A turma do Açaí do Mar: Larissa, Daiane, Mauricio, Zaida e Tião

Quem vive ou vem passar um tempo em Piracanga sabe que o Açaí do Mar é aquele point onde as conversas acontecem, a música toca e a comidinha boa mata a fome do meio das manhãs e tardes.

Neste mês, comemoramos a reinauguração do nosso ponto de encontro mais querido. Foram pouco mais de três semanas de reforma de ampliação para acomodar melhor os visitantes e também o pessoal que trabalha no Açaí do Mar, antigo Espaço Açaí.

“O que aconteceu foi que a gente sentiu que estava ficando muito pequeno e foi muito legal porque todos que trabalham aqui ajudaram bastante, recebi muito apoio e me sinto muito agradecida”, conta Zaida Sampayo, guardiã do projeto. A responsável pelo projeto de arquitetura foi uma ex-universitária, e o novo mural também foi feito por uma ex-uni. O Açaí é o local onde os universitários almoçam e também podem servir, tornando o espaço muito especial para os “unis”, como carinhosamente chamamos os participantes da Universidade Viva Inkiri aqui de Piracanga, projeto criado para os jovens de 18 a 28 anos.

MJA_7397
Mais espaço para quem trabalha…
FNC_5091
…e para quem frequenta!

“Até as mesas e alguns outros móveis foram feitos por ex-unis. É muito legal isso de que as pessoas que escolhem ficar em Piracanga depois de participar dos programas de imersão realmente se envolvem, continuam fazendo serviço, ajudando Piracanga”, diz Zaida.

Durante a obra, desafios foram vencidos e, no início de julho, uma noite de hambúrgueres veganos e música ao vivo acabou com a saudade dos frequentadores e deu início a uma nova fase, a nova temporada do Açaí do Mar!

Hambúrguer vegano do Açaí do Mar

A alimentação, aliás, é toda vegana e o Açaí funciona hoje em três turnos: no meio da manhã, no meio da tarde e à noite para eventos, filmes e celebrações. O cardápio da tarde, horário mais movimentado, tem sempre um salgado, um doce, um suco e o açaí sem xarope batido com banana.

MJA_7395

Uma breve história do Açaí do Mar
O Açaí foi criado há mais ou menos quatro anos. Um grupo de jovens se juntou porque tinham o sonho de criar um espaço de união das pessoas que moravam em Piracanga. A ideia era que todos tivessem um espaço para relaxar, para se integrar a até mesmo ter um espaço de convivência depois do trabalho.

No início, eles vendiam açaí, docinhos e salgados, tudo muito simples e muito no improviso. Ao longo dos anos, o projeto foi crescendo cada vez mais. A cozinha própria foi construída, foi feito um puxadinho de um lado, outro do outro. As vendas foram aumentando e cada vez mais, mais gente chegava. O Açaí acabou virando um ponto de integração não só para moradores, mas também para hóspedes e participantes de cursos e retiros.

Então vieram as festas! Como o Açaí sempre foi um projeto liderado e gerido por jovem, tudo o que acontece lá tem esse caráter de socialização: festas, aniversários, bandas ao vivo, noites de forró.

Nesta nova fase, o Açaí do Mar recebe não só os universitários, mas também está aberto para participantes da Escola de Serviço que queiram servir no espaço. A Escola da Natureza também está nesta integração, promovendo uma noite semanal de filmes e documentários ligados aos temas do cuidado com o planeta Terra.


3 comments to “Açaí do Mar, agora em nova temporada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *