foto1

Vivemos em um momento no qual se faz necessário e urgente cuidar das nossas águas e fertilizar nosso solo da forma mais sustentável possível. Os banheiros secos são uma tecnologia ecológica que promovem a fertilidade do solo e evitam a contaminação e desperdício da água, ao mesmo tempo que nos convidam a olhar e conhecer os ciclos perfeitos da natureza.

foto2

foto3
Em um ciclo completo os dejetos humanos (fezes e urina) são utilizados para cultivar a fertilidade do solo, já no quebrado são tratados de maneira química, ferindo o solo e às águas, afetando diretamente a saúde do nosso corpo e do planeta.

No caso de Piracanga ainda temos mais um motivo super especial para incentivar o uso do banheiro seco: nosso projeto de agrofloresta. Como vivemos em uma região litorânea o nosso solo é composto em sua maioria de areia. Nosso objetivo é estimular que os banheiros secos produzam cada vez mais compostos para o cultivo de terra fértil e assim possamos aumentar cada vez mais nossa produção de alimentos orgânicos.

foto4

A maioria das casas de Piracanga já utilizam apenas banheiros secos e os hóspedes também têm opções de banheiros secos no centro de Piracanga. Nos últimos 4 anos de estudos percebemos que para quem está habituado a usar o banheiro molhado (os banheiros convencionais das cidades), nem sempre é fácil abrir mão do conhecido e se aventurar na simplicidade de se conectar com a sua natureza interior e exterior e alguns acabam evitando o uso do banheiro seco.

Então nasceu um sonho. Vamos criar o banheiro seco mais lindo do mundo e convidar todos que não conhecem essa tecnologia a usarem e verem como é prazeroso e útil à natureza.

foto5

O projeto arquitetônico foi realizado pela Irina Biletska, da Lowconstrutores Descalzos, traz inteligência de funcionamento de Bruno Tambellini e construção pela equipe da Alarife Construcción Natural e pela Escola da Natureza de Piracanga e universitários da Universidade Viva Inkiri.

foto6

O projeto utilizou técnicas de hiperadobe, tijolos de garrafa PET, pau-a-pique, entre outras possibilidades: “Planejamos juntos alguns detalhes e definimos a construção, aonde a parede do banheiro das crianças é toda de tijolos de garrafa pet recheadas com plástico mole e garrafas de vidro, coletadas no projeto de coleta seletiva aqui de Piracanga e rebocadas com barro e as outras paredes são feitas com outras duas técnicas de bioconstrução”, relata Bruno Tambellini.

foto7 foto8 foto9

Confira abaixo um vídeo do Nu Astral que registrou a construção do projeto, com o Willian Cárdenas, mostrando o início do projeto.

∆ Banheiro Seco Mais Lindo do Mundo ∆∆ Bioconstrução ∆

O banheiro seco mais lindo do mundo que está sendo construído AGORA em Piracanga, foi desenhado pelos Lowconstrutores Descalzos e está na mão do grande irmão William Cárdenas, do seu projeto Alarife Construcción Natural e dos vários voluntários que estão aqui pela ecovila!

Espia!

Posted by No Astral on Tuesday, October 6, 2015

Conheça mais benefícios do uso do banheiro seco:

Enriquece a terra

  • aumenta a fertilidade e produção
  • aumenta a matéria orgânica da terra
  • diminui a chance das doenças das plantas
  • afasta parasitas
  • aumenta capacidade da terra de armazenar água
  • enche a terra de microrganismos úteis
  • elimina a necessidade de adubo químico
  • equilibra a temperatura da terra

Evita poluição 

  • elimina criação de gás metano dos lixos
  • reduz o lixo orgânico
  • reduz esgotos
  • reduz o uso de produtos químicos venenosos

Recupera a terra

  • recupera terra degradada
  • ajuda no reflorestamento
  • ajuda na recuperação do hábitat de animais selvagens
  • ajuda recuperar pântanos que foram poluídos
  • ajuda a evitar erosões

Do ponto de vista econômico o banheiro seco também apresenta muitas vantagens, tais como:

  • Não há gasto de água em seu processo.
  • Evita o gasto com construção de tubulações ligadas a redes de esgoto
  • Evita o gasto com aquisição de adubos, uma vez que seu composto orgânico é indicado para árvores frutíferas.

foto10

Piracanga agradece a todos os envolvidos pelo amor, dedicação e contribuição valiosa para a construção de um novo mundo!


22 comments to “Construindo sonhos: o banheiro seco mais lindo do mundo!

  1. Parabéns pessoal.. pela criatividade, preocupação e muito amor com o meio ambiente! Admiro isso e a cada foto e trabalho publicado fico doida para conhecer esse local…

    Namastê!

  2. VIVO A EXPERIENCIA DO SANITÁRIO SECO A 5 ANOS E 4 CICLOS DO SANITARIO ,É MUITO GOSTOSO DE USAR ,O MEU É UMA VERSÃO MAIS URBANA MAS FUNCIONA DA MESMA FORMA ,O FERTILIZANTE GERADO É MUITO POTENTE ,AS PLANTAS FICAM LINDAS E MUITO PRODUTIVAS ,SIMPLESMENTE A SOLUÇÃO PARA MAIOR PARTE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

      1. Oi Gonçalo,que legal que vai construir um. Olha, nós não temos uma cartilha pronta para te mandar, ensinamos na prática geralmente, mas no youtube você encontra videos que com certeza irão te ajudar! Parabéns pela iniciativa!

  3. É simplesmente emocionante ver alternativas de extremo bom gosto e eficiência. Piracanga arrebentando como sempre. E viva esse povo dedicado a um Mundo Realmente Novo!!!

  4. Sou professora de uma escola que também se chama Escola da Natureza, da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília. É a única escola de Educação Ambiental do DF.
    Gostaria de parabenizá-los pelo maravilhoso trabalho.
    Prof. Elza Cristina
    Email- Elza.enatureza@gmail.com
    Abraços

  5. Muito louvável esta iniciativa de vocês. Quanto mais pessoas se preocupando com o planeta e agindo em conformidade com essa preocupação, melhor!

  6. Só uma dúvida! E doenças como a hepatite A e cisticercose? O banheiro comprovadamente destrói os agentes antes da utilização do “adubo”?

    1. Oi Alex, a termocompostagem que acontece com esse material (fezes+serragem) destroi em ate um mes os patógenos presentes em nossas fezes. No caso, aqui nós processamos o material por 6 meses, o que o torna mais que seguro para o uso como adubo, ainda assim nos usamos o material como adubo apenas para as árvores, e não pata hortaliças. Com amor, equipe de comunicação (com o super apoio da Escola da Natureza que sabe tudo 🙂

  7. Parabéns, parabéns e parabéns pra todos os envolvidos ,o planeta agradece,evoluir é necessário um grande abraço universal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *