A Comunidade Inkiri é um grupo de pessoas comprometidas com a realização do Sonho Inkiri. Somos como uma família que se apoia nos cuidados uns com os outros, com a natureza e com as crianças. Temos o acordo de nos dedicarmos ao nosso autoconhecimento e, a partir disso, oferecer para aqueles que chegam até nós, através dos cursos e retiros, as ferramentas que nós mesmos utilizamos nessa jornada. Essas ferramentas podem existir na forma de uma meditação ou da permacultura, de expressões artísticas ou da educação infantil, e tantas outras que experimentamos no nosso dia a dia.

Nossa maneira de viver a espiritualidade é colocá-la em prática através de projetos relacionados aos nossos Pilares. Os Projetos Inkiri são o laboratório onde experimentamos soluções para fortalecer uma nova consciência de vida no planeta.

A maioria dos membros da Comunidade Inkiri tem hoje o líder humanitário Sri Prem Baba como mestre espiritual, participando dos cursos do Caminho do Coração e nos alinhando cada dia mais com o movimento Awaken LOVE.

Comunidade Inkiri 2016
Comunidade Inkiri reunida para a nossa foto de família “versão 2016”

Como vive a Comunidade Inkiri?

A Comunidade Inkiri é formada por cerca de 40 adultos e 18 crianças. Nosso dia a dia é muito simples. Todos nós trabalhamos e somos responsáveis pelos Projetos Inkiri.

A maioria de nós mora em casas comunitárias pertencentes à própria Comunidade Inkiri, porém há aqueles que preferem alugar quartos em outras casas da ecovila de Piracanga, que é o espaço físico onde vivemos e onde está localizado o Centro Inkiri Piracanga.

Somos autossuficientes em abastecimento de água e energia elétrica, e sonhamos um dia poder plantar nosso próprio alimento. O trabalho contínuo no solo arenoso onde vivemos já está dando resultados! Nosso foco é a agrofloresta. Falando da parte econômica, cada membro da Comunidade se faz responsável pelo seu próprio sustento e abundância financeira, porém compartilhamos um fundo para investir em nossos projetos e sonhos coletivos.

Todos os dias, oferecemos atividades para as pessoas que frequentam o Centro, como os participantes dos nossos cursos, retiros e programas de imersão, e também os moradores da ecovila de Piracanga.

A líder da Comunidade Inkiri é Angelina Ataíde, fundadora da ecovila de Piracanga e da Comunidade Inkiri. Foi o sonho de infância de Angelina, de criar um mundo de felicidade sem sofrimento, que abriu as portas para estarmos hoje movimentando o Sonho Inkiri.

Advayat 2 Amit Analu Andrey Angelina 3 Beto Bruno 2  Celeste Diego 2 Flor FNC_5908 FNC_5909 Francisco Franco Fred 3 Gabi Chavantes Gaby Unibazo  Humberto Inti 2 Iris  Karina 1 Maira 2 Manuel Maxi 1 Ornella 1 Pablo Paulina Pedro Rael 2 Rafa  Silvina 3 Sofi Soraya Vanessa 1 Zaida


Gostei! Quero fazer parte da Comunidade Inkiri. Como faço?

Calma, tudo tem seu tempo! 🙂 Tornar-se membro da Comunidade Inkiri é um passo de muita entrega na vida de uma pessoa. Um passo de comprometimento com o Sonho Inkiri e com essa nova família, com todas as suas alegrias e desafios.

Em geral, podemos dizer que o que aproxima a pessoa da Comunidade é viver aqui e fazer seva (serviço desinteressado) em algum dos nossos projetos. O motivo é muito simples: é através da ação que você descobre e experimenta a nossa forma de materializar o Sonho Inkiri. Assim, vamos nos conhecendo melhor e, de um jeito bem espontâneo, nossos vínculos podem ir se formando.

É natural que nem todos sintam o chamado de entrar na Comunidade Inkiri para assumir esse compromisso, o que não impede nem um pouco que você venha aqui para colocar seus dons e talentos a serviço! Você é muito bem-vind@.

Se quiser nos visitar, clique aqui para saber um pouco mais sobre os acordos Inkiri Piracanga.

Veja as formas de vivenciar o Sonho Inkiri neste link!


Uma breve história da antiga Tribo Inkiri

Contam as histórias perdidas da humanidade, que houve um tempo em que todos os seres viviam livres, felizes, em paz e conectados com a natureza pois se reconheciam como parte dela. Nessa época, às margens do rio Piracanga, vivia uma tribo indígena que se saudava dizendo “inkiri”. Um cumprimento que, assim como diferentes palavras em diferentes culturas, significava “o Amor em mim saúda o Amor em você”.

Nessa tribo, pessoas de todas as idades viviam em harmonia. As crianças eram livres: podiam brincar e se desenvolver, sempre sob o carinho e cuidado de todos os adultos. Os jovens dedicavam seus dons e talentos para se expressar e materializar tudo aquilo que seus corações lhes pediam. E os mais velhos, os anciões, contribuíam com toda a sua sabedoria e experiência para o sustento da tribo. Cada um tinha seu papel e viviam de maneira simples, unidos e com muito amor.

Ali, não havia julgamento, e a alegria e a espontaneidade reinavam. Eles riam dos seus próprios erros e viviam o momento presente sem apegos, sem saudosismo nem planos futuros que os tirassem do seu estado natural de paz.

Há cerca de 700 anos, a tribo Inkiri deixou de existir desta forma, mas não sem antes imprimir em cada pedaço de terra por onde passou o legado de viver a simplicidade, a natureza e o Amor.

Nós, da Comunidade Inkiri, escolhemos nos inspirar nessa história! Nossa ideia não é recriar a mesma vida que eles tinham, mas honrar seus ensinamentos e trabalhar para que, hoje, no nosso modo de viver, possamos encontrar os caminhos que nos levam de volta à União.


Conheça os pilares que sustentam o nosso trabalho.