foto1

Vivemos em um momento no qual se faz necessário e urgente cuidar das nossas águas e fertilizar nosso solo da forma mais sustentável possível. Os banheiros secos são uma tecnologia ecológica que promovem a fertilidade do solo e evitam a contaminação e desperdício da água, ao mesmo tempo que nos convidam a olhar e conhecer os ciclos perfeitos da natureza.

foto2

foto3
Em um ciclo completo os dejetos humanos (fezes e urina) são utilizados para cultivar a fertilidade do solo, já no quebrado são tratados de maneira química, ferindo o solo e às águas, afetando diretamente a saúde do nosso corpo e do planeta.

No caso de Piracanga ainda temos mais um motivo super especial para incentivar o uso do banheiro seco: nosso projeto de agrofloresta. Como vivemos em uma região litorânea o nosso solo é composto em sua maioria de areia. Nosso objetivo é estimular que os banheiros secos produzam cada vez mais compostos para o cultivo de terra fértil e assim possamos aumentar cada vez mais nossa produção de alimentos orgânicos.

foto4

A maioria das casas de Piracanga já utilizam apenas banheiros secos e os hóspedes também têm opções de banheiros secos no centro de Piracanga. Nos últimos 4 anos de estudos percebemos que para quem está habituado a usar o banheiro molhado (os banheiros convencionais das cidades), nem sempre é fácil abrir mão do conhecido e se aventurar na simplicidade de se conectar com a sua natureza interior e exterior e alguns acabam evitando o uso do banheiro seco.

Então nasceu um sonho. Vamos criar o banheiro seco mais lindo do mundo e convidar todos que não conhecem essa tecnologia a usarem e verem como é prazeroso e útil à natureza.

foto5

O projeto arquitetônico foi realizado pela Irina Biletska, da Lowconstrutores Descalzos, traz inteligência de funcionamento de Bruno Tambellini e construção pela equipe da Alarife Construcción Natural e pela Escola da Natureza de Piracanga e universitários da Universidade Viva Inkiri.

foto6

O projeto utilizou técnicas de hiperadobe, tijolos de garrafa PET, pau-a-pique, entre outras possibilidades: “Planejamos juntos alguns detalhes e definimos a construção, aonde a parede do banheiro das crianças é toda de tijolos de garrafa pet recheadas com plástico mole e garrafas de vidro, coletadas no projeto de coleta seletiva aqui de Piracanga e rebocadas com barro e as outras paredes são feitas com outras duas técnicas de bioconstrução”, relata Bruno Tambellini.

foto7 foto8 foto9

Confira abaixo um vídeo do Nu Astral que registrou a construção do projeto, com o Willian Cárdenas, mostrando o início do projeto.

∆ Banheiro Seco Mais Lindo do Mundo ∆∆ Bioconstrução ∆

O banheiro seco mais lindo do mundo que está sendo construído AGORA em Piracanga, foi desenhado pelos Lowconstrutores Descalzos e está na mão do grande irmão William Cárdenas, do seu projeto Alarife Construcción Natural e dos vários voluntários que estão aqui pela ecovila!

Espia!

Posted by No Astral on Tuesday, October 6, 2015

Conheça mais benefícios do uso do banheiro seco:

Enriquece a terra

  • aumenta a fertilidade e produção
  • aumenta a matéria orgânica da terra
  • diminui a chance das doenças das plantas
  • afasta parasitas
  • aumenta capacidade da terra de armazenar água
  • enche a terra de microrganismos úteis
  • elimina a necessidade de adubo químico
  • equilibra a temperatura da terra

Evita poluição 

  • elimina criação de gás metano dos lixos
  • reduz o lixo orgânico
  • reduz esgotos
  • reduz o uso de produtos químicos venenosos

Recupera a terra

  • recupera terra degradada
  • ajuda no reflorestamento
  • ajuda na recuperação do hábitat de animais selvagens
  • ajuda recuperar pântanos que foram poluídos
  • ajuda a evitar erosões

Do ponto de vista econômico o banheiro seco também apresenta muitas vantagens, tais como:

  • Não há gasto de água em seu processo.
  • Evita o gasto com construção de tubulações ligadas a redes de esgoto
  • Evita o gasto com aquisição de adubos, uma vez que seu composto orgânico é indicado para árvores frutíferas.

foto10

Piracanga agradece a todos os envolvidos pelo amor, dedicação e contribuição valiosa para a construção de um novo mundo!


20 comments to “Construindo sonhos: o banheiro seco mais lindo do mundo!

  1. Parabéns pessoal.. pela criatividade, preocupação e muito amor com o meio ambiente! Admiro isso e a cada foto e trabalho publicado fico doida para conhecer esse local…

    Namastê!

  2. VIVO A EXPERIENCIA DO SANITÁRIO SECO A 5 ANOS E 4 CICLOS DO SANITARIO ,É MUITO GOSTOSO DE USAR ,O MEU É UMA VERSÃO MAIS URBANA MAS FUNCIONA DA MESMA FORMA ,O FERTILIZANTE GERADO É MUITO POTENTE ,AS PLANTAS FICAM LINDAS E MUITO PRODUTIVAS ,SIMPLESMENTE A SOLUÇÃO PARA MAIOR PARTE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

  3. É simplesmente emocionante ver alternativas de extremo bom gosto e eficiência. Piracanga arrebentando como sempre. E viva esse povo dedicado a um Mundo Realmente Novo!!!

  4. Sou professora de uma escola que também se chama Escola da Natureza, da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília. É a única escola de Educação Ambiental do DF.
    Gostaria de parabenizá-los pelo maravilhoso trabalho.
    Prof. Elza Cristina
    Email- Elza.enatureza@gmail.com
    Abraços

  5. Muito louvável esta iniciativa de vocês. Quanto mais pessoas se preocupando com o planeta e agindo em conformidade com essa preocupação, melhor!

  6. Só uma dúvida! E doenças como a hepatite A e cisticercose? O banheiro comprovadamente destrói os agentes antes da utilização do “adubo”?

    1. Oi Alex, a termocompostagem que acontece com esse material (fezes+serragem) destroi em ate um mes os patógenos presentes em nossas fezes. No caso, aqui nós processamos o material por 6 meses, o que o torna mais que seguro para o uso como adubo, ainda assim nos usamos o material como adubo apenas para as árvores, e não pata hortaliças. Com amor, equipe de comunicação (com o super apoio da Escola da Natureza que sabe tudo 🙂

  7. Parabéns, parabéns e parabéns pra todos os envolvidos ,o planeta agradece,evoluir é necessário um grande abraço universal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *