Alimentação vegana divertida e sem crise

“É muito difícil ser vegano. É complicado preparar os pratos. Não tenho opções saborosas”. Se você acredita nisso, essa matéria é para você e vai contrariar todas essas afirmações. É possível sim dar um primeiro passo no veganismo e fazer uma alimentação sem crise, sem complexidade e com alimentos que todo mundo já tem em casa. Basta um olhar criativo para transformar o comum em extraordinário! Quando o assunto é…


Nossa história | 15 anos de Inkiri Piracanga

Há 15 anos, no dia 7 de abril de 2003, guiada por um sonho de infância e trazida pelos golfinhos, Angelina Ataíde chegou até aqui. Naquela época, o local era só uma fazenda abandonada, sem vida. Hoje, Inkiri Piracanga é um lindo espaço de manifestação de sonhos, repleto de belezas, de grandes realizações em busca de um novo mundo e de transformações na vida de muitas pessoas de diversas partes…


Instituto Inkiri Piracanga no Fórum Mundial da Água

Inkiri Piracanga marcou presença na 8ª edição do Fórum Mundial da Água, no Fama (Fórum Alternativo Mundial da Água) e na Vila Cidadã. Os três eventos paralelos aconteceram em Brasília entre os dias 17 e 23 de março e receberam, por dia, mais de 85 mil participantes do mundo todo. Nossa maior defensora das águas, que é membro da Comunidade Inkiri e raiz da Plante!, Juliana Faber, esteve entre eles…


INKIRI PIRACANGA RECEBE | Guilherme Castagna

Um dos sonhos deste cara é nadar no Rio Tietê, em São Paulo. Para ele, esse sonho é na verdade uma meta a longo prazo que é posta em prática a partir de pequenas iniciativas e de um olhar sensível sobre a água. O engenheiro e permacultor Guilherme Castagna, entrevistado desta edição do Inkiri Piracanga Recebe, conversou com a gente durante o seu curso sobre Biodigestores e, além de explicar…


Primeiras memórias | Como você vem sendo moldado desde antes de nascer

Quais são as primeiras memórias da sua vida? Como elas influenciam o seu modo de ser e agir hoje? Se você pensou nas lembranças de quando era criança ou na relação com seus pais e com a sua família quando ainda era um bebê, saiba que você já vem sendo moldado para ser o que é bem antes disso. Suas primeiras memórias são aquelas registradas antes mesmo da infância, durante…


Uma nova alimentação: da cultura do preço à cultura do apreço

E se fosse possível quebrar a velha relação entre consumidores e agricultores baseada nos riscos de mercado e na variação de preços? O que aconteceria com o modo como vemos a nossa alimentação? Tem gente apostando que essa seria uma grande mudança, “da cultura do preço para a cultura do apreço”. A proposta tem nome: chama-se CSA, ou Comunidade que Sustenta a Agricultura, e está em fase de implantação aqui…


INKIRI PIRACANGA RECEBE | Fernando Belatto (O-DGI)

O sensei Fernando Belatto é o entrevistado desta edição do Inkiri Piracanga Recebe. Neste programa, Belatto fala sobre o método que desenvolveu, o O-DGI (O Despertar do Guerreiro Interno), que combina autoconhecimento, espiritualidade e artes marciais com o intuito de trabalhar o poder interno e externo de forma alinhada e totalmente conectada. O O-DGI é uma das ferramentas do movimento Awaken LOVE, de líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem…


Floresta de Projetos: a Natureza como exemplo de criação

  Por Diego Wawrzeniak* A Natureza é algo realmente extraordinário. Está em pleno funcionamento há milhões de anos, possibilita às mais diversas formas de vida se manifestarem, sobreviveu a diversos congelamentos e superaquecimentos do planeta, e agora está lidando com a ação do homem e, bem ou mal, vai sobreviver a isso também. Muitos são os sinais que indicam que, em algum momento, a espécie humana não vai sobreviver a si…


Missão Caubi | Vamos brincar de mudar o mundo?

E se brincar fosse uma maneira de mudar o mundo?! Tem gente acreditando nisso e levando o assunto muito a sério! Inspirados pelo arquiteto e urbanista Edgard Gouveia Jr, os alunos da Uni (Universidade Viva Inkiri) e do YIP (Youth Initiative Program – Suécia) receberam a missão de estimular os moradores do povoado do Caubi, que fica pertinho de Inkiri Piracanga, a unirem forças e a arregaçar as mangas juntos…


Uma ação para honrar e valorizar a cultura e a ancestralidade

Existem várias formas de espalhar o amor pelo mundo. Uma delas é promover a troca de experiências ao aproximar povos, enriquecendo culturas e valorizando nossa ancestralidade. É exatamente isso que tem sido feito por dois ex-participantes da Universidade Viva Inkiri – Alessandro Carvalho, 24, e Diana Paris, 21 – junto ao povo indígena Huni Kuin, que vive no meio da floresta amazônica, fronteira entre o Brasil e o Peru, no…