Publicado originalmente em Damanhur Community Blog*

Viver em comunidade significa mais do que apenas compartilhar uma casa, um bairro ou uma aldeia. Aqui em Damanhur, definimos cinco pontos que indicam porque viver em comunidade tem resultados poderosos em nosso crescimento pessoal e bem-estar.

1 – CONEXÕES PROFUNDAS

Viver com outras pessoas significa tocar-se em um nível profundo. Há uma sabedoria antiga em participar de ambientes de comunidades onde compartilhamos nossas necessidades mais profundas, tristezas e alegrias uns com os outros. Isso cria automaticamente um espaço para emoções que podem ser expressas, liberadas e transformadas. Quando vivemos juntos nos tornamos próximos uns dos outros e, assim, compartilhamos a felicidade e a dor uns dos outros. Os laços que podem ser encontrados em uma comunidade são de profunda amizade e família, e o cultivo dessas conexões é benéfico tanto para o nosso bem-estar físico quanto para o fisiológico.

2 – VALORES COMPARTILHADOS

Quando você decide criar ou participar de uma comunidade, é provável que você encontre pessoas com as quais compartilha as mesmas ideias sobre a vida. Estar perto de pessoas que compartilham seus valores é um grande conforto! Também os cientistas sociais e os teóricos políticos afirmam frequentemente que os valores partilhados criam grupos fortes com fundamentos de confiança e solidariedade.

3 – AJUDA MÚTUA PARA SE TORNAR CADA VEZ MELHOR

Cercar-se de outras pessoas pode ajudá-lo a descobrir seus talentos e seus limites. Os outros são poderosos refletores de padrões comportamentais, espelhando o que você prefere não ver em si mesmo e, assim, pode ajudá-lo a crescer e transformar seus limites. Ao mesmo tempo, eles também estão lá para ajudar e apoiar você quando precisar. Seja mudando o estilo de vida, fortalecendo sua autoimagem ou indo atrás de sua paixão, você sempre tem pessoas que terão prazer em ajudá-lo ou motivá-lo a fazer!

4 – O PODER DOS PROJETOS COMUNS

Criar projetos em conjunto com outras pessoas é mais divertido e mais eficaz do que fazê-lo sozinho. Quando colocamos nossas mãos e cérebros juntos e trabalhamos em direção a um objetivo comum, podemos literalmente fazer milagres. Em Damanhur, construímos os Templos da Humanidade, um templo subterrâneo com 9 salas, escavadas à mão em uma montanha. Chamado por muitos “A Oitava Maravilha do Mundo”, este projeto só foi possível graças ao fato de que todos na comunidade acreditavam nele e trabalhavam juntos para isso.

5 – APRENDA ALGO NOVO!

Viver com muitas pessoas lhe concede a possibilidade de aprender algo novo todos os dias. Quer seja no campo de trabalho, hobbies ou educação, quando convivemos, é impossível não compartilhar conhecimento e talentos entre si. Além disso, vivendo em uma comunidade internacional como Damanhur, você convive com pessoas de culturas e origens diferentes, o que traz muitas oportunidades para um enorme enriquecimento. Abre nossas mentes e nos permite ver a vida de diferentes pontos de vista.

*Veja a publicação original no Damanhur Community Blog

*Texto e imagens publicados originalmente no Damanhur Community Blog. Damanhur é uma federação internacional de comunidades intencionais situada na Itália. É uma comunidade parceira e um modelo inspirador para Inkiri Piracanga.

 


Quer viver uma experiência de vida em comunidade?

Clique aqui e conheça os os programas de imersão de Inkiri Piracanga 


2 comments to “5 razões pelas quais a vida em comunidade ajuda você a evoluir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *