Biblioteca de Piracanga conta com doações de visitantes

Há muitos e muitos anos, na cidade egípcia de Alexandria, existiu uma grande biblioteca. Tão grande que foi uma das maiores e mais importantes bibliotecas do mundo. Dizem que foi criada no começo do século III a.C. bem antes do menino Jesus nascer e abrigou mais de 700.000 papiros, o papel daquele tempo. Naquela biblioteca havia muitos registros importantes escritos por pessoas muito inteligentes, sendo assim considerada a maior fonte de conhecimento da época.

Inspirada na Biblioteca de Alexandria, a Comunidade Inkiri de Piracanga resolveu criar a nossa biblioteca! Isso foi há um ano. A Biblioteca de Piracanga também quer ser muito grande e querida por muitas pessoas. Ela começou muito depois do nascimento de Jesus, é verdade, mas ela quer crescer tanto quanto puder.

Havia uma lei em Alexandria que dizia que quem visitasse a cidade deveria doar obras da melhor literatura que tivesse à sua disposição. Assim, todos contribuíam e compartilhavam os livros de que mais gostavam. O objetivo era que a Biblioteca de Alexandria tivesse “os livros de todos os povos da terra”.

FNC_2701

Conta-se que havia na entrada de Alexandria uma placa com os dizeres: “Aqui, cura-se a alma”. Piracanga não precisa de uma placa como essa, porque aqui a alma é curada com Amor e agora também com livros.

Piracanga não faz leis, mas nosso sonho é que todos que venham até aqui possam doar dois livros de que gostam muito para encher as estantes com aquilo que foi importante para cada um! Portanto, se você está para chegar ou voltar a Piracanga, este convite é para você!!!

Você sabia que a palavra biblioteca é de origem grega e um dos seus significados é “cofre de livros”? Aqui em Piracanga, nossa biblioteca armazena livros, é verdade, mas não é nem de longe um cofre! Ela é aberta para todos, seja você uma criança, um jovem ou um adulto.

Leia a carta da nossa fundadora e líder da Comunidade Inkiri, Angelina Ataíde, sobre a Biblioteca de Piracanga:

Queridos amigos de Piracanga,

Estou muito feliz de termos conseguido criar uma biblioteca em Piracanga inspirada na Biblioteca de Alexandria. Quando, no ano passado, estive visitando a Biblioteca de Alexandria, fiquei muito impressionada com sua história e a sabedoria contida em suas páginas permeadas pelo tempo. Aí, veio um desejo da minha alma de criar o mesmo em Piracanga, uma biblioteca de todos para todos, com acesso livre, e que a única lei seja a de autorresponsabilidade, respeito pelos livros e amor à sabedoria! Convido a todos os amigos de Piracanga a contribuir e participar na criação desta biblioteca que já está abrindo portas no coração de tantas crianças que passam por Piracanga, e passam momentos mágicos entre as páginas de livros doados por almas generosas, onde a criatividade e a imaginação são ativadas em cada um! Agradeço muito a todos, principalmente à Priscila da ‘Hora da Leitura’, que foi a primeira a contribuir e a me ajudar a criar a biblioteca. Infinitos agradecimentos por cada livro que doaram pois a magia dos livros está viva nesse cantinho mágico onde se guardam tantas memorias e saberes, esse cantinho onde podemos sonhar e descansar da intensidade da vida !

Angelina

FNC_2706

FNC_2697


3 comments to “Biblioteca de Alexandria… Biblioteca de Piracanga!

  1. Parabéns!!!Uma boa leitura faz bem pra alma!!!
    Gostaria de saber quais tipos de livros podem ser doados…
    Muito grata .

  2. Parabéns pela iniciativa da biblioteca, sou uma amante de livros e sei como faz bem, transforma a alma e nos leva a conhecimentos e lugares nunca antes imaginados!???????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *