através da produção de produtos de higiene, cuidado pessoal e limpeza; do plantio e compostagens domésticas.

Você também vai se abrir para novos sentidos e novas experiências na alimentação ao aprender a reconhecer alimentos que estão disponíveis para todos nós, com muita simplicidade (PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais).


Facilitadora

Juliana Faber se dedica a sensibilizar as pessoas da conexão profunda entre as plantas e as nossas águas. A Educação Ecológica, Permacultura, a produção de cosméticos e outros produtos naturais são as formas de manifestar essa conexão. Viveu em Institutos de Permacultura (IPEP-Instituto de Permacultura da Pampa e IPEC- Instituto de Permacultura do Cerrado) por sete anos e praticou com grandes nomes da Permacultura, irradiando por cursos e vivências o que tem vivido. Na Comunidade Inkiri criou a marca Plante!, de produtos de higiene pessoal e limpeza biodegradáveis, e onde é guardiã do Templo das Águas, núcleo de cuidado das águas e de soluções em pequena escala. É uma apaixonada pela vida, pela Natureza e, através da simplicidade, procura inspirar as pessoas para a comunhão com a Terra e a conexão com sua natureza interna e externa.


Mais informações e inscrições

Local: Vila Naturalis (anexo Farmácia Naturalis) – Avenida Santos Dumont, 840, Fortaleza
Inscrições: vilanaturalis840@gmail.com | 988697114