Sujar as mãos de terra, jogar com os amigos, dar um mergulho no rio, caminhar na mata ou fazer uma fogueira. Parece tudo uma grande brincadeira, mas essas atividades vão muito além disso. Elas integram uma série de experiências de conexão profunda que brotou em Inkiri Piracanga. Esse verdadeiro processo de aprendizagem com significado floresceu com um olhar focado no desenvolvimento holístico e ecológico por meio do programa de imersão Guardiões da Terra. Essa é uma nova porta que está aberta para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos poderem viver uma período de transformações e aprendizados aqui em Inkiri Piracanga.

Para os educadores Fred Behrends e Beatriz Badenes Portas, organizadores do programa, o caminho está sustentado na possibilidade de valorização da primeira infância e de conectar os participantes a um processo de aprendizagem através da experiência de vida e do contato com a natureza.

“Não adianta aprender algo que não vivi. Por isso, pensamos em práticas por meio de projetos e vivências, tendo uma visão integral da criança e de toda a sua experiência”, diz Fred.

“O que eu acho lindo é a possibilidade de gerar uma via de mão dupla. Primeiro, da natureza para a criança, com como utilizar esses recursos naturais para a criança aprender, experienciar e realmente se enriquecer de informações e autoconhecimento. E da criança para a natureza, fazendo com que essa proximidade permita que a criança cuide da natureza e crie um laço de afeto”, explica Bia.

As atividades do programa de imersão são elaboradas com um sentimento de integração a partir de quatro corpos e de quatro elementos – corpos físico, mental, emocional e espiritual; e terra, fogo, água e ar.

Além de diversas atividades específicas do programa, pela manhã, as crianças e adolescentes terão a experiência na Escola Inkiri.

Conheça a Escola Inkiri

A experiência de sentir-se parte de algo maior

Na jornada do Guardiões da Terra, os corpos físicos e os elementos estão diretamente relacionados. “O objetivo é sair da experiência antropocêntrica para a ecocêntrica”, afirma Fred. “É colocar as crianças e jovens em uma jornada onde vão se sentir parte de algo maior, vão se sentir natureza e despertar uma visão mais crítica sobre a vida. Para isso, as atividades incorporam os elementos e os corpos a que se referem”, completa.

O corpo físico, com a Terra. “As crianças vivem uma imersão no elemento terra, conhecendo quais são suas simbologias e vivendo a questão do corpo físico mesmo. Assim, na parte mais prática, as crianças e jovens têm contato com o plantio, com a bioconstrução”, exemplifica Fred.

No elemento Ar, as crianças e jovens passam para um momento mais mental através de jogos cooperativos, atividades lógicas e econômicas, como uma feira de trocas, por exemplo. Depois a viagem passa para o elemento Água, que é o lado mais emocional, com atividades no rio e também com a Plante! – projeto de Inkiri Piracanga que atua com a sensibilização em relação aos cuidados com as águas.

“Movendo as águas de fora, estamos mexendo com as nossas emoções, nossas águas internas. Qual é a relação quem temos com esse elemento que representa 70% do nosso corpo e também de 70% do planeta?”, diz Fred.
Último elemento, o Fogo está relacionado ao corpo espiritual. “Neste momento, as crianças e jovens passam por uma experiência de despertar da consciência energética e têm vivências na mata, com caminhada e fogueira. Eles aprendem na prática como tudo é muito conectado e vivem uma experiência para recordar para sempre”, explica Bia.


Saiba mais sobre as próximas edições do programa

>> GUARDIÕES DA TERRA | AGOSTO A OUTUBRO


Comunidade Inkiri

Esse texto foi escrito pela Comunidade Inkiri Piracanga. Com mais de 20 projetos, nos dedicamos a transformar nossa relação com a natureza, educação, alimentação, artes e sociedade. Temos como princípios o autoconhecimento e a espiritualidade na prática. Isso inclui muito trabalho interior e na matéria. Situada na Ecovila Piracanga, na Bahia (Brasil), nossa comunidade atua para que a natureza de Amor e Verdade do Ser Humano possa ser manifestada, inspirando cerca de 2 mil visitantes que recebemos anualmente de várias partes do mundo. Saiba como nos visitar.


6 comments to “Uma experiência para os agentes de transformação do futuro

    1. Oi Maria, tudo bem?

      Olha, ainda estamos fechando os últimos detalhes, mas se quiser já deixar pré reservada na sua agenda, devemos ter uma mini temporada com a presença dele aqui entre os dias 14 e 22 de novembro.

      Em breve teremos mais informações.

      Com amor

  1. Olá amigos da Piracanga.
    Já fazem anos que sou maravilhado com o trabalho de vocês.
    Trabalharei para visitá-los esse ano ainda, saindo aqui de São Paulo.
    Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com a sra. Angelina Ataíde.
    Queremos trabalhar para fazer florescer no estado de SP o mais próximo possível da Capital uma comunidade semelhante que possibilite a cura com amor dos males urbanos.
    A escola de vocês e o exemplo que estabelece é uma inspiração para mim.
    Podemos conversar?

    Com amor.
    Otávio Costa

    1. Oi Otávio, que lindo seu sonho! Acreditamos que a melhor maneira de promover essa aproximação é nos fazendo uma vista. Sempre sugerimos que, se possível, essa visita se dê por meio de um curso, assim você sente e entende nossos pilares e como funcionam nossas dinâmicas de comunidade. Esperamoste ver por aqui em breve. Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *