Em 2015, alguns de nós foram para Alto Paraíso de Goiás pela primeira vez. Em mais um ato de aproximação da Comunidade de Piracanga com o líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba, fomos acompanhá-lo na “temporada de Alto Paraíso”, como é chamado o tempo que Prem Baba passa anualmente no município da Chapada dos Veadeiros dando satsangs (transmissões de conhecimento em formato de palestra) diários.

Neste ano, o movimento se repetiu, mas de uma maneira um pouco diferente. Para organizar melhor nossa saída de Piracanga, dividimos a Comunidade em dois grandes grupos: metade foi para a temporada nas primeiras três semanas e a outra metade, nas semanas finais. Transferimos a vida em comunidade para Alto Paraíso e alugamos juntos duas casinhas na cidade, embora alguns tenham preferido se hospedar no ashram (local onde acontecem as atividades de Prem Baba).

Mas antes de continuar, deixe-nos explicar brevemente do que se trata a Comunidade Inkiri. Piracanga é organizada assim: temos um grupo de pessoas que formam uma espécie de comunidade-núcleo, e que dedicam sua vida e se comprometem com o sustento espiritual, energético e material de Piracanga, bem como cuidam uns dos outros como uma família. Este grupo tem hoje cerca de 60 adultos, jovens e crianças, e chama-se Comunidade Inkiri de Piracanga. Na Ecovila de Piracanga, há ainda um outro grupo de cerca de 100 a 150 pessoas vivendo há anos ou apenas de passagem, mas que não necessariamente fazem parte da Comunidade. É uma comunidade estendida.

Comunidade Tribo Inkiri se reúne antes do encontro com Sri Prem Baba
Comunidade Inkiri se reúne para alguns instantes de silêncio antes do encontro com Sri Prem Baba

Há alguns anos, a líder da Comunidade Inkiri e fundadora de Piracanga, Angelina Ataíde, passou a ter Sri Prem Baba como mestre não só em sua vida, mas também nos assuntos que dizem respeito à Comunidade. Naturalmente, os membros que ainda não conheciam o guru da linhagem indiana de Sachcha (Verdade) começaram a se movimentar em direção a ele.

Para muitos no Ocidente ainda é estranho aceitar o conceito de “guru” (mestre que auxilia o discípulo no seu caminhar espiritual), mas é cada vez maior o número de pessoas que rompem esta barreira e encontram em Sri Prem Baba um ponto seguro para facilitar sua jornada evolutiva aqui na Terra. Nesta última temporada, este movimento de aproximação da Comunidade Inkiri se consolidou com a vinda de quase todos para Alto Paraíso.

Um momento muito especial foi a tarde em que Sri Prem Baba recebeu a Comunidade Inkiri para um bate-papo. Durante cerca de uma hora, os membros apresentaram os projetos de Piracanga e, nos pouco mais de 40 minutos seguintes, fizeram perguntas e receberam orientações diretas de Prem Baba.

Sri Prem Baba durante a reunião com cerca de 20 membros da Comunidade Inkiri de Piracanga

Uma outra reunião aconteceu com os jovens e esta foi aberta não só para os membros da Comunidade Inkiri, mas para outros do sangha (grupo de discípulos). A último foto deste post, lá embaixo, dá uma ideia da conexão crescente de Piracanga com o movimento Awaken Love e Sri Prem Baba: a maioria dos jovens que estiveram na reunião já passaram por Piracanga, seja na Universidade Viva, na Escola de Serviço ou como moradores =)

Manuel Romero, um dos guardiões da Uni, esteve presente ao encontro que durou cerca de 50 minutos, e conta um pouco das impressões:

Foi muito lindo para nós, jovens, sermos recebidos pelo Prem Baba. A maioria era de ex e atuais universitários. O intuito era que ele pudesse nos ajudar neste momento da nossa caminhada em que temos muitas questões que não são fáceis. O que mais queríamos falar com ele era pedir sua ajuda com respeito ao nosso caminho, nosso propósito, nossa fonte de renda, como não se perder no caso das pessoas que estão de volta à cidade, como se divertir sem cair no peso que geralmente os adultos trazem. O que ele trouxe para nós foi muita simplicidade, falando assim: ‘Olha, vocês escolhem seu caminho e vão fazer o que é melhor para cada um. Têm que se divertir, mas talvez a vida vá colocar vocês tendo que assumir responsabilidade. Cabe a vocês achar esse lugar de maior leveza. Tem informações [sobre o propósito] que você só recebe quando está pronto’, por exemplo. Ele tirou de nós a pressa e o medo que tínhamos, que estavam nos impedindo de experimentar na ação. Para cada um de nós, ele deu uma resposta. Saímos com as questões bem resolvidas porque ele realmente trouxe uma clareza para este nosso momento. E trouxe a confirmação do nosso trabalho como jovens no mundo dizendo coisas muito lindas como: ‘O que vocês têm que fazer é aprender a sustentar o coração aberto. Não se fechar, não rejeitar, ter empatia, saber escutar e aceitar o outro para começar a fazer a ponte entre Piracanga e a cidade’. A fala dele gerou muita união entre nós como jovens e também com ele, que disse estar nos apoiando em tudo que queiramos criar. Saímos mais leves, mais aterrados, com vontade de continuar trabalhando comprometidos com a criação deste novo mundo, desfrutando de cada passo.

No momento em que escrevemos este texto, a temporada ainda está em curso e boa parte da Comunidade Inkiri segue por Alto Paraíso! Mas, para nós que já voltamos, a sensação é de muito amor e gratidão por todas as experiências. Tem sido possível continuar o processo de autoconhecimento e encontro consigo mesmo facilitado por Prem Baba ouvindo os satsangs à distância, já que a equipe de seva tem postado os áudios das transmissões diariamente. Se você também quiser acessar as gravações e ter um gostinho dos ensinamentos, é só clicar aqui!

E como diz o mestre: “Até um próximo encontro! Namastê!”

Veja mais algumas fotos da nossa passagem por Alto Paraíso-GO:

Sri Prem Baba durante satsang em Alto Paraíso-GO
Sri Prem Baba durante satsang no ashram do Novo Portal da Chapada, em Alto Paraíso-GO
Sri Prem Baba e membros da Comunidade Tribo Inkiri de Piracanga após reunião em Alto Paraíso-GO
Sri Prem Baba e membros da Comunidade Inkiri de Piracanga após reunião em Alto Paraíso-GO
Jovens de Piracanga e do sangha de Sri Prem Baba após reunião com o guru

vanessa ruiz piracanga

Vanessa Ruiz é membro da Comunidade Inkiri, responsável por Conteúdo no Projeto de Comunicação de Piracanga e na Escola de Leitura de Aura das Rosas, e terapeuta de Leitura de Aura.

Perfil pedro

Pedro Camilo é membro da Comunidade Inkiri, guardião do Projeto de Comunicação de Piracanga e terapeuta de Leitura de Aura.


13 comments to “Comunidade de Piracanga com Sri Prem Baba em Alto Paraíso

  1. Que saudade eu tenho de tantos amigos queridos que reconheci nas fotos… Muito bom saber que vocês estão desfrutando de tanta coisa boa nesta temporada aí em Alto Paraíso. Felicidades pra todos.

  2. É maravilhoso ver a felicidade no rosto de cada pessoa, a união e a busca por uma filosofia de vida que integre a natureza e o bem estar de todos deve o resultado de tanta felicidade. Gostaria muito de estar participando mas não foi possível desta vez. Felicidades irmãos!

  3. Eu gostaria de conhecer a comunidade e participar de grupos de estudos. Como funciona? Conheço Prem Baba pelas palestras do You Tube e fiquei encantada com a sabeedoria e simplicidade.

    1. Bom dia Claudineis, tudo bem? Aqui no blog temos uma matéria que explica direitinho como chegar em Piracanga através dos cursos das escolas que temos aqui, dá uma olhada e conta com a gente para qualquer dúvida que apareça, tá bem? Segue o LINK

  4. Boa noite.
    Vou estar em Alto Paraiso no feriado de 21 de abril com um grupo de 15 terapeutas e gostaria de ir conhecer e fazer uma vivencia e ter maiores informações sobre a programação de maio. Grata.

  5. olá, estou me programando pra chegar em alto paraiso dia 16/07 (eu meu marido e meu filho de 12 anos)
    nao queremos luxo… apenas um lugar seguro e confortavel pra descansar.
    quais as opções e valores de hospedagem pra nós três nesse periodo.
    obrigada!

    1. Oi Myrna, boa noite! Esse documentário mostra nós, da Comunidade Inkiri, que fica no sul da Bahia, indo visitar Sri Prem Baba em Alto Paraíso, lá no Ashram. Para se programar para a temporada desse ano, o site com todas as informações é esse: https://www.sriprembaba.org
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *