13.12.2018 - 21.12.2018

Juntamos dois dos principais pilares que sustentam nossas práticas na Comunidade Inkiri Piracanga para uma experiência imersiva prática em Agrofloresta e em Bioconstrução. O objetivo é poder experimentar na teoria e na prática dois conceitos necessários para o mundo de hoje:

  • Deixar uma pegada positiva, recuperando o solo, acelerando o desenvolvimento das florestas, e fazer isso de forma inteligente, integrando a produção de alimentos
  • Reduzir a nossa pegada, descobrindo técnicas de construção que impactem menos o ambiente onde vivemos, mas que sejam funcionais e confortáveis.

Serão dois cursos que acontecem em sequência e os participantes deste imersivo ainda terão a oportunidade de estar numa casa comunitária, com uma experiência completa de vida na Comunidade.

Agrofloresta e a Função Ecológica do Homem 13 a 16 Dezembro

Nosso papel ecológico pode ser definido como dispersor de sementes por esse planeta. Temos a possibilidade de deixar uma herança mais valiosa para as próximas gerações, como florestas de frutas, de medicinas, e de todos os recursos que precisamos para viver.

A proposta desse curso é a reconexão com a floresta e a natureza para a formação de agentes multiplicadores da vida. Com técnicas práticas de reflorestamento e cultivo de alimentos em pequenos espaços, noções básicas de botânica e reconhecimento de espécies nativas, identificação e preparo de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Esse encontro irá proporcionar um relacionamento mais íntimo com o reino vegetal que é a base de toda a vida no planeta, e assim um reencontro do homem com a sua função ecológica de multiplicação e potencialização da vida no planeta.

Teremos 4 dias de atividades entre as noções conceituais e vivências práticas nas agroflorestas de Inkiri Piracanga. Uma expressão de liberdade para a criatividade fluir no campo da agricultura de curto médio e logo prazo, e que se aplica a grande médio e curto espaço físico. Desde o simples ao mais complexo planejamento. Iremos trazer como elemento de grande importância o resgate cultural de plantas medicinais e comestíveis, vamos realizar caminhada, e coleta para estudo da espécie, potencial gastronômico e uso medicinal.


Conteúdos abordados

TIPOS  E MODELOS DE AGROFLORESTAS

  • Critérios de analise e observação de uma área – objetivo, tamanho da área, disponibilidade de sementes e mudas, escolha das espécies e consórcios
  • Como planejar um sistema agroflorestal – tempo e área de plantio

MANEJOS

  • Tipo de capina antes e durante o plantio – quais espécies ficam e quais saem
  • Podas para enriquecimento da vida do solo, abertura de luz e aumento da diversidade vegetal.

COLHEITAS

  • Destino da produção da agroflorestal;
  • Formas: in natura, poupas, doces, geleias, conservas, desidratadas, e farinhas.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS)

  • Identificação de plantas medicinais e comestíveis  da Mata Atlantica
  • O maravilhoso mundo da diversidade na mata atlântica.
  • Caminhada e coleta, abordaremos tipo de ambiente de cada planta estudada
  • Parte teórica de identificação,
  •  Formas de propagação
  • Culinária criativa com PANCS

Facilitador

Maíra Sagnori de Mattos é graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação nas seguintes áreas: educação ambiental, agroecologia e permacultura. Possui experiência em implantação e manejos de agroecossistemas e recuperação de áreas degradadas. Antes de vir para Inkiri Piracanga, atuou em agricultura familiar, junto a cooperativas e associações de agricultores da região periurbana do Rio de Janeiro, e também em comunidade tradicional (caiçaras).
Atualmente, vive na ecovila de Piracanga, na Bahia, e trabalha na Escola da Natureza Inkiri, núcleo que desenvolve alternativas práticas em sustentabilidade e oferece cursos de permacultura e vivência em comunidade.


Curso técnico de Bioconstrução  – 17 a 21 de Dezembro.

O Curso técnico de Bioconstrução tem o objetivo de possibilitar o acesso ao conhecimento de base quanto às técnicas de construção natural realizadas aqui em Inkiri Piracanga. Com aulas práticas e teóricas, o programa se baseia no princípio de que é possível construir tendo um baixo impacto ambiental. 

Um dos propósitos do programa é permitir que o participante aprenda as bases necessárias para a construção de uma casa a partir das técnicas da bioconstrução. Outro objetivo é transformar a percepção sobre o trabalho em si, seja ele qual for, que pode sim ser visto como algo prazeroso.

O programa abordará as seguintes bases técnicas e práticas:

  • Fundação
  • Fundação sem cimento
  • Estruturas de sustentação à base de madeira
  • Técnicas de parede – pau-a-pique, adobe e COB

 


FACILITADOR

Francisco Diez Repetto se formou na prática e por isso também consegue ajudar as pessoas a quebrarem as barreiras que dizem que a bioconstrução é algo complicado, empoderando a todos do fato que está nas suas mãos a capacidade de construir o que desejam. Trabalhou no campo e em 2011 conheceu a Bioconstrução em Córdoba, onde participou de diversos movimentos comunitários para criar casas próprias para as pessoas. Em 2016 veio para Inkiri Pircanga, onde passou a ser o responsável pela equipe de bioconstrução e manutenção. Desde então foi o responsável palas obras do Espaço Dharma (Co-working de 2 andares na beira do rio), duas casas, Templo das Águas (laboratório de produção de produtos biodegradáveis), 3 banheiros secos, entre outros. Francisco trabalha com a Bioconstrução com a visão que seja eficiente e economicamente viável. 


Acomodação

Todos os participantes ficam acomodados em uma casa compartilhada, em quartos duplos ou individual onde podem experimentar as delícias e desafios da vida comunitária. A organização e manutenção da casa são de responsabilidade de todos que vivem nela, compartilhando tarefas diárias e construindo acordos de convivência que irão permear toda a vivência, reiterando a responsabilidade de cada indivíduo na criação de sua realidade social. 

Alimentação

Os almoços serão feitos no restaurante vegano do Centro Inkiri, enquanto café da manhã e jantar são de responsabilidade de cada participante e pode ser feito na casa, de forma coletiva ou comprando no nosso restaurante. No Centro também há um empório com alimentos integrais e secos e a comunidade recebe feiras com frutas, legumes e hortaliças 3 vezes por semana onde você poderá comprar os alimentos para cozinhar na sua casa. 


Valores

Os valores podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito ou pagos com 10% de desconto à vista no boleto.

Quarto Duplo: R$ 1.761

Quarto Individual: R$ 2.039

Inclui todos os cursos e atividades propostas pelo programa, acomodação em quarto duplo, almoço 7 vezes na semana + transporte (Itacaré – Inkiri Piracanga ida e volta) + taxa de pegada ecológica.

Esse programa é  indicado tanto para iniciantes quanto para experientes no mundo da ecologia e sustentabilidade e visam proporcionar aos participantes a rica experiência de viver em comunidade. Fazemos um convite para que você venha com o coração aberto para essa jornada transformadora de reconexão com natureza, uma jornada de autoconhecimento rumo a criação de uma nova cultura de amor e cuidado por todos os seres.